Obrigado pela visita!

domingo, 23 de setembro de 2012

CORRENTE GRUMET EM OURO

Vou mostrar o passo a passo da fabricação manual de uma corrente Grumet, conforme for fazendo vou  postando as fotos do processo até a finalização.
A princípio o ouro é fundido e derramado na rilheira (lingoteira) para formar uma barrinha ou lingote, assim começa todos os processos de fabricação manual; apenas se opta por formar a barrinha mais estreita como na foto, nesse caso para fabricar o fio ou usando o outro lado da rilheira para formar um lingote mais largo para fabricar chapas.
Lembrando aos iniciantes que essa rilheira tem que estar sempre lubrificada com óleo de motor para o ouro fundido não espirrar em contato com  o ferro, além é claro de precisar aquecer a rilheira na hora de derramar o metal derretido sobre ela. Eu não uso óleo e sim cera de abelha, tem o mesmo efeito e o cheiro é bem mais agradável!

Depois desse processo, o ouro deve ser aquecido e jogado no ácido para branquear e eliminar possíveis resíduos de trincal (eu uso um sal chamado Rutenium, alias acho que todos usam hoje em dia). Esses resíduos podem desgastar o laminador com o tempo.
Depois de limpo, o ouro deve ser recozido e colocado sobre o taz ou um tijolo para que esfrie naturalmente e fique maleável.

O fio tem que ser recozido várias vezes entre as laminações para não rachar .
Recozimento do ouro-Para quem não sabe é o ato de esquentar o metal até ele ficar vermelho e depois deixá-lo esfriar naturalmente ou então esfriando no álcool .

Abaixo o processo de laminação      


Após a laminação do fio,vamos apontá-lo e recoze-lo e ainda quente passar na cera de abelha,para facilitar a trefilação que  deverá atingir 180 cm já no perfil redondo.
As bitolas

 Abaixo a bitola vista de perfil...

...e de frente

 Eu tenho o hábito de usar bitolas feitas de prego por serem mais resistentes do que o cobre. Retiro a 'cabeça' do prego e depois de recozer, lamino até chegar na medida desejada, para isso uso um velho laminador e não esse do vídeo, pois provavelmente iria danificar os cilindros. A bitola define o tamanho do elo é fabricada a partir de uma corrente pronta ou por escolha do ourives.
Para chegar ao  tamanho do fio que será trefilado e depois transformado em elos, existe uma fórmula matemática, mas não a uso, talvez por preguiça mesmo.
Defino o tamanho assim, escolho a bitola (deixo várias prontas) depois faço uns dez elos de prata e aproveito para mostrar ao cliente como a corrente vai ficar, pois já aconteceu da corrente estar pronta e o cliente dizer que queria o elo mais curto ou mais comprido, dessa forma não tem como ele dizer que não tinha noção do tamanho.
Depois eu meço o tamanho dos 10 elos para ver qual o comprimento e abro um dos elos, estico o fio para medi-lo; então vamos supor que os dez elos mediram 5 cm e o elo aberto mediu 1,5cm, então para fazer uma corrente de 60 cm vamos precisar de 120 elos, sendo que cada elo mede aberto 1,5 cm vamos ter que puxar um fio de um pouquinho mais de 180 cm, já que vão sobrar pontas deve-se acrescentar alguns centímetros a mais e também a corrente será torcida para ficar no modelo Grumet e isso acaba diminuindo uns 10% o seu tamanho final.
Sei que alguns profissionais levam tudo na base do calculo exato e fazem muitas contas e tal, mas assim também dá certo.
Trefilando o fio de ouro
Como o fio vai ter um pouco mais de 180 cm eu laminei o mesmo até 100 cm para iniciar a trefilação na fiera, ele vai passar do formato quadrado para redondo.
Na foto abaixo o formato que o fio sai do laminador:

Depois é apontado
(minha câmera tá uma merda,então desculpem se ficou desfocado) 

O próximo é o recozimento e ainda com o metal quente passar na cera de abelha, essa cera ajuda muito na hora da trefilação.

Depois de 'untar' o fio inteiro na cera de abelha vamos puxar o fio (agora o fio quadrado está com 1 metro e teremos que chegar até 1,80 m). Usamos a fieira,passando a ponta afinada e depois usamos o alicate para puxar fio, ou um alicate de pressão.
 Lembrando que o fio será recozido e encerado quantas vezes for  necessário.
Depois de chegar na medida desejada, vamos recozer e deixar esfriar, e também preparar a bitola enrolando várias camadas de fita adesiva, essa fita vai possibilitar a retirada do fio posteriormente.



Depois com a ajuda da morsa e de um morceto de madeira ( o ideal seria um morceto de ferro ou um alicate de pressão). Vamos enrolar o fio com muito cuidado e sempre forçando o fio para não ficar frouxo sobre a bitola.






Os elos vão ser serrados, encaixados, fechados e depois soldados.

 Aqui são serrados na parte mais estreita do elo


 São encaixados e fechados um após o outro até o final


 Aqui abaixo os elos são soldados um a um,com a solda sempre no mesmo tamanho para não ficar uma solda mais 'carregada' do que a outra

Depois da soldagem é branqueado no ácido apenas para eliminar os resíduos de fluxo de solda e para conferir se estão todos soldados. Abaixo a corrente já soldada e branqueada.


Depois da corrente estar livre dos resíduos de fluxo de solda vamos recozer novamente e colocar dois arames transpassados nos elos da ponta como na foto abaixo, para assim alinhar os elos numa fieira grande. Usa-se um alicate para puxar a corrente e repete-se o processo até todos os elos estarem igualados ou seja com a mesma altura:




Depois vamos torcer a corrente usando dois alicates,essa parte tem que ser feita com cautela para não torcer demais ou de menos:



Depois vamos prender a corrente já torcida numa madeira, com o auxílio do arame e dois preguinhos que vão servir para prender a corrente e deixá-la bem esticada. Depois vai ser lixada para facetar os elos e posteriormente polida.




Essa corrente foi feita sem fecho a pedido do cliente:




35 comentários:

  1. Lendo a postagem lembrei dos meus 15 anos ,aprendendo a fazer soldas, fazia varias correntes por semana, fazia,desmanchava e tornava a fazer, vixxxiiiiiii como aquilo me deixava intediado !! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Roger,vc tem razão,eita trabalho cansativo,mas devagar se chega lá.

    ResponderExcluir
  3. Então Roger,apesar de ter conquistado muitas amizades através do blog,inclusive a nossa,tô meio entediado e penso em parar esse ano.Esse é um dos pouquíssimos blogs nesse formato,mas as pessoas apesar de utilizarem o blog para sanar dúvidas e até ganharem dinheiro em cima blog,diga-se por exemplo lojas de ferramentas,fabricas e outros que tem o link exposto gratuitamente aqui no blog,sequer postaram um comentário aqui.Sei de pelo menos uns 20 que definiram suas compras depois de ler os posts aqui no blog,fora que pessoas até de fora do Brasil fecharam negócios através do blog,salvo o Flávio Coelho (maquinas Coelho)e a Patrícia Fialho(Portugal)que marcaram presença.
    Tracei uma meta que dependendo do andamento do blog,aos poucos ia postando o passo a passo da joalheria básica,mas não foi como eu esperava.Ainda neguinho tem a capacidade de ficar me pedindo por email pra ensinar tal técnica,isso e aquilo,tudo por preguiça de se inscrever no blog.Meu caro,nós já tivemos nossa escola e foi ralando,então que paguem um bom curso e sejam felizes.Abraço irmão!

    ResponderExcluir
  4. Esqueci do Renato Risi,que também comentou o post que fiz sobre os esmaltes dele,muito gente boa o cara.

    ResponderExcluir
  5. LAMENTAVEL ,GOSTO MUITO DE VISITAR O BLOG MAS NÃO IMAGINEI ESSA SITUAÇÃO, FICO TRISTE COM A NOTICIA, TRABALHO COM JOIAS A MUITO TEMPO,COMECEI A APRENDER QUANDO TINHA 15 ANOS, FIZ OUTRAS COISA NO DECORRER DO TEMPO TIVE OUTROS EMPREGOS MAS VOLTA E MEIA VOLTAVA A OFICINA,HOJE CAMINHANDO PROS 40 TENHO MINHA "PEQUENA" OFICINA QUE TENTO MANTER FUNCIONANDO COMO DEUS PERMITE, FIZ AMIGOS E COLEGAS NESSA PROFISSÃO, SINTO SAUDADES DE MUITOS QUE POR UM TEMPO FORAM MEUS MESTRES NA ARTE E TAMBEM O DESPRAZER DE ANIMAIS QUE CONHECI AO LONGO DA VIDA, ADMIRO MUITO VC MESMO SEM NUNCA TER APERTADO SUA MÃO, IMAGINO QUE A AMIZADE CONTINUA A MESMA E VEZ POR OUTRA TROQUEMOS IDEIAS NO FACE....ABRAÇOS ............

    ResponderExcluir
  6. Nossa que trabalhão Angelo,nem imaginava que fosse assim,beijos querido,e não desista do blog,eu adora visita-lo!

    ResponderExcluir
  7. Não pare por favor...Estou fazendo um curso de joalheria básica e seu blog tem me ajudado muito, dou uma passadinha por aqui todos os dias. Parabéns pelo blog, poucos pensam nas pessoas que estão iniciando leigos no ramo e você explica com muitos detalhes coisas que outros deixariam passar por parecerem insignificantes para os que já entendem mais, que para os que estão iniciando é de grande valia.......Valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. Kelly,obrigado pela visita,tirei umas férias do blog,mas por motivos de saúde na família,mas continuo postando sim(em breve),abraço!

    ResponderExcluir
  9. Me tirem uma duvida, to começando agora e tal, quando vou soldar elo por elo acaba soldando o elo de baixo junto, é o tipo de solda, ou sei lá, me ajudem ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas tudo bem!olha só,acredito que vc está fazendo uma corrente,é isso?se for de prata pode ser que vc esteja aquecendo demais e a solda de prata é bem fusível e acaba derretendo a outra solda do outro elo.Vire o elo (o que já foi soldado)de modo que a solda não fique encostada no elo que vc está soldando,e se for pequenos e muito juntos também pode acontecer isso,um bom maçarico com uma chama bem fina e evitando aquecer demais,com o tempo vc pega o jeito.
      Qualquer dúvida pode perguntar,abraço!!!!!

      Excluir
    2. Outra dica importante,aqueça o elo a ser soldado,coloque o fluxo de solda,use uma ponteira de solda(fio aço ou uma pinça de ponta fina) coloque a solda no lugar,depois vá alternando a chama no elo,ao invés de deixar a chama direta sobre o elo até derreter a solda.

      Excluir
    3. Muito obrigado pela resposta, me ajudou muito!! Se não for pedir demais me ajude com outra duvida minha, sempre que eu torço a corrente para que fique achatada, alguns elos estouram o problema é na solda? O que pode ser? Agradeço desde já!! Parabéns pelo blog!

      Excluir
    4. também acontece comigo, o que será? gostaria de aprender a fazer correntes ocas alguém tem umas dicas? obrigado galera e ótimo blog

      Excluir
    5. Isso é normal,quando a solda quebra é sinal que está muito fraca,mas o mesmo pode acontecer com a solda forte e é até mais comum quebrar a solda mais forte,sendo assim a solda fraca é mais fusível e mais maleável,a solda forte é menos fusível mas é mais dura ou seja,pouco maleavel.Tem que achar o meio termo!

      Excluir
  10. Angelo meu mestre ja me convidou e entrei no blog privado
    quando fui entrar novamente deu convite expirado por favor me manda convite novamente muito grato.

    ResponderExcluir
  11. Angelo realmente muito bom o seu trabalho, lembrasse que passar o conhecimento é um dom,estou entrando nessa profissão que admiro muito,mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Oi bom dia,, qual o número do seu watzap angelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex,me passa o seu numero no meu email pois se eu colocar o meu numero aqui,o meu celular não vai parar de apitar kkkkk,meu email é ars.angelo@hotmail.com manda lá e te adiciono,abç

      Excluir
    2. Kkkkk 32984637906 me adiciona ae

      Excluir
    3. Kkkkk 32984637906 me adiciona ae

      Excluir
  13. Bom dia . Qual número do seu watzap?

    ResponderExcluir
  14. Como faço para dobrar a corrente e ficar na mesma posição os elos, os elos da minha corrente está girando,eles naum ficam na posição certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito dificil te explicar isso,diria que seria impossivel por foto ou video,eu aprendi meio na marra,mas o truque que uso é torcer sempre na proporção igual e aos poucos,ou seja,torço a corrente inteira,mas não torço de uma vez,depois volto e torço de novo mais um pouco,onde fica enrolando tem que distorcer e torcer de novo até dar o grau correto,é meio superficial mas ...
      Existe uma ferramenta bem simples que fazer com mandril de furadeira que ajuda bastante,tentei achar aqui mas não consegui,abç!

      Excluir
  15. Como faço para dobrar a corrente e ficar na mesma posição os elos, os elos da minha corrente está girando,eles naum ficam na posição certa?

    ResponderExcluir
  16. GOSTEI MUITO DESSA MATERIA, MUITO OBRIGADO .

    ResponderExcluir
  17. MUITO BOA ESSA MATÉRIA,PARABENS PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
  18. Alguem sabe onde podemos encontrar bitolas ja prontas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que lugar nenhum Leonardo,eu faço as minhas de prego, porém uso um laminador velho pra não destruir os rolos do meu laminador novo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.