Obrigado pela visita!

domingo, 27 de junho de 2010

ESPECÍMETRO E MICRÔMETRO


O especímetro é um instrumento, podendo ser manual ou digital, utilizado para medir a espessura do metal ou da cera durante a escultura. Este aparelho realiza medições em milionésimas, proporcionando uma precisão notável. Seu bico curvado é especialmente projetado para alcançar áreas da peça onde o paquímetro ou mesmo o micrômetro poderiam não ser tão eficazes.

Amplamente empregado na prótese dentária, bem como em diversas outras profissões, o especímetro desempenha um papel crucial na garantia da precisão e qualidade do trabalho realizado. O seu exemplar, herdado do seu querido amigo Ari, não apenas representa uma ferramenta valiosa, mas também carrega consigo a história e a generosidade de quem o compartilhou.





















Eu prestava serviço à relojoaria do Ari, e nos tornamos grandes amigos. Contudo, um dia, ele resolveu fechar a loja e doou-me todas as suas ferramentas. Essa atitude inspirou-me a montar meu ateliê.

O especímetro não custa caro, mas, como o nome já diz, é bastante específico, sendo útil apenas para escultores e fundidores.
Outros especímetros são encontrados nas dentais:





O micrômetro é outro instrumento de medição de alta precisão, capaz de medir em milésimas. Alguns colegas o utilizam, mas a preferência geralmente recai sobre o paquímetro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.