Obrigado pela visita!

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Começando na ourivesaria- Aula 3/Máquinas


Conhecendo rapidamente e sem entrar em muitos detalhes...
A-Laminador para ourives
A principal máquina da oficina de ourives é o laminador e embora pareça que é uma máquina cara, pelo benefício e pela importância do mesmo ele acaba sendo o melhor investimento.
Não se preocupe com as medidas das canaletas, com a configuração, peço o modelo padrão.
Eu recomendo um laminador apenas de chapa e fio e se possível com redução (caso opte por um laminador manual). Se quiser mais detalhes sobre o laminador acesse aqui. Nas postagens haverá palavras em azul ou outras cores, esses são links seguros que abrirão outras postagens aqui no blog ou então externamente.
1-Laminador sem redução com ótima qualidade- Esse abaixo é um laminador fabricado pela Fornitura Virtual, ele possui os rolos em várias configurações. Essa é uma máquina com excelente procedência, feito com material de primeira, sendo que acompanhei a fabricação do mesmo enquanto trabalhava na Fornitura.

Abaixo o rolo com configuração mais comum, o tradicional chapa, fio e meia cana. Lembrando que essa adição das meias canas roubam espaço da chapa.

Abaixo o chapa e fio



Conselho: Não faça adaptações em laminadores manuais como, por exemplo, colocar motor, eles foram dimensionados e projetados para trabalho manual e não para suportar a tração de um motor.

Outras opções seria a versão elétrica, porém para o iniciante fica difícil investir numa máquina assim. 

B- Motor de Chicote ou Motor de Suspensão

Esse motor trabalha suspenso preso na bancada e serve para furar, lixar, gravar, desgastar e polir. É essencial ao ourives. Existem diversas marcas sendo os mais populares os das marcas Beltec, Microtek e o excelente MF. Lembrando que o motor não vem com escovas, fresas ou brocas, essas serão compradas a parte conforme a necessidade for aparecendo.


Motor de chicote é obrigatório no atelier.

C- Politriz 

Embora no começo seja possível polir com o motor de chicote é interessante assim que possível adquirir um motor de polimento, esse motor na sua forma mais simples seria o motor e as ponteiras cônicas. 

E atenção! Escovas e pastas são os insumos usados na politriz e são comprados a parte, na nossa lista tem os nomes e definições de cada uma.

Eu recomendo o motor Nevoni.

Se quiser saber mais sobre politriz acesse aqui.
Existem várias máquinas utilizadas num ateliê, mas para o iniciante isso não vai ter importância nesse momento.
Essas seriam as três máquinas obrigatórias no início, salvo se você tiver alguém que possa te fornecer material pronto como fio e chapa (prata) vai poder adiar a compra do laminador..

D-Alargador de alianças. 
Outra máquina essencial é o aumentador, alargador ou máquina de aumentar alianças; essa não precisa ser comprada no início, mas é indispensável no decorrer do aprendizado.


Essas seriam as máquinas mais "pesadas" no ínicio, porém são essenciais para um bom funcionamento do atelier.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.