Obrigado pela visita!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS E RARAS

Apoiador de soldas/ puxador de solda / ponteira de solda.

Trata-se de uma haste de aço com um dos lados pontiagudos, usada para facilitar a soldagem ou até mesmo para "puxar a solda" quando ela resolve escorrer para um lado indesejado. Além disso, ela serve para pegar a solda cortada em minúsculos quadradinhos e levá-los até a peça a ser soldada. Muitos utilizam a própria pinça para realizar esse trabalho, aquecendo uma das pontas para pegar a solda.

Apesar de ser uma ferramenta extremamente simples, o grande desafio é encontrar um tipo de aço no qual a solda não se funda à ponteira. Isso significa que a solda é recolhida, mas acaba fundindo-se com a ponteira. Já tentei fazer ponteiras utilizando raios de bicicleta, raios de moto, fio de aço para pesca, pernas de óculos, entre outros materiais, mas a solda sempre grudava (fundia-se) na ponteira, sendo removida apenas com o uso de um motor esmeril.

Contudo, um belo dia, compreendi o óbvio. Se a solda não gruda na pinça, por que não fazer um teste? E não é que deu certo! Peguei uma pinça que um nobre amigo, ao utilizá-la para laminar uma pequena chapa de ouro e com medo de pegar os dedos no laminador, não puxou a pinça a tempo, acabando por laminar o ouro e a pinça juntos (rsrsrs). Cortei uma tira fina dessa pinça, lixei as rebarbas e a laminei no tamanho desejado para, por fim, criar a ponta. Em seguida, aqueci essa ponta com o maçarico até ficar vermelha e mergulhei no trincal, passando novamente o fogo para criar uma camada isolante. Pronto, deu certo e continuo usando até hoje.

Entretanto, se essa ponta fina começar a soltar pedacinhos enquanto estiver em uso, é recomendável descartá-la, pois essas camadas de aço podem danificar a solda. Para aqueles que conseguem trabalhar sem essa ponteira de solda, meus parabéns, pois estão livres de uma imensa dor de cabeça. Compartilhei algumas fotos para uma compreensão mais clara:

Os 'quadradinhos' são solda de prata.
Pega-se a bolinha da solda fundida.
A bolinha de solda está alí,grudada na ponta ...
... para ser levada até a peça e se desprender da ponteira 
com facilidade.
Uma ponteira de solda excelente é a ponteira de titânio vendida nas fornecedoras. Testei várias, mas a que segue abaixo é a única que realmente valeu a pena.

Hoje em dia, existem soldas em fio e em pasta, o que facilita muito esse trabalho. No entanto, como um ourives das antigas, eu ainda prefiro a velha ponteira de solda. Abraço a todos!

4 comentários:

  1. Oi ARS!
    Tudo bem, amigo?
    Puxa, tuas explicações sempre PROVIDENCIAIS, Juroooo!!! Rsrsrs!
    Estou naquele projeto Pingente Celta novamente, na fase justamente da solda da alcinha para passar a corrente. Como ainda me considero um "projeto teimoso de ourives", sim, porque exercíto muito pouco, menos do que eu realmente gostaria, mas enfim, cada um tem seu tempo, né mesmo?!rsrs!
    Estou tirando fotos depois te passo e vou aguardar sua opinião que é muito importante para mim, viu?!

    1000 beijos amigo!

    PS: Seu Blog é melhor que muitas aulas presenciais, viu?!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,vc sempre muito amável,quando quiser é só perguntar,bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo , obrigado pala visita no Blog...
    Eu gostei do puxador de solda,eu acho que as pinças são fabricadas em aço inoxidável .
    Eu uso a pinça,mas vou fazer uns testes para ter aqui tambem um puxador de solda.
    Eu tenho muita dificuldade para fazer cravações ,principalmente pedras facetadas.
    Um abraço.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Carlos meu amigo,eu que agradeço sua gentileza e faça uma puxador sim pois é muito útil,o meu fiz da própria pinça,boa sorte!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.