Obrigado pela visita!

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Coração com contra argola oculta.


Esse pingente é bem básico e não requer muita técnica, porém alinhamento, simetria e acabamento fazem toda a diferença. Pra você caro iniciante um breve conselho e uma constatação que tenho feito ao longo de mais de quinze anos (quando finalmente foi possível ter acesso às redes sociais); vejo muitos ourives velhos de profissão que fazem joias com acabamento muito ruim. Também vejo novatos que em menos de um ano de bancada já estão cravando, burilando, e fazendo joias complexas, porém quando se observa mais atentamente o que se vê é uma joia mal feita, mal acabada e improvisada. Não tenho a intenção de magoar ninguém, mas como o intuito do blog é ensinar então uma crítica é melhor do que um elogio que muitas vezes não é sincero. Eu mesmo tenho muitas falhas e jamais vou atingir a perfeição ou nível de conhecimento de alguns artistas, mas entenda que o aprendizado é longo e exige muita dedicação e principalmente calma.
Eu jamais vou chamar a atenção de algum amigo em grupos ou mesmo no privado (a não ser que me perguntem), isso é muito ruim e tal prática é muito corriqueira. Ver um mestre criticando a joia de outro colega já é chato, mas é muito pior ver um iniciante (aprendiz dinâmico) criticar outro colega muitas vezes mais experiente sobre algum defeito de acabamento na joia que esse postou (já vi muito isso); totalmente desnecessário e até humilhante pra quem postou.
Essa crítica é genérica e não está endereçada a ninguém especificamente (estamos numa época que as pessoas estão muito sensíveis então é bom explicar)

Voltando ao pingente coração: Esse coração pesou dois gramas e a intenção é mostrar como faço a alça com a contra argola escondida. A joia ganha um refinamento muito interessante com essa alça apesar de ser algo bem singelo.
As fotos já são quase autoexplicativas, mas vamos lá:
O processo inicial é o óbvio, fundir o ouro e formar uma chapa reta e numa medida maior que o desenho.
Eu uso cola escolar pra esse tipo de trabalho, acho melhor que cola instantânea.

Depois que a cola secou o próximo passo é serrar. Pra esse pingente eu usei a serra 3/0, pois a chapa tem 0,50mm de espessura.

Após isso e com o desenho preservado usam-se algumas limas como Barrete e Triângulo para alinhar bem os contornos, eu tenho deficiência nessa parte e não sou muito bom com serras.


Após isso se usa as lixas 280 e 400 para tirar as marcas da limagem. Sem deformar o alinhamento do coração.
Eu uso essa madeirinha recortada de um piso de madeira para lixar peças retas, um pedaço de vidro num formato quadrado ou redondo também é excelente.


Eu lixo usando movimentos de vai e vem e também movimentos circulares no sentido horário e anti-horário. A sequência de lixas usando numeração crescente é um dos segredos de um bom acabamento. A politriz não é para tirar riscos profundos e se forçar demais as próprias escovas vão deformar as peças.












Repetindo o mesmo processo de lixar começando pela mais grossa e usando outras mais finas numa sequencia crescente ( ex: 280/400/600/1200).
A contra argola será soldada no meio do coração, tomando cuidado pra não entupir de solda e tampar o buraquinho entre a contra argola e o coração. Esse detalhe faz toda diferença no acabamento e design da joia.
Uma dica importantissima é soldar a emenda dessa argola. Usa-se uma solda forte!
Geralmente o profissional deixa essa emenda virada pra um dos lados do coração, pois já que será soldada, a soldagem irá tampar essa emenda, mas o risco da solda escorrer pra cima do coração e criar um poro nessa emenda é grande.
Para as duas soldas que prenderão a contra argola no coração se usa solda média. A solda feita na emenda não sofrerá alteração, pois sendo forte tem a fusão mais alta.
Usa-se pouca solda, não há necessidade de criar uma bola de solda e ter que ficar limando e estragando a peça.

Na foto abaixo o detalhe das duas soldas e ainda não ficou 100%.
Para a alça usa-se uma chapa (ao seu gosto e conforme a sua necessidade quanto a comprimento, largura e espessura).
Com o compasso de aço riscam-se duas linhas paralelas, a medida será a mesmo do diâmetro do centro da contra argola ou pouco maior já que será limada e lixada. O comprimento dessas duas linhas será de 40% do tamanho total da chapinha.
Serra-se ou corta-se a deixando assim:
Nesse ponto lixa-se um lado apenas. Esse lado ficará no lado interno da alça. Seria interessante polir esse lado para garantir um excelente acabamento interno, também é importante carimbar o 750 antes lixar e polir; obviamente se esse lado será a parte interna, vamos carimbar o outro lado que receberá acabamento mais tarde.
Pra formar a alça segue-se a sequência abaixo:

Nesse ponto é interessante encaixar o pingente pra ver se a contra argola está oculta, subindo ou descendo essa parte fina conforme a necessidade.


Após acertar a altura e arredondar a base da alça, solda-se  no ponto onde está o fluxo de solda (foto abaixo).
Após branquear no ácido e lixar a alça externamente, usa-se um barbante com massa jacaré e outro com rouge para polir a alça internamente. Uso barbante de artesanato.


Após o polimento final na politriz uma simples, porém belíssima joia. A cor do coração (abaixo) está meio esbranquiçada, pois o piso da parede é branco.


7 comentários:

  1. parabens Angelo,só vc mesmo para usar seu tempo para ensinar.Esta muito certo.

    ResponderExcluir
  2. Ângelo, você me descreveu no início do texto! Eu sou aquele novato (tenho um ano de aprendizado) que adora fazer peças complexas, mas que terminam com um acabamento ruim. Ainda tenho muito o que aprender. Acredito que uma das minhas maiores dificuldades ainda seja serrar com a serra em 90° certinho - as formas que tento fazer com chapas mais grossas acabam saindo certas de um lado mas meio tortas do outro, porque não foram serradas perpendicularmente.
    Eu tenho aquele livro que você gosta, o "Jóias - os segredos da técnica" do Carlos Salem, e estou pensando em fazer todas as joias que ele mostra o passo-a-passo no livro, na ordem em que ele mostra, como se fosse um "cronograma de estudos", para ver se reaprendo as coisas mais simples e evoluo mais, antes de me arriscar de novo com jóias mais complexas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael tudo bem! Serrar bem leva tempo mesmo, mas vc chega lá. Continue firme!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.