Obrigado pela visita!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MARTELETES



Uma ferramenta que passou despercebida aqui no blog foi o martelete, ferramenta que usamos para fosquear o metal ou então para cravar pedras, o funcionamento dessa ferramenta acontece assim:
  -Usado em conjunto com o motor de chicote, o martelete possui um eixo excêntrico apoiado em dois rolamentos e uma contra mola, toda vez que o motor é acionado esse eixo empurra a mola e volta ao ponto inicial novamente quando a pista por onde desliza acaba é como se fosse uma rampa, sobe e pula, sobe e pula; sei que parece uma explicação maluca, mas é isso que acontece.
Esse eixo possui uma rosca interna onde é rosqueada a ponteira, essa é a peça que vai trabalhar como um pica-pau,"cutucando " o metal.
Esse abaixo eu acabei comprando sem querer, trata-se de um martelete nacional da marca MF, um pouco agressivo, mas muito bom.


Ponta de diamante para martelete

Caso você não saiba existe uma ponta de martelete com diamante, esse diamante vai provocar uma textura com muito brilho na peça, diferente da ponta comum de aço duro. É óbvio que você deve comprar a ponta de diamante conforme a marca de martelete, ou seja, se tem um martelete MF deve pedir para essa marca, se tem o Foredom deve pedir ponta em diamante para martelete Foredom.


Aqui uma dica de como prender o martelete caso o mesmo fique escapando do cabo. Use esparadrapo.







Os anos se passaram e acabei de comprar outro martelete melhor que esse MF, pois é muito rústico e agressivo para usar na cravação, serve mais para fosquear mesmo.
O novo martelete é da Foredom, sendo é necessário comprar o motor Foredom para usá-lo, pois não vai se encaixar em outros motores que não é o caso do martelete MF que se ajusta em uma boa quantidade de marcas. Mas esse investimento vale a pena, pois trabalhar com boas ferramentas é algo que não tem preço.
Ele vem com apenas uma ponteira, mas tem um kit com outros modelos de pontas, mas são vendidos separadamente...
...que assim que eu pagar essas novas ferramentas que comprei, vou completar o jogo de pontas, essas vendidas pela loja Bordente de SP. Cabe também dizer que esse martelete da Foredom é um pouco caro, mas trata-se do melhor martelete que existe, se houver outro que seja tão bom, eu desconheço.




O martelete é usado para diversos fins, até mesmo em escultura.

Para quem está iniciando na joalheria esse equipamento é desnecessário, pelo menos no início; já que existem outras prioridades básicas no início e também nem todos os ourives usam o martelete para cravar, pois existem outras técnicas. No meu caso como já tenho todas as ferramentas necessárias para um ateliê básico, gosto de investir em novas ferramentas.


2 comentários:

  1. O que se usava para cravar uma caixa tipo cravaçao inglesa e outras antes de existir isso? Com um batedor improvisado?

    ResponderExcluir
  2. Fala Bruno!tudo bem!na verdade usava-se e ainda se usa pequenos martelinhos,chamados martelo pena,abraço!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.