Obrigado pela visita!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GOMA LACA INDIANA.


A goma laca é uma resina produzida por um inseto chamado Kerria lacca. Este inseto é encontrado principalmente em árvores como o espinheiro na Índia, Tailândia e outros países do sudeste asiático. A goma laca é produzida quando a fêmea do inseto secreta uma substância resinosa para proteger seus ovos. Esta resina, após processamento, é utilizada em diversas aplicações, como revestimento de madeira, produção de tintas, vernizes, e até mesmo na fabricação de produtos alimentícios e farmacêuticos. A goma laca é conhecida por sua capacidade de proporcionar um acabamento brilhante e durável, sendo uma escolha popular na indústria de acabamentos e conservação de madeira.



Num atelier é usada como auxiliar de fundição e serve para colar anéis, brincos ou qualquer outra joia numa base  para assim facilitar a cravação de pedras ou desenho com buril. Seu aspecto é parecido com uma asa de barata.













Normalmente, utiliza-se um pedaço de madeira, como um cabo de vassoura cortado em um tamanho de aproximadamente 15 cm. Na ponta dessa madeira, a goma laca é aplicada e derretida com a ajuda de uma lamparina, gradualmente aderindo à extremidade da madeira. Ao ser aquecida, a goma laca se torna pastosa e aderente, possibilitando a moldagem de acordo com as necessidades da peça a ser trabalhada. Na foto, uma placa de prata está fixada à madeira com goma laca, e abaixo é possível ver a goma laca em seu estado natural.

6 comentários:

  1. Angelo!! Você sabe como faz quando compra a goma-laca? É só por numa vasilha e derreter? precisa de álcool ou outro liquido? E para soltar da joia depois, tem algum procuto que ajude a tirar aqueles pedacinhos que ficam mais grudados??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris tudo bem,contigo! como disse acima,vc pega um pedaço de cabo de vassoura,ou outra madeira,esquenta a ponta dessa madeira numa lamparina ou maçarico,é preferível a lamparina,mas tenha cuidado pra não queimar a madeira,esquenta um pouco e encosta na goma laca,vai grudar um pouco da goma na madeira,coloca novamente a ponta da madeira sobre o fogo e lembre-se,sempre fazendo movimentos circulares com a madeira,para que o fogo não queime a madeira e principalmente a goma,ela vai amolecendo , novamente mergulhe na goma seca,vai grudar mais goma seca na ponta da madeira onde está a mesma já derretida,junte a quantidade que achar necessária para executar seu trabalho.Lembre-se que terá que grudar a jóia na goma quente,use a pinça para ir moldando a goma quente sobre a jóia.Pra tirar a goma da peça,vai usar alcool de posto,ou seja,vai esquentar a goma novamente e com cuidado vai puxando a jóia,depois que ela se soltar, vc coloca a jóia suja de goma no alcool e espera ela dissolver a goma.Essa madeira vc guarda para usar outras vezes,não achei nenhum vídeo onde aparece esse processo infelizmente

      Excluir
    2. Angelo muito obrigada por explicar! Entendi bem, já utilizei no curso, mas como lá o cabo já ta com a laca, eu não sabia se tinha alguma particularidade. A carência de informações no nosso ramo é enorme! Muito bom seu blog, tem coisas que só acho aqui! Vamos democratizar estas informações hehe! Vc tem face ou algum outro lugar que possamos conversar e trocar informações??

      Abraçoss

      Excluir
    3. Google + angelo ourives https://plus.google.com/109660410507938075457
      Angelo R. Santanna | Facebook

      Excluir
  2. Muito boa a dica valeu, agora eu ñ entendi bem e como tirar os resíduos da peça, o alcool usado é normal ou é algum outro especial?

    ResponderExcluir
  3. Álcool de posto Lucas,só deixar de molho no álcool.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.