Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

BURIL MANUAL


A buril é uma ferramenta feita com uma haste de aço duro, utilizada para esculpir o metal. De maneira grosseira, poderíamos compará-la ao formão na marcenaria, sendo essencial para esculpir a matéria metálica.











Cada profissional tem suas preferências quanto ao tamanho, marca e tipo de cabo das ferramentas. Os cabos específicos, como bola, pêra, cogumelo, entre outros, são adquiridos separadamente de acordo com a escolha do cliente.


É amplamente utilizado no processo de cravação, que consiste em incrustar pedras no metal, além de ser empregado na gravação de nomes e símbolos em anéis, pingentes, entre outros itens. Disponível em diversos formatos, tamanhos e tipos de aço, destacam-se as marcas renomadas, como Vallorbe e Antílope.

A seguir, apresento os formatos mais comuns:


Modelo chato
Modelo faca

Modelo Onglete

A diversidade de cortes é vasta, como ilustrado abaixo, e ainda há outros cortes além desses:
Abaixo as numerações dos modelos mais clássicos:












É a principal ferramenta do cravador, profissional especializado que se dedica exclusivamente à incrustação de pedras preciosas.


Alguns ourives também desempenham a função de cravador, mas a maioria deles terceiriza suas peças para um cravador de confiança. O buril também é empregado em gravuras por grandes mestres, como o talentoso Jorge Uquillas, que realiza verdadeiras proezas com essa pequena ferramenta.
No meu caso, realizo cravações mais simples, como cravação em garras e cravação em caixa, mas não utilizo o buril tradicional para esse fim. O buril tradicional de gravura é quadrado, embora outros cortes também possam ser eventualmente empregados.

 Buril quadrado
Buril quadrado sem cabo

 Esse abaixo é o buril elíptico

    Um exemplo de gravura feita com os buris:

4 comentários:

  1. é possível utilizar o buril hss em chapas metálicas (aço 1020)?

    ResponderExcluir
  2. Olá Erick,obrigado pela visita,não sei te dizer com 100% de certeza, vc terá que comprar um buril de uma boa marca(vallorbe)e testar pra saber,pois o aço do buril é bem duro.Não é tão caro,deve custar na faixa de uns 50 reais.Quando fizer o teste me diga o resultado,boa sorte abç!

    ResponderExcluir
  3. Qual a numeração(e modelo) ideal de buril para utilizar em cravação e gravação em metal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriele, a questão da escolha dos numeros é muito pessoal, não existe uma regra pra essa escolha. Eu mesmo comprei no escuro e com o tempo fui testando, mas não tenho prática com buril; nessa área sou amador e peço que me desculpe por não poder te ajudar muito.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.