Obrigado pela visita!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

COMO TIRAR FERRUGEM DAS FERRAMENTAS


Num ateliê de joias, as limas são essenciais, mas com o tempo, enferrujam devido ao suor das mãos e aos vapores dos ácidos usados no branqueamento das joias, além da oxidação natural do ferro devido à umidade do ar. Os motivos para isso são diversos.

As limas enferrujadas perdem seu poder de desgaste, mas isso não significa que estão condenadas ao lixo; pelo contrário, sua vida útil é extensa, pois o ouro e a prata são metais "macios" e não desgastam as limas com tanta facilidade. Portanto, aqui está uma receita para a limpeza.

Suco de Limão!

Como fazer: Esprema limões em quantidade suficiente para cobrir a(s) lima(s) ou outras ferramentas que deseje limpar. Utilize um recipiente descartável, que não necessite ser reaproveitado após o uso.

Pessoalmente, uso uma garrafa de PET cortada lateralmente, como mostra a foto abaixo. Coloque o suco puro de limão e mergulhe as ferramentas enferrujadas, deixando por 24 horas ou até que todos os vestígios de ferrugem tenham desaparecido. Em seguida, lave em água corrente com o auxílio de uma escova de dentes ou uma escova de aço com detergente, escovando no sentido do corte da lima. Seque com um pano e deixe ao sol sobre jornais até secar completamente.

Após esse processo, aplique jatos de WD-40 ou outro óleo spray.

Outra opção, além do suco de limão, seria o vinagre comum (qualquer um).

Como fazer: Esprema limões em quantidade suficiente para cobrir a(s) lima(s) ou outras ferramentas que deseje limpar, ou utilize vinagre comum. Utilize um recipiente descartável, que não necessite ser reaproveitado após o uso.

Pessoalmente, uso uma garrafa de PET cortada lateralmente, como mostra a foto abaixo. Coloque o suco de limão ou o vinagre e mergulhe as ferramentas enferrujadas, deixando por 24 horas ou até que todos os vestígios de ferrugem tenham desaparecido. Em seguida, lave em água corrente com o auxílio de uma escova de dentes ou uma escova de aço com detergente, escovando no sentido do corte da lima. Seque com um pano e deixe ao sol sobre jornais até secar completamente.

Após esse processo, aplique jatos de WD-40 ou outro óleo spray.

Atenção! Lave bem as mãos depois de espremer os limões, pois a exposição ao sol pode causar queimaduras de pele sérias.


.




























































Eu não aconselho o uso desse tipo de produto químico, pois ele deixa certo resíduo na superfície das limas, e isso atrapalha o seu poder de desbaste..



 


 

 

 

5 comentários:

  1. Cara, adoro suas dicas! :D Salvou minhas limas! Já ia joga-las no lixo!

    ResponderExcluir
  2. Carolina tudo bem contigo,servem para qualquer ferramenta enferrujada,abç!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa dica, fiz nesse fim de semana e as minhas limas ficarão zerada, realmente muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito satisfeito de encontrar essas dicas. Vou colocar em prática. Obrigado.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.