Obrigado pela visita!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

AFIADOR DE BURIL AJUSTES.


Esse Jig para afiar buril é bastante comum nas fornituras e custa muito barato, mas encaixar o buril nele não é uma tarefa fácil, pois a afiação do buril requer um ângulo exato, como qualquer outra ferramenta de corte.

Notei, depois de um bom tempo, que a rodinha do meu aparelho virava fora de centro, o que não pode acontecer, pois vai afiar de forma errada. A solução foi trocar a mesma por uma de nylon, que por hora resolveu o problema.

A dica é que, ao comprar, faça isso pessoalmente se possível, pois pode testá-la em cima do balcão da fornitura e verificar se não vai 'andar' desalinhado. Se isso acontecer, troque na hora.



Outro problema é encaixar o buril de forma angular no aparelho, pois parece que cada aparelho vem com o parafuso que trava o buril em alturas diferentes. Basta ver o meu aparelho acima e o outro lá no topo; no meu, o parafuso está na parte superior, enquanto o outro está na parte inferior.

Uma solução excelente que encontrei foi furar o aparelho no sentido horizontal e mudar o parafuso. Abaixo está o sistema de travamento original:


Abaixo, o furo novo e o macho para abrir a rosca na medida original:


Abaixo o travamento novo, excelente!




Um profissional de gravura ou cravação geralmente afia manualmente e ajusta o ângulo de forma bastante pessoal. Eu trabalho como ourives há bastante tempo, mas estou começando agora a praticar com buril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.