Obrigado pela visita!

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Brinco Bola Oco.

O brinco bola oco é uma joia simples e largamente usada desde sempre. Essa joia simples e possivelmente a primeira lembrança de muitas mulheres que quando bebês ou então na condição de mamães, tiveram seu primeiro contato com esse brinco tão tradicional. Geralmente essa joia é manufaturada de forma mecânica, ou seja, é feita por máquinas. No meu caso, eu fiz essa joia a pedido de uma cliente que queria um brinco mais robusto que os feitos por fábricas.
Essa postagem não será um tutorial, pois como meu tempo era curto não consegui fazer mais fotos e assim deixar o passo a passo mais completo e de fácil entendimento. Porém, existem dicas importantes e podem ajudar, numa próxima oportunidade eu faço um tutorial mais completo.
No meu caso eu tenho essa ferramenta mágica chamada cortador de discos que favorece e adianta o trabalho. Caso não tivesse essa ferramenta eu recortaria os quatro discos serrando e limando.
Cortados os quatro discos na espessura de 0,90mm vou formar as meia bolas com a ajuda do Dado Bola.

Nesse caso a bola final será de 9 mm, então usa-se o cálculo do PI; 9 x 3,1416= 28,2744, sendo que cada meia bola terá a metade desse valor que será de 14,13 ou 1,4cm.


Acho importantíssimo salientar que se não fosse esse Dado Bola atualizado com mais opções de meia bola eu teria mais dificuldades pra executar esse trabalho. Se você ainda não tem o dado quando for comprar opte por esse e vai perceber toda a diferença na hora de formar as meia bolas. Quer saber mais sobre essa ferramenta clique aqui!

Como já citei antes, eu não consegui tirar todas as fotos necessárias para detalhar com mais precisão, mas recomendo o meu caro amigo Gelson Silva  tem um vídeo bem explicativo e pode complementar essa postagem.
Infelizmente é muito difícil ensinar a bater o punção bola de forma correta exceto se fosse de forma presencial, existe toda uma peripécia manual. Trocando em miúdos eu posso dizer o óbvio, escolha a meia bola no dado onde cabe a placa que foi recortada e vai-se batendo e formando a meia bola. Não bata o punção apenas em pé, vá girando e rebatendo num angulo de 45 graus na volta inteira (vou fazer um video mais detalhado sobre isso).
Nesse ponto (foto abaixo) as meia bolas estão com 4,60 mm de largura e 4,60 mm de altura.
Lembrando que as bolas tem que chegar a 4,60 mm já com as abas lixadas, essa aba tem que ser simétrica e sem defeitos pra solda que irá uní-las ficar perfeita.

 Com uma pinça de pressão "leve" que não aperte muito, a solda será feita. A junção das partes tem que estar perfeitamente simétricas e unidas sem nenhum vão. Um detalhe importantíssimo, antes de unir as partes fure o centro de uma meia bola, isso vai permitir que o ar saia por esse furo e não cause poros nessa junção. Use uma solda forte nessa junção.
 No furo feito para o escape do ar, coloca-se o pé (pino) do brinco. Use uma solda média para soldar o pino. No meu caso foi um pino com rosca. Vou fazer um tuto sobre fazer rosca em pinos e tarraxas.
 Após lixar e ajustar as tarraxas o brinco vai para o polimento final.

Esse saiu pesadão com 3,6 gramas a pedido da cliente. 

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.