Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

LAMINADOR PARA OURIVES



O laminador é a máquina indispensável e essencial para o ourives. Pode ser manual ou elétrico, e seus cilindros podem ter várias configurações.
Pode ser apenas chapa:

Pode conter chapa e canaletas quadradas (fios quadrados):

Pode conter apenas canaletas meia cana:


Pode ser com canaletas meia-canas anatômicas:

Também pode ser misto com todas essas configurações:
Pode conter canaletas com desenhos:
Lembrando que existe a canaleta trapezoidal, esse menos comum:

Obviamente, o profissional terá que ter vários laminadores para possuir todas essas canaletas. Não necessariamente é óbvio. A princípio, um laminador misto chapa, fio e meia cana está de bom tamanho. Ou, se possível, um para chapa e fio, e outro com canaletas anatômicas e meia cana, como explico melhor abaixo. O laminador fabrica as chapas e os fios usados na confecção de uma joia, sendo, por isso, indispensável no atelier. Os laminadores podem ser manuais ou elétricos; estes últimos facilitam o trabalho, já que não exigem esforço físico.


O laminador mais comum, geralmente a primeira escolha de um iniciante, é o de cilindro misto chapa, fio e meia-cana.

É importante mencionar que a chapa é de extrema importância. Quando se opta por um modelo com três perfis, perde-se um pedaço da chapa, pois as meias-canas vão ocupar uma parte da área útil da chapa. No entanto, isso depende da necessidade de cada um. Como eu já possuía um laminador manual exclusivo para meias-canas, optei por um laminador apenas de chapa e fio quadrado, ganhando assim um bom espaço de chapa, o que faz uma diferença absurda no dia a dia.

Se escolher um laminador assim, apenas para chapa e fio, esteja ciente de que precisará adquirir um laminador exclusivo para perfis de meia-cana ou anatômicas, podendo ser separadas ou juntas no mesmo laminador. Acho interessante dessa forma, pois tenho um laminador elétrico dedicado apenas a chapa e fio, com 150 mm e 80 mm somente para chapa.


O mesmo é complementado por esse pequeno e antigo Eletroauri manual:



Tenho também por um laminador anatômico manual, mais um laminador com desenhos, e ainda outro laminador com perfil anatômico alto, que está na foto abaixo:

 O laminador pode ser manual simples, como esses acima, ou então com redução, como esse abaixo. Este possui uma caixa de redução e, assim, diminui consideravelmente o esforço necessário.




:



 O laminador de gabinete é o mais comum entre os elétricos, como o meu LE 150 abaixo:
O LE 150 (rolos com 150 mm) é um laminador grande e robusto, mas acima dele existe o LE 180 (rolo com 180 mm) e até mesmo de 200mm ou maior.

Motorização de laminador manual

Muitos colegas têm o hábito de motorizar laminadores manuais, sejam comuns ou com redução; eu acho que se o laminador é seu, você pode fazer o que quiser com ele. No entanto, preciso alertar sobre alguns pontos:

  • Um laminador manual é projetado para suportar a tração de uma pessoa usando o esforço físico para executar a laminação. Por isso, os assentos do rolo são feitos apenas para suportar essa atividade manual, além de possuírem materiais que, apesar de terem qualidade, não são iguais aos assentos (assentos dos rolos) de um laminador elétrico, que é projetado para suportar 10 vezes mais o esforço de um laminador manual. Portanto, os materiais usados nesses assentos e nos cilindros são diferentes, pois o esforço e a resistência são distintos.

Se você usar um material que não foi feito para receber a tração de um motor, o que vai acontecer é que ele se desgastará após um tempo de uso, e os cilindros ficarão desalinhados e com folga.


Importante! Aproveitando a pergunta de um amigo do blog, devo alertá-los sobre uma condição importante ao comprarmos um laminador ou outra máquina de joalheria. Após o fechamento da compra, há um prazo de entrega para essas máquinas, a menos que o fabricante as tenha em estoque e possa enviá-las em dois ou três dias, o que geralmente não é o caso.

Uma vez fechado o negócio, a empresa inicia a fabricação dos cilindros de acordo com o pedido do cliente (no caso de laminadores), e em uma época normal, pode levar até trinta dias. Se a empresa estiver com muitos pedidos, esse prazo pode se estender, então estejam cientes disso para evitar frustrações posteriormente.

Para ilustrar, vou citar meu próprio exemplo: na compra do meu laminador elétrico, foram trinta e três dias para recebê-lo. O laminador manual levou trinta dias, um laminador anatômico de outra empresa demorou vinte e cinco dias, outros dois laminadores (meia-cana e com desenhos) também levaram uma média de trinta e poucos dias. Uma inclusora a vácuo (minha última compra) demorou 43 dias, pois o fabricante estava sobrecarregado. O erro deste último foi ter prometido vinte dias e ter demorado o dobro. Foi um lapso não ter passado essa informação, mas como um amigo perguntou sobre isso, achei oportuno esclarecer.

Boas compras! E sempre perguntem sobre o prazo ao fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.