Pular para o conteúdo principal

Enquartação/Enquartamento- Purificação de ouro usando ácido Nítrico.


Atenção: Esses produtos são perigosos, não os manuseie sem os EPIs.
  • -Luvas de borracha.
  • -Respirador com filtros apropriados para gases ácidos (filtro químico na cor amarela).
  • -Óculos de proteção fechados.
  • -Avental plástico. De preferência, use uma camisa de manga comprida com o avental.

Se não tiver uma capela com exaustor, procure um lugar arejado (um sítio, uma chácara), sempre longe de animais domésticos, crianças e vizinhos.






"Enquartamento"
O nome provém do ato de ligar uma parte de ouro baixo ou ouro ressecado com mais três partes de cobre.

Liga-se uma parte de ouro para três partes de cobre, funde-se o ouro e divide-se o cobre em três montes, acrescentando um a um junto a esse ouro já líquido. Assim, a mistura fica homogênea.


Quantidade de ácido:

Coloca-se quatro vezes a quantidade de metal.

Exemplo: 40 gramas de metal ligado (ouro e três partes de cobre) = 160 ml de ácido nítrico.

Lamina-se o metal bem fino e dobra-se tipo sanfona ao invés de cortá-lo.





Tente dobrar dessa forma abaixo e encaixe no fundo do vidro ou Becker.




Dessa forma, o metal terá mais contato com o ácido, já que se você simplesmente sobrepor as chapas uma sobre a outra, o ácido vai atacar a superfície, e assim o processo vai demorar. Como diz o professor Goulart do Garimpo Urbano, que foi uma das fontes dessa postagem, é mais fácil queimar um livro folha a folha do que tentar queimá-lo inteiro.

Use um Becker ou um recipiente de vidro de 2 litros. Lembrando que deve-se usar um aquecedor elétrico. Pode-se recorrer ao banho-maria ou a uma cafeteira elétrica, como esta das fotos abaixo.

Acrescenta-se o ácido frio sobre o metal; nesse ponto inicial, tudo estará frio, sem aquecimento, e se não houver a reação espontânea, coloca-se 2% de álcool. Mesmo que o ácido reaja, após ele cessar essa primeira reação, acrescenta-se mais álcool para reativá-lo.

Exemplo: 3,2 ml de álcool para 160 ml de ácido (no caso, 2%).


Esse pano na boca do vidro está embebido em amoníaco; isso ajuda a eliminar a fumaça venenosa Oxi-Nítrica. Coloque para aquecer numa cafeteira ou banho-maria, e após a reação parar, adicione 160 ml de água quente (mesma quantidade de ácido). Aguarde 10 minutos para, em seguida, dispensar esse ácido num filtro tipo Melita, preservando o metal dentro do vidro.


Após esfriar, repita o processo (quantas vezes achar necessário) até que a água saia límpida, garantindo assim um metal com alta pureza.

Atenção! Quando repetir o processo, coloque o ácido sobre o metal, sendo que o recipiente de vidro ou Becker deve estar frio. Só depois da reação, a cafeteira será religada para aquecer novamente esse recipiente. Jamais jogue o ácido frio sobre o recipiente aquecido, pois ocorrerá um choque térmico, podendo estourar o vidro e resultar na perda do material.

O "barro" marrom claro contido no fundo do vidro é o ouro puro ou quase puro. Eu lavo bem esse "barro" e, após isso, coloco álcool absoluto e retorno o vidro à cafeteira para secá-lo, facilitando assim o manuseio. Acrescento bórax comum ou, de preferência, o bórax anidro para fundir, pois o bórax anidro não se expande com o fogo, evitando que o ouro caia fora do cadinho e evitando perdas. 





Fontes: Professor Goulart cursos WhatsApp +55 41 99620-7316

https://www.youtube.com/@garimpourbano777


Livro- Purificar Metais Preciosos-Eduardo Sperb

https://www.amazon.com.br/Purificar-Metais-Preciosos-Sperb-Eduardo/dp/8589379426


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Botijão de gás P2 pequeno está proibido!

Os órgãos competentes (bombeiros, Inmetro) resolveram proibir a comercialização desses botijões menores (P2). O motivo é muito simples: são extremamente perigosos! Depois de um amigo do grupo de ourives mencionar que os mesmos não possuem válvula de segurança (essa válvula está presente nos botijões maiores como o P5 e o mais comum, o P13), fui buscar mais informações e realmente fiquei assustado com esse assunto, já que uso esses pequenos há três décadas. Há relatos de mortes e acidentes terríveis devido ao mau uso desses pequenos. Mas aí você pode alegar que, usando com cuidado, não haverá problemas. Você realmente quer arriscar? Além de não possuírem a tal válvula de segurança, outro dado me assustou: testes detectaram que esses botijões têm a parede muito mais fina que os outros botijões maiores e mesmo assim, quando são recarregados, recebem três vezes mais pressão do que o botijão grande. Ou seja, temos uma bomba ao nosso lado! Quanto aos que são comercializados, existe outro...

BANCADAS PARA OURIVES

A bancada do ourives pode ser tão simples e básica quanto a da foto acima, custando aproximadamente R$ 1.000,00. No entanto, muitos optam por fabricar sua própria bancada ou encomendá-la a um marceneiro, personalizando-a de acordo com suas preferências. No meu caso, escolhi restaurar uma antiga bancada, substituindo o tampo, e em seguida, encomendei gavetas e um painel de ferramentas. Acredito que seja mais prático ter as ferramentas sempre à mão. Vale ressaltar que minha bancada é ampla, como mostra a foto abaixo, com medidas de 1,30 m x 0,60 m. Isso permite acomodar a maioria das ferramentas utilizadas durante o trabalho na própria bancada. Em comparação, as bancadas compradas prontas geralmente possuem dimensões de 1,00 m x 50 cm. Vou compartilhar fotos de diversas e belíssimas bancadas que consegui encontrar ao navegar pela internet. *Imagem retirada do site Rio Grande Tools *Imagem retirada do site  Rio Grande Tools *Imagem retirada do site  Rio Grande Tool...

Cálculo pra reproduzir uma peça feita em metais não nobres ou cera para ouro e prata.

Quando quiser saber quanto pesaria um peça em prata, latão ou cobre para fazê-la em ouro ou mesmo uma peça de latão ou cobre para fazê-la em prata, use os cálculos abaixo: Calcular prata para ouro    Calcular latão para ouro Calcular cobre para ouro Calcular latão para prata Calcular cobre para prata Calcular peso da cera para prata, ouro, cobre e latão. Para você que é leigo no assunto, entenda que quando me refiro à cera, quero dizer um protótipo de cera que passará pelo processo de fundição de cera perdida e se transformará em uma joia ou uma peça de metal não nobre para posteriormente passar pelo processo de folheação em ouro ou outros tipos de banhos galvânicos.