Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

BROCAS E FRESAS

Atenção! Broca não é fresa, e fresa não é broca! Não existem brocas de cabeça, brocas espiga, ou brocas chapéu chinês. O que existe são fresas bola, fresas espiga, e fresas chapéu chinês. Não importa se isso é dito dessa forma há 300 anos, está incorreto! As coisas têm nomes específicos!

Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para perfurar furos cilíndricos (Wikipédia).

Fresas são ferramentas de corte rotativas, compostas por uma série de dentes e gumes, geralmente dispostos simetricamente em torno de um eixo. Os dentes e gumes, também chamados de "arestas de corte", removem e desbastam o material da peça bruta de maneira intermitente (arranque de apara), transformando-a em uma peça acabada, ou seja, com a forma e dimensões desejadas (Wikipédia).

As Brocas.




Brocas espirais são utilizadas para perfurar metais e outros materiais, como pérola, marfim e madeira.

Seu formato é sempre semelhante, variando apenas em espessura e comprimento. Algumas possuem um cabo reforçado de 2,35 mm, com a medida da ponta sendo a única diferença, como exemplificado na imagem abaixo. Geralmente, essas brocas são empregadas por protéticos e dentistas. Veja um modelo dessa broca na imagem abaixo.




As medidas mais comuns para brocas variam de 0,20mm a 2,0mm. Embora existam medidas maiores, em um ateliê seria desafiador utilizar brocas com diâmetro superior a 2,0mm.

Atualmente, tem sido difícil encontrar brocas de boa qualidade, pois mesmo marcas renomadas têm terceirizado seus produtos para a China ou passaram a utilizar aço de qualidade inferior. Essa estratégia, muitas vezes voltada para maximizar o lucro, tende a depreciar a qualidade dos produtos, embora as empresas raramente admitam essa mudança.

Uma sequência recomendada de brocas seria de 0,30mm até 2,0mm, seguindo uma progressão como 0,30mm/0,40mm/0,50mm/0,60mm... até 2,0mm.

As Fresas.


Fresas são empregadas para desgastar metal e outros materiais, apresentando diversos formatos como bola, espiga, chapéu chinês, cone invertido, entre outros. Sua base é padronizada, geralmente com 2,35 mm, variando apenas o formato na ponta ou cabeça. Essas ferramentas são essenciais para a ourivesaria, sendo recomendável, especialmente para iniciantes, possuir uma sequência de cada modelo, ou seja, pelo menos dez medidas de cada formato (espiga, bola, cone invertido, etc.).

Vamos começar pelo formato mais comum:

Fresa Bola comum.

Existem três opções de fresas em relação à abrasão: a fresa de aço duro, a fresa diamantada e a fresa de carbide.

A fresa comum feita em aço duro:

A fresa Carbide feita em aço especial super duro.

A fresa diamantada feita de pó de diamante.

Fresa Espiga em minha opinião é o segundo formato mais usado. 

Fresa espiga de aço



 Fresa espiga tem a opção diamantada:



Fresa Cone Invertido é a que menos uso, mas isso varia de profissional para outro.



Cone invertido na opção diamantada:


Chapéu Chinês  ótima para a cravação de pedras, porém essa eu acredito não a opção diamantada.

 


Abaixo a fresa Copo; ótima para arredondar as pontas de garras.




Esses são, em essência, os formatos mais comuns utilizados na ourivesaria, sendo ferramentas de custo acessível que devem ser conservadas em óleo para garantir uma vida útil prolongada.

Em relação às marcas, eu recomendo a Antílope. Além disso, a Diloy é uma opção com qualidade mais mediana, enquanto para aqueles com um orçamento mais elevado, marcas de ponta como Komet e Bush podem ser consideradas.

Quer conhecer outros acessórios?  baixe seu PDF aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.