Obrigado pela visita!

domingo, 31 de julho de 2022

Começando na ourivesaria- Aula 6/ Processos- Trefilação e afins

 

Trefilação/Trefilagem é um processo industrial que resulta na redução da seção transversal (largura) e no aumento correspondente no comprimento do material. Em outras palavras, é o processo de fabricação de um fio, onde, ao "puxarmos" o fio, este reduz sua espessura e muda de formato quadrado (na verdade, oitavado) para o formato redondo (no caso da fieira redonda), diminuindo seu diâmetro e aumentando seu comprimento.

Cada vez que fabrico um fio, meço o lingote quadrado recém-laminado, medindo-o em sua parte reta, como exemplificado abaixo:


Caso tenha dificuldades em medir com o paquimetro analógico devido ao Nônio, considere adquirir um paquímetro digital. Alternativamente, você pode acessar o YouTube, onde há centenas de vídeos explicativos sobre como usar esse instrumento.

Quando desejo obter um fio com 1,5 mm, busco criar o fio quadrado com uma espessura de 1,6 mm ou até maior. Isso garante que a conformação do fio alcance a elipse perfeita ao atingir a medida desejada de 1,5 mm.

Conforme demonstrado no vídeo, é essencial recozer o fio e aplicar cera de abelha durante todo o processo de trefilação. Essa cera atua como lubrificante, pois o fio tende a aquecer devido à fricção entre o metal nobre e o aço da fieira. Para reduzir esse aquecimento e prevenir possíveis travamentos do fio no orifício da fieira, utiliza-se o lubrificante, neste caso, a cera de abelha.


Outro lubrificante mais refinado e de excelente desempenho é o C20 do Atelier Carlos Oliveira. Além de ser utilizado para puxar o fio, também é eficaz na lubrificação de serras e brocas.


 


Existem vários tipos de fieiras e também diversos formatos e medidas.

Abaixo, um exemplo de como funciona mecanicamente a Trefilação:

Dessa forma, o fio é conformado e forçado a adquirir o formato redondo, caso seja uma fieira redonda, ou outro formato, caso a fieira seja meia cana, oval, quadrada, etc.

Outros formatos de fieira incluem:







As fieiras possuem escalas de medidas; se você vai comprar sua primeira fieira, a mesma deve ser a de formato redondo, sendo que você a encontra em medidas variadas conforme a procedência da mesma. Por exemplo:

Essa abaixo é a fieira nacional, formato redondo, e possui uma escala de 0,4 mm a 2 mm. É barata, mas com uma qualidade mediana.


 
Essa  fieira italiana, formato redondo, tem uma escala de 0,50 a 3 mm e possui uma boa qualidade.

Essa fieira chinesa , formato redondo, tem uma escala de 0,26 a 2,80 mm e apresenta uma qualidade um pouco duvidosa. Às vezes é boa, às vezes ruim, dependendo do lote ou do fabricante, o que seria impossível descobrir.



Essa abaixo é a maravilhosa fieira de vídia individual, formato redondo. Você escolhe a sequência de medidas que deseja; no entanto, é um item caro, como qualquer produto de qualidade superior.

Ela é montada num suporte e fica assim:



Essa abaixo é a excelente fieira suiça A&F , formato redondo, com uma escala de 0,26 mm a 2,80 mm; se você procura qualidade, essa é a fieira.



No vídeo, usamos uma fieira nacional formato redondo para charneira. Ela tem uma qualidade mediana, mas atende bem ao propósito, com uma escala de 2 mm a 9 mm.



Como foi citado no vídeo, as medidas dos fios e chapas são importantes, e gradualmente o iniciante vai tomando conhecimento dessas medidas. Lembrando que, no caso da charneira, você deve pegar a medida desejada e multiplicar pelo Pi (π) 3,1415.

Por exemplo: Quero um tubo de 2,5 mm, então faço 2,5 x 3,1415 = 7,85 mm. Então sabemos que a chapa retangular deve ter 7,6 mm de largura.

Lembrando que é essencial uma boa morsa número 3 ou 4; esta deve estar parafusada numa mesa bem travada para executar a trefilação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.