Processos- Fundição
Quer saber detalhes sobre maçarico acesse aqui
Quer saber mais sobre rilheira acesse aqui
Detalhes sobre cadinhos e suportes
Para ligar a prata mil para o teor 950, usa-se 95% de prata pura e 5% de cobre ou pré-liga para prata.
Por exemplo: Em 10 gramas de prata pura, coloca-se 0,5 (meia grama) de liga = 10,5 gramas de prata 950.
Para ligar o ouro 0,999 para 750, coloca-se 33% de prata e cobre ou 33% de pré-liga.
Por exemplo: Em 10 gramas de ouro 0,999, coloca-se 3,33 gramas de liga = 13,3 gramas de 750.
O maçarico mais comum é o Orca Mod 75. Esse maçarico usa apenas gás comum, e sua capacidade de derretimento é baixa, no máximo umas dez gramas. No entanto, ele serve bem ao iniciante, já que é utilizado para fazer as soldas. Entenda que quanto maior a quantidade de metal, mais potente terá que ser o maçarico. No caso acima do maçarico Orca, seria o kit de fundição OXIGÊNIO/GLP.
Nesse vídeo, iniciamos com a preparação da liga de prata, a preparação do cadinho e a fundição dessa liga com a finalização na rilheira, formando assim o lingote.
No vídeo, usamos:
- Maçarico Orca com bico grande.
O maçarico vem com três bicos: pequeno para usar nas soldas, médio para soldas grandes, recozimento e também para fundir, e o grande para recozer e fundir.
Compre o modelo completo com três bicos, esse maçarico usa somente gás comum (GLP).
Cadinho redondo número 2 com suporte.
Relembrando que o cadinho deve ser preparado com Bórax antes do uso.
Bórax como auxiliar fundente.
Esse sal é muito barato e leva-se anos pra gastar um kilo, é um insumo obrigatório; se quiser saber mais clique aqui!
Rilheira média Fornitura Virtual 80mm-
Porém eu indicaria a menor de 45mm ou se achar cara pode ser a rilheira Dauf, metade do valor e também uma boa rilheira. Lembrando que a rilheira Dauf é ferro fresado enquanto a rilheira da Virtual é aço fresado, muito melhor!
Para apartamentos onde seria difícil ter um kit Oxigênio/GLP, o indicado seria uma caneca elétrica. E o nome é esse mesmo, CANECA ELÉTRICA não é cafeteira elétrica ou derretedora elétrica, como já ouvi por aí.
Eu recomendo a caneca na voltagem 220 V (caso você tenha), por questões de segurança, economia e desempenho do equipamento. A caneca 110 V também é boa, mas muitas instalações elétricas nessa voltagem podem ser antigas e conter fios finos que não vão suportar a amperagem exigida pelo equipamento, causando alto consumo ou até mesmo uma pane elétrica. Se esse for o seu caso, chame um eletricista para uma avaliação antes de comprar o equipamento.
A caneca vem com um cadinho de grafite, e caso você trabalhe com mais de um metal, terá que comprar outro cadinho à parte, pois deve-se usar um cadinho para cada metal.
Não há necessidade de exagerar na hora de acrescentar o bórax quando for realizar a fundição; uma pequena pitada em cima do metal é suficiente. Como o metal fica protegido do oxigênio devido à tampa da caneca, não é necessário aplicar bórax como acontece no processo de fundição com maçarico.
A caneca atinge 1.120°C de temperatura em aproximadamente meia hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário