Obrigado pela visita!

domingo, 27 de junho de 2010

POLITRIZ PARA OURIVES

A politriz, também conhecida como caixa de polimento, desempenha um papel crucial na etapa final do polimento de joias semi-acabadas. As politrizes mais modernas são equipadas com um exaustor, responsável por aspirar o pó gerado durante o processo. Essa medida visa evitar a dispersão de partículas no ateliê, prevenindo potenciais danos à saúde e a perda dos resíduos que contêm ouro. Esses resíduos precisam ser preservados para futuras etapas de purificação














O polimento de uma joia compreende duas fases distintas:

1ª - Na etapa inicial, aplicamos cera branca ou verde, como a pasta ou cera Jacaré, utilizando escovas e feltros. Essa fase, conhecida como pré-acabamento, tem como objetivo remover riscos da joia, tanto na parte interna quanto externa.

2ª - Posteriormente, empregamos a cera vermelha, também chamada de rouge, para conferir o brilho final à joia. Este último passo proporciona o acabamento desejado, realçando a beleza e o brilho da peça.














Minha politriz é de fabricação própria e possui apenas um lado, embora o padrão comum seja ter dois lados para evitar a mistura das ceras e, assim, impedir a contaminação das escovas e feltros.

No meu caso, após o primeiro polimento com a cera Jacaré verde, fervo as peças para remover a cera branca ou verde. Em seguida, seco-as e realizo o polimento final com o rouge. Dessa forma, evito a contaminação da escova de flanela (utilizada com o rouge) pela cera Jacaré que está impregnada na peça.

É importante destacar que há muitas pessoas que optam por utilizar o motor aberto, porém, isso é insalubre e resulta na perda dos resíduos do polimento. Vale ressaltar que esses resíduos contêm ouro, como mencionado anteriormente. Veja um exemplo abaixo:

A proposta desta postagem é demonstrar que podemos construir uma politriz de forma caseira, encomendá-la a um marceneiro ou adquiri-la pronta em uma fornecedora especializada.

A seguir, apresento outros modelos, começando com a foto da minha politriz, que foi feita de maneira caseira, porém funciona perfeitamente. Um detalhe importante para quem não está familiarizado com politrizes: a caixa ou carenagem tem a função de proteger o usuário, caso a peça escape durante o polimento e atinja o rosto. Isso é particularmente relevante, dado que os motores dessas ferramentas geralmente operam em alta rotação, aumentando o risco de acidentes. Além disso, a carenagem também oferece proteção contra a poeira gerada pelas ceras utilizadas durante o processo.


Segue outros exemplos:


















Resultado de imagem para Jewellery Polishing Machine

Resultado de imagem para Jewellery Polishing Machine

Motores e insumos para polimento tem na Fornitura Virtual, se não encontrar no site pergunte no Whatsapp.


3 comentários:

  1. Excelentes dicas Angelo! Como sempre super didático e solidário!
    1000 beijos, amigo!
    :)

    ResponderExcluir
  2. otimo blogue gostei bastante e realmente oque estava procurando, tenho interesse nas ferramentas.e nas suas intruçoes.
    vou deixar aqui meu EMAIL, ZEUS.MN10@GMAIL.COM
    OBRIGADO AGUARDO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeus tudo bem!as ferramentas vc encontra na nossa parceira a Fornitura Virtual,preço excelente,envio rápido e atenção com o cliente na pré e pós venda,eu só compro com eles! no site tem poucas ferramentas mas eles tem todas na loja física http://fornituravirtual.com.br/loja/

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.