Esta escovinha de crina (crina de cavalo) é utilizada na limpeza, seja para recolher o pó de ouro ou prata na pazinha, limpar as ferramentas usadas na confecção de uma joia, ou até para escovar as mãos do ourives, removendo o pó metálico que adere à pele.
O resíduo recolhido é varrido para uma pazinha, que pode ser comprada pronta ou confeccionada a partir de uma lata de sardinha (reciclagem, irmão — as minhas são da Gomes da Costa).
Além disso, há a opção da escova tradicional de ourives, embora você também possa usar qualquer outra escova disponível ou até mesmo um pincel comum.
Além da escovinha de crina e da escova tradicional para ourives, existem outras opções que são igualmente adequadas para esse propósito. Dentre elas, destacam-se:
As pazinhas, eu mesmo as confecciono:
Ao invés de adquiri-las prontas, eu mesmo fabrico as pazinhas utilizadas no processo. Reciclo latas de sardinha para criar essas ferramentas essenciais. Um toque de sustentabilidade, pois as latas de sardinha, após vazias, ganham uma nova vida como pazinhas de ourives. Essa prática é uma expressão do meu comprometimento com a reciclagem.
Lembrete Importante:
Reserve uma pá exclusivamente para queimar a limalha de ferro, conforme mostrado na foto acima. Após passar o ímã para retirar a limalha de ferro do pó de ouro, utilize uma pá limpa, como a apresentada na foto abaixo, para evitar a contaminação do ouro com a ferrugem proveniente da queima da lata. Muitas pessoas desconhecem o fato de que, mesmo após queimar o ouro e remover a limalha, este pode acabar rachando, sendo essa uma das causas. Se a pá for utilizada apenas para recolher o pó, é recomendável deixá-la de molho em água e detergente, posteriormente lavá-la e permitir que ela seque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário