Obrigado pela visita!

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Jacaré Para Puxar Fio Trefile 80

O mestre Carlos Oliveira é um profissional daqueles que tem um lado de ourives e o outro lado de professor pardal. Não é raro os colegas inventarem ferramentas e gambiarras para facilitar o trabalho e esse meu amigo é um craque no assunto. Caprichoso e criativo como poucos, mestre Carlos já produz uma excelente linha de ferramentas e máquinas voltadas para a joalheria tradicional e também para uma das suas especialidades, a técnica Inlay, como podemos ver na parte central dos anéis abaixo;
Mas vamos deixar esse assunto para o futuro e vamos ao jacaré do mestre Carlos. O jacaré é uma espécie de guincho usado para aliviar o esforço na hora de trefilar (puxar fio), sendo que, existem máquinas com a tração feita por corrente, por cabo de aço e também por cinta, existe uma matéria sobre a máquina aqui.
Essa criação do mestre Carlos usa um guincho com cinta e um alicate de pressão para prender o fio, é compacto e deve ser fixado em cima de uma bancada; só posso dizer que a máquina é extremamente útil no dia a dia e ajuda imensamente a puxar fios grossos, esses que geralmente quase quebram a coluna vertebral do ourives se forem puxados à mão.
Abaixo eu deixo essa bela e indispensável máquina feita pelo caprichoso mestre Carlos Oliveira e também algumas fotos de suas felizes e descansadas clientes, talentosas joalheiras que não precisam mais sofrer pra trefilar os fios.

Lembrando que a máquina é unissex e a cor rosa é uma homenagem as meninas joalheiras ok. 



 Esse lindão abaixo é da Laura Consolmagno


Esse abaixo é da minha amiga Adriane Drigo em plena ação 






Em futuras postagens vou mostrar outras criações do talentoso mestre Carlos Oliveira.

4 comentários:

  1. Bom dia. Que adesivo é usado para essa técnica inlay?Estou interessada nessa técnica, mas não acho muita informação na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,eu nunca fiz mas vou perguntar a uns amigos e depois respondo ok!

      Excluir
    2. Raquel eu perguntei ao mestre Carlos e ele usa a Tek Bond,uma irmã da super bonder só que com mais volume e mais em conta e também a resina cristal em trabalhos maiores.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.