Obrigado pela visita!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

FERRAMENTAS ANTIGAS

Antes que caiam no esquecimento ou se deteriorem com a ferrugem, trago mais algumas ferramentas antigas, obtidas de sites de venda ao redor do mundo. Destaco um morceto manual, uma peça que pode ser utilizada com tranquilidade nos dias atuais.



Morça antiguissima 




                             Pinças de mini torno de relojoeiro











Um calibrador ???? Um especimetro????



Esse parece ser um marcador ou uma ferramenta para relojoaria.





A lupa do Leonardo.



Abaixo ferramentas para furar






A ancestral e atual bigorna/morsa





Cortador de anéis que ficam presos no dedos e não saem por bem.




 Martelo pena muito antigo





Alicate de corte






 Balancinhas antigas,que ainda são usadas por alguns.




 Uma mini morça, lindíssima!







Explorando um pouco além da joalheria, apresento abaixo mini tornos que eram utilizados em relojoarias. Essas ferramentas revelam a habilidade e a precisão necessárias para trabalhar em detalhes finos, características essenciais no universo da relojoaria.










13 comentários:

  1. Nossa so tem velharia rsrsrss nas de furar eu lembro de uma que era uma haste com rosca e vc movimentava outra parte em x pra cima e pra baixo fazendo a broca girar,vc chegou a conhecer alguma ??

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus não KKKKKKKKKK.Sou saudosista mas gosto da tecnologia chamada motor de chicote.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog e pelas postagens, coleciono um pouco de tranqueiras Rsss, tenho tb algumas ferramentas manuais de ourives e relojoeiro, tento resgatar um pouco da história que com o tempo vai td para lixo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio,obrigado pela visita,gostei muito do seu blog também,e vou colocar o link para que as pessoas conheçam!abraço!
      http://oficinahobby.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Eu adoro uma ferramenta antiga, elas são cheias de história.

    ResponderExcluir
  5. Roger Lima, este furador que mencionou chama-se "Trépano", quando comecei a trabalhar como Ourives nos anos 80 usei por muito tempo um destes que era do meu Pai, tinha que ter muito cuidado para não quebrar uma broca 0,7 mm. Tenho ele guardado até hoje. Mas prefiro um Foredom.

    ResponderExcluir
  6. Excelente informação Pena,eu não imaginava o nome disso e acho que o amigo Roger também não.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigos. Estou procurando um torno pequeno antigo, como aqueles que os relojoeiros usavam. Será que alguém aqui conhece algum à venda? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Blog! A preservação da memória depende de atitude das pessoas. Não se pode esperar pelos governos para que isso ocorra. Caso tenha um tempinho, ficarei muito feliz se visitares meu museu: www.museudosilvio.wordpress.com.

    ResponderExcluir
  9. Olá Silvio, tudo bem? Que iniciativa legal! Sim eu vivo fuçando por aí e procurando salvar fotos dessas raridades, obrigado por comentar e seja bem vindo, vou visitar o seu site sim e depois comento por aqui.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.