Obrigado pela visita!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MAÇARICOS PARA BANCADA E FUNDIÇÃO.

Os maçaricos usados na ourivesaria são de dois tipos, o maçarico comum que usa gás GLP e tem um sistema próprio (autônomo) de injeção de ar, assim como o sistema do fogão comum onde o ar tem um orifício de entrada, fazendo assim a oxigenação da chama  fornecendo a pressão e tornando-a azulada, quanto mais azul, mais forte será. Outro sistema é o que usa um outro elemento como auxiliar, estou falando do Oxigênio e também do ar comprimido.
Ambos tem a mesma função de ajudar a queima e também dar pressão na chama.
Vou começar pelo maçarico mais comum:
                           Maçarico Orca modelo 75
 O tradicional maçarico Orca é usado pra soldar e também para fundir pequenas quantidades de metal (ouro, prata, latão). Em quantidades maiores a fundição vai demorar muito além de superaquecer o maçarico diminuindo sua vida útil. 
Esse maçarico vem com três bicos: Fino, médio e grande.
Quanto ao botijão de gás; Até pouco tempo era comum usar o botijão P2 , porém esses pequenos foram proibidos pela falta de segurança. ou seja, eles não tem a válvula de segurança que está presente no P5 e no P13. Além do mais sua carcaça é extremamente fina e recebe muita pressão, até mais que os botijões maiores. Uma verdadeira bomba!
Abaixo o registro de rosca grossa pra botijão grande:

Abaixo a registro de rosca fina pra gás pequeno (hoje é proibido):

 Maçarico Ki Chama
Esse maçarico é um concorrente do excelente Orca, é mais barato e confesso que usei apenas uma vez.

Maçarico Orca modelo 81
Esse modelo da Orca funciona com gás GLP (botijão comum) e ar comprimido (compressor de ar). Era (ou é) muito usado em laboratórios de prótese dentária para fundir ligas mais fusíveis, Posso dizer que pra ouro amarelo e prata é uma opção mais barata que um kit de oxigênio, porém não tem a mesma eficiência. 
Maçarico Oxi/Glp(kit)
Eu recomendo o maçarico Record número 6 com extensão injetora 201. Extremamente eficiente para fundir metais e permite um melhor controle da chama, já o maçarico com a ponteira tipo misturador é mais "agressivo" e mais difícil de ajustar a chama. Antigamente esse maçarico vinha com duas ou três extensões (bicos). 
Abaixo a ponteira / extensão do tipo injetor MPS 201, usa-se a extensão número 6 ou 8 (tamanho do bico):




Tomem cuidado com esse kits prontos, pois podem vir com material inferior como manômetro, mangueiras  e maçarico. Geralmente os kits vem esse maçarico de solda acima. 
Mas esse maçarico é ruim? A resposta seria não! 
Porém o Record com extensão injetora é insuperável.

Maçaricos micro chama 
Esses maçaricos são excelentes pra soldar pela leveza e precisão. O melhor é o famoso  Little Torch, porém o original custa na faixa de 1,000 reais e a compra do mesmo deve ser feita numa fornitura de confiança. O motivo do cuidado é a réplica chinesa que custa 20% do valor do original e já vi sendo vendido por vendedores autônomos como original, obviamente num valor mais atrativo, ou seja, uma armadilha. Compre em lojas com CNPJ. 
O  Little Torch usa o sistema Oxigênio e GLP.
 A diferença mais importante entre o  Little Torch original e as réplicas é que o original possui um bico especial preparado para que a chama não oscile, não sei detalhes, mas ouvi dizer que seriam pedras de rubi (?).

Existem marcas nacionais com esse formato micro-chama, um deles é o Covobel na foto abaixo :
E também o Luma na foto abaixo


Esse abaixo, também um Covobel quebra o galho. Esse maçarico é vendido com muitos nomes, porém todos provavelmente tem a mesma origem (Asia).

Esse é meu e funciona muito bem com seus 4 bicos trocáveis. Também chamado popularmente de maçarico estrela.

Importante: Esses maçaricos agulha ou micro solda usam oxigênio e gás GLP (gás de cozinha). Assim como o maçarico grande usado pra fundir, então caso não possa comprar um kit para cada um (um para a fundição e outro para o micro chama), vai ter que adaptar o kit para 2 maçaricos.
O uso desses registros "Y" é o modo mais correto para adaptar o kit para dois maçaricos.

O uso de válvulas anti-chamas ou anti-retrocesso é obrigatório.

Fornitura Virtual  +55 17 98224-6900 (Flávio ou Bruna)

Veja essa postagem para saber mais detalhes da adaptação

4 comentários:

  1. Boa Tarde Angelo,
    Estive lendo suas publicações muito interessante e acho que pode me ajudar: tenho um maçarico orca para fundição que nunca consegui usar.Não sei qual o compressor compatível pois nem na fornitura nem na rua Florêncio de Abreu sabem indicar.Necessito de um compressor não muito grande para uso restrito de no máximo 100 grs de prata para ser utilizado na minha residência.não optei por ter um de oxigênio pois toda vez que fundo nele observo pequenas bolhas na superfície do metal, já tentei de todos os jeitos(chama grande, pequena, mais oxig. menos oxig.) e nunca fica perfeito como o lingote fundido no compressor.Será que vc tem alguma dica para me passar? fico no aguardo um retorno assim que possível. marilianmonteiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Marília tudo bem!nunca usei esse maçarico,mas tinha um amigo protético que usava,mas é simples te explicar:
    o compressor de ar tanto faz qual usar,apenas atente-se pra não comprar um muito pequeno pra acontecer de vc estar fundindo e o ar do reservatório acabar,além de te fornecer pouca pressão,vc vaí controlar esse ar comprimido com um registro ou manometro e no maçarico então não haverá maiores problemas,de repente vc vai precisar trocar as mangueiras pra prolonga-las,pois acho que a mangueira original não ultrapasse 1,5 m ou então trazer esse ar comprimido pra sua area de fundição,mas isso também é simples.Olha consultei o pessoal do meu grupo de ourives no whatsapp e eles disseram pra vc comprar com um bom reservatório pra não ficar ligando toda hora,mas é óbvio que não precisa ser um monstro né kkkk,caso queira participar do grupo e sanar melhor a dúvida me passe seu whatsapp e te adiciono lá,mas mande no email (ars.angelo@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Boa noite ! No caso de solda de instrumentos musicais se usa o estanho mas não sei qual o ideal para soldar sabe dizer? Desde já grato pela atenção !

    ResponderExcluir
  4. Saxgil,não sei te responder infelizmente,mas me lembro que uma época eu laminava uns fios de solda de estanho pra uma empresa de chuveiros e aquecedores centrais,eram artigos finos e chamavam essa solda de solda prata,mas não era prata,e sim estanho com algum outro metal.abç!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.