Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

ALICATES PARA OURIVES


Alicates são as ferramentas mais utilizadas pelo ourives, sem dúvida alguma. No início do ateliê, eu recomendo esses formatos que são essenciais. Vou descrevê-los abaixo para facilitar o entendimento. Geralmente, o tamanho é de 11,5mm a 15mm. Recomendo as marcas Antílope e Diloy, mas pessoalmente tenho várias marcas, incluindo chinesas. Quanto ao tamanho, realmente não vejo diferença entre usar um de 115mm ou 130mm e até acho curioso quando me perguntam sobre isso.

Alicate chato: O alicate chato é o mais usado, e aconselho a ter pelo menos dois nesse formato, pois vai precisar usar dois desse formato em várias situações. Outra opção é ter um nesse formato chato e outro no formato meia cana (também um alicate chato, mas com o bico mais fino). Preste atenção para não comprar alicates com garras ou dentes, pois esses não serão úteis. Alicates para ourives são lisos para não marcar o metal, como é detalhado no desenho que está dentro do círculo abaixo:



Alicate Meia Cana: Apesar do nome, não confunda com o alicate combinado meia cana/côncavo. O alicate meia cana é igual ao alicate chato acima, liso na parte interna, mas tem o bico mais fino e com o formato meia cana. Veja esse detalhe no círculo abaixo:

Alicate Redondo: Importantíssimo, possui os bicos redondos e é utilizado para formar argolas. Um alicate desse modelo é suficiente.




Alicate para Trefilar (puxar fio): Esse alicate pode ter uma boa variedade de modelos, mas essencialmente seriam dois tipos. Um alicate pequeno (a partir de 13 mm) para fios finos e um alicate mais robusto para fios grossos. Para fios finos, pode-se utilizar um alicate universal semelhante aos de eletricista, lembrando que, para esse fim, o alicate deve ter garras na parte interna.
 Um alicate meia cana com garra também serve para fios finos:
Alicate para Puxar Fio: Para fios grossos, a primeira opção seria um alicate de pressão comum. Recomenda-se comprar de uma boa marca, como Belzer, Stanley, Gedore, Tramontina Pro, entre outras. Essa semana, comprei da marca Belzer.



 Tem o alicate próprio para fios grossos, mas se não quiser comprar o de pressão custa a metade do preço e faz o mesmo serviço ou até melhor e o dinheiro que economizar compre o alicate pra fio fino.


Alicate meia cana/concavo- usado para formar argolas e aros finos:

Alicate para Virar Aliança: Este alicate especial é usado para formar o aro de alianças, mas não é exatamente o melhor alicate para esse fim, pois acaba marcando o metal. Eu mesmo o uso pouco atualmente, pois prefiro utilizar uma calandra Coelho para virar aros finos e grossos. Após décadas experimentando vários tipos de alicates feitos para esse propósito, a calandra foi meu melhor investimento.




Mas isso já tem matéria especial aqui no blog em outra postagem AQUI, e também existe uma matéria com outros modelos de alicates AQUI.
Alicates podem ser encontrados na Fornitura Virtual, com excelentes preços, rapidez no envio e, o mais importante, um atendimento educado e honesto! visite o site da Fornitura Virtual aqui,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.