Obrigado pela visita!

sábado, 13 de novembro de 2010

FIEIRAS PARA TREFILAR/PUXAR FIO

As fieiras são chapas de metal com vários furos em formato cônico ou outro em ordem crescente. Geralmente escalonados em milímetros servem para fabricar fio de ouro, prata, cobre, latão etc.
Geralmente começam na medida 0,20 mm e vão até 8,0 mm ou até mais; lembrando que para ter todas essas medidas vamos ter que comprar algumas fieiras pois geralmente são 15 ou 20 furos cada (falamos das nacionais e não das chinesas ou italianas) 
O fio quadrado ao sair do laminador é apontado, recozido e encerado para ser então trefilado na fieira até a medida desejada.
O fio é formado como no desenho abaixo:
As fieiras mais simples são essas que estão abaixo. São encontradas tanto as nacionais quanto as importadas nesse formato:



O ruim é que algumas dessas (nacionais) vêm com os furos descalibrados. Nem sempre a numeração marcada é a medida do furo.
Uma fieira muito boa é essa fieira individual de Widea, a qual se compra a numeração desejada e monta-se com a ajuda de um suporte comprado a parte.
Eu já tinha 22 fieiras individuais sem o suporte e resolvi completar o jogo com algumas fieiras de fim de estoque que comprei na Fornitura Virtual. Consegui uma numeração de 0.30 mm até 2.10 mm, uma escala muito usada no meu caso.

Existem outros formatos de fios como o oval, meia cana, quadrado canto vivo e canto morto, retangular canto vivo e canto morto, navete, triangulo etc. As italianas custam caro a partir de 600,00 reais cada, porém valem cada centavo.













 Fieiras chinesas? Comprar ou não comprar? 
Tem gente que gosta e tem gente que reclama, mas pelo preço que são vendidas (se eu não tivesse nem uma pra usar) eu compraria sem dúvida, essas também são vendidas em vários formatos e tamanhos, mas não espere milagres com um preço tão baixo.

Fieira para charneira é usada para fazer tubinhos (charneira) de prata e ouro.
Qualquer fieira serve para tal fim, mas essa grande tem tamanhos muito usados e completa as fieiras menores. As suas medidas são 7,5 x 36 cm aproximados contendo 48 furos.
Essa fieira é nacional tem seus furos descalibrados e os fios ficam riscados.



.

6 comentários:

  1. pelo jeito tem que ser importadas por que nacional é uma dróga,já as importadas são caras mas responde pelo que se paga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importadas com certeza, menoas as importadas chinesas, essas é um jogo de sorte, as vezes vem boas e as vezes decepção total.

      Excluir
  2. boa noite. tenho fieiras antigas pra negocio an haut paris. uma de 100 furos 50 furos tenho varias.tambem ferramentas de ourivesaria antiga todos ferramentas importadas meu contato 51 997324101

    ResponderExcluir
  3. Olá! Se tiver como fotografar e me enviar posso oferecer pra alguns amigos meu zap 14 997092697

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.