Obrigado pela visita!

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Bórax, Salitre , Ácido Bórico, Enxofre e Bicarbonato de Sódio.

 bórax (Na2B4O7·10H2O), é um também conhecido como Borato de sódio ou Tetraborato de sódio é um mineral alcalino derivado da mistura de um sal hidratado de sódio e ácido bórico (wikipédia)


Na ourivesaria, o Bórax desempenha a função termoquímica e também de limpeza. Durante a fundição, ele dissolve os óxidos metálicos presentes na superfície dos metais.

O Bórax também tem o nome comercial de trincal.

Na realidade, o bórax é o elemento de sacrifício. Durante a fundição, ele atua como auxiliar fundente e retira os óxidos. Assim, enquanto o bórax é atacado pelo oxigênio, acaba poupando o metal. Se não houvesse o bórax, o metal sofreria perdas.

Toda vez que for realizar uma fundição, é obrigatório colocar o bórax sobre o metal. Quando o cadinho for novo, é necessário vitrificá-lo antes de usar para fazer alguma fundição.





O bórax mais usado é o hidratado (deca hidratado), e a expansão que ocorre com ele é devido ao fato de que, quando submetido ao fogo, a tendência natural é que ele libere a água primeiro antes de derreter. Ao contrário do bórax deca hidratado, o  Bórax Anidro não sofre essa expansão, pois não contém a hidratação. O inconveniente é que o bórax anidro costuma ser mais caro do que o bórax comum.

O salitre do Chile, ou nitrato de potássio, é um elemento químico utilizado para limpar o ouro de possíveis impurezas que o tornam quebradiço durante o processo de laminação. Durante a fundição, ele é adicionado junto com o bórax para fortalecer o ouro quebradiço.

A título de curiosidade, o nitrato de sódio também é conhecido como salitre do Chile. O nitrato de sódio passa por uma reação química com o cloreto de potássio e se transforma posteriormente em nitrato de potássio, mas o que interessa aqui é o nitrato de potássio.

Geralmente, ele é encontrado em formato de bolinhas de sal, mas também pode ter formato de sal comum. Pode ser branco ou rosado.


O Enxofre é outro elemento químico usado na joalheria, a princípio ele compõe o famoso e fedorento Fígado de Enxofre ou simplesmente oxidante de prata; outro uso do enxofre é no caso do ouro estar um pouco baixo, sendo possível usar o enxofre enquanto se faz a fundição desse ouro, em teoria ele limparia o metal elevando seu teor e acredito que o enxofre acabe elevando o ponto de fusão do ouro eliminando os outros metais compostos na liga desse ouro causando sua perda por evaporação (queima).


Lembrando que o cheiro dessa fundição será insuportável.

O Ácido Bórico é um composto químico, também em forma de sal, utilizado misturado a álcool gel ou mesmo aos fluxos de solda para proteger pedras ou joias que possuam trabalho de buril, fosqueado ou jato de areia. Sua ação é isolar essas partes, criando uma camada protetora durante o aquecimento, garantindo que as áreas trabalhadas não percam o brilho, o fosqueado e nem mudem de cor. Outra característica do ácido bórico é que ele possui ação agregadora na hora de fundir o pó de ouro, juntando microbolinhas que se formam, assim como o bicarbonato de sódio, que também possui essa característica..

O Bicarbonato de Sódio é outro elemento químico em forma de sal usado na bancada, misturado à água, o mesmo vai servir para neutralizar a ação do sal branqueador ou do ácido usado pelo ourives para decapagem, além da função agregadora como já citei acima.
Esses são alguns químicos usados na ourivesaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.