Obrigado pela visita!

sexta-feira, 19 de maio de 2017

REFORMANDO O AURIZINHO


Recebi este pequeno laminador de um grande amigo, Marco Catib, que me ajudou muito quando eu estava começando e tinha apenas 2 alicates, 1 tribulé pequeno e uma bancada velha. Lembro-me de quando fomos buscar o pequeno laminador de um protético que havia doado a máquina para o Catib e ele decidiu repassá-la para mim. Os cilindros eram lisos e faltava o manipulo central, então quando precisava usá-lo, tinha que girar as engrenagens de suspensão com as mãos. Mas isso não importava, pois para alguém que não tinha nada, esse pequeno laminador valia ouro.

Após um tempo, levei-o a um torneiro para fazer canaletas e também o manipulo central, mas depois de alguns meses de espera, descobri que o torneiro havia perdido os rolos. Fui obrigado a encontrar outro torneiro para fazer cilindros novos. É importante lembrar que naquela época, início dos anos 90, a internet ainda não era uma realidade no interior de São Paulo e as coisas eram difíceis.

Nesse meio tempo, ganhei uma grande quantidade de ferramentas de outro amigo, Ari, que fechou a loja e, como eu fazia consertos para ele, acabou me doando quase uma oficina completa. No meio dessas ferramentas veio outro laminador manual com os cilindros mistos (chapa/fio quadrado) e decidi pedir ao torneiro que fabricasse os cilindros com meia cana para o outro que teve os cilindros perdidos.

Depois de fabricados os cilindros, ainda tive que ir a outra cidade vizinha para conseguir fabricar o manipulo central e, após alguns dias, o pequeno laminador finalmente estava completo.

Hoje, graças a Deus, tenho muitos laminadores, mas jamais esquecerei ou deixarei de lado esse pequeno companheiro de pelo menos 25 anos, sabendo que ele já deve ter pelo menos uns 60 anos de estrada.

Decidi dar uma repaginada no pequeno laminador e compartilho as fotos abaixo:

  1. Comecei lixando os rolos e os perfis meia cana.



Passei na escova de aço para remover a ferrugem.



Escolhi uma nova cor para diferenciá-lo dos outros.


Começando a remontagem.


Pronto.



2 comentários:

  1. Muito bom mestre Angelo!ficou zero!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns irmão! Estou começando agora por hobbie e seu blog me inspira e ajuda bastante

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.