Obrigado pela visita!

sábado, 3 de agosto de 2013

CORTADOR DE DISCOS



A imagem abaixo mostra o renomado cortador de discos Swanstrom, conhecido como "the best" entre os cortadores de discos para ouro, prata e outros metais não ferrosos. Trata-se de um item importado e de alto custo, não exatamente caro nos Estados Unidos, mas ao chegar aqui, enfrenta os desafios da alfândega. Na loja Rio Grande, o preço é de $267,00. Entretanto, ao passar pela alfândega, se a polícia federal intervier, os impostos aplicados podem elevar significativamente o valor da ferramenta, tornando-a praticamente inacessível. Isso ocorre devido ao limite permitido para importação, que é de 100 dólares.

Esta também é uma ferramenta que seria incrivelmente útil para nós, meros mortais. Apesar de sua simplicidade, nenhum fabricante nacional se interessou em produzir um cortador semelhante. (SQN - agora temos a ferramenta fabricada com toda a qualidade necessária para um funcionamento correto; veja no final desta postagem).

Já me deparei com cortadores indianos em algumas lojas especializadas, mas se você considera as ferramentas chinesas questionáveis, pode imaginar como são as ferramentas indianas. Abaixo estão alguns exemplos dessas ferramentas indianas de qualidade duvidosa.

O primeiro apresentado é o mais comum e pode ser encontrado em algumas lojas especializadas. Você arriscaria experimentar?

Outro detalhe crucial, anteriormente discutido no extinto Orkut (infelizmente, um local onde ainda se debatiam temas relevantes e de algum valor didático, enfim!). Cortadores como os mencionados acima, devido ao espaço fixo entre as placas onde a chapa a ser cortada é inserida, resultam em discos com imperfeições, saindo "mascados" e côncavos. Isso ocorre porque esse espaço fixo não se ajusta à espessura da chapa, ao contrário do cortador da Swanstrom, que se adapta à espessura da chapa, prensando-a entre as placas. Além disso, destaca-se a qualidade do aço e a afiação precisa dos cortadores na ferramenta da Swanstrom.

Outros modelos de cortadores apresentam características diversas:
O exemplo abaixo possui um sistema de placas móveis, o que é ideal, mas oferece poucas opções de tamanhos de discos, sendo necessário adquiri-los apenas no exterior.


Este modelo abaixo também utiliza um sistema de placas soltas, o que, de um lado, é positivo, mas, por outro lado, carece de um parafuso ou sistema adequado para fixar a placa de maneira segura em seu interior. Infelizmente, mais uma vez, a solução seria recorrer à importação para obter um produto com essa característica.

Abaixo outro cortador de funcionamento duvidoso.











A Pepe Tools oferece alguns modelos, mas mesmo sendo uma marca reconhecida, alguns de seus cortadores não são tão funcionais como se esperaria.



Novo cortador na praça galera!com toda a qualidade e precisão que necessita ter:

O cortador da imagem acima foi o protótipo testado por este ourives que vos escreve. Os testes foram conduzidos ao longo de várias semanas e abrangeram diversas abordagens, sempre respeitando a funcionalidade e o propósito para os quais a máquina foi concebida, ou seja, cortar discos de metais não ferrosos, como prata, ouro, cobre e alumínio.

O cortador importado, com recomendação de corte para chapas de até 1,26 mm no manual, pode cortar com tranquilidade até 1,50 mm seguindo algumas dicas de uso. Essas dicas incluem a lubrificação do punção de corte e do orifício correspondente, o corte sobre um tapete de borracha, e a utilização de um martelo com ponta de PVC, martelo de borracha ou martelo de bronze/latão.

O funcionamento desta ferramenta é extremamente satisfatório, proporcionando discos perfeitos, retos e sem rebarbas. Feito em aço de alta qualidade, o cortador é maior e mais robusto do que o similar importado, apresentando três pinos guias (no centro da ferramenta, próximo da alavanca) para maior precisão, ao contrário do importado, que possui apenas dois pinos.

O modelo apresentado nas fotos e vídeos é um protótipo de teste, e o modelo em produção possui modificações que aprimoram ainda mais seu desempenho, incluindo uma alavanca escamoteável e cortadores ligeiramente maiores, facilitando sua remoção.

É importante destacar que, quando menciono "importado" no texto acima, refiro-me ao Swanstrom, e não aos outros modelos provenientes de países como Índia, Afeganistão, China, entre outros.

Segue o modo correto de usar o cortador:

  • Lubrifique o cortador e o encaixe com óleo fino (Singer ou WD 40). Os punções devem ser retirados dos encaixes na hora de cortar, utilizando apenas o tamanho desejado.
  • Recoza a chapa a ser cortada para amolecer o metal e preservar o cortador. Certifique-se de que a chapa esteja limpa, sem resíduos de ácido ou trincal (bórax), pois esses resíduos podem desgastar e corroer o aço, diminuindo a vida útil do cortador.
  • Encaixe a chapa no círculo desejado, colocando um pedaço da mesma chapa no lado oposto da ferramenta para equilibrá-la, aumentando e preservando a integridade da ferramenta.
  • Feche a ferramenta até prender bem a chapa, sem apertar demais.
  • Bata com o martelo uma ou mais vezes até cortar o disco.
  • Erga a ferramenta para retirar o punção de corte e recolher o disco cortado que estará sob a ferramenta.                                         


 











Corte preciso sem rebarbas, círculos perfeitos e retos. 













Pessoal, no vídeo abaixo, esqueci de mencionar um passo importante para conservar a ferramenta. É crucial colocar uma chapa da mesma espessura no lado oposto ao corte. Essa prática equilibra os discos e preserva a integridade da ferramenta. Agradeço pela compreensão e atenção!




A ferramenta é fabricada utilizando maquinário de alta tecnologia e os melhores materiais disponíveis no mercado.





Amigos, consegui as fotos e o vídeo da máquina já com as atualizações e melhorias. Já estava 100%, e agora ficou ainda melhor. Vejam:






Amigos,no vídeo podemos observar a alavanca móvel,para não atrapalhar o encaixe do punção.

Amigos, não sou eu que fabrico ou vendo essa ferramenta. Se quiser saber mais detalhes, como valor e prazo de entrega, entre em contato via ligação ou mensagem pelo WhatsApp no número abaixo, aos cuidados do Flávio:

WhatsApp: +55 17 982246900

Um agradecimento especial à amiga Rita Bittercourt pela colaboração, sem a qual não seria possível desenvolver essa ferramenta. Obrigado, Rita!

10 comentários:

  1. Eu tenho o Swanstrom e é maravilhoso! Comprei no Rio Grande e caí na asneira de pedir que me enviassem com remessa urgente - acho que foram 48 horas... Resultado, chegou no prazo determinado - eficiência 10! - e paguei uma pequena fortuna de frete e alfândega, em dinheiro, que me foi cobrado no ato da entrega, em meu atelier. Mas querem saber? Valeu o desmaio!!! O corte é perfeito, sem rebarbas, perfeitamente previsível e quando chegou postei todo o processo para adquiri-lo no Orkut, na comunidade Criar Joias é Lapidar a Alma", lembra-se, Angelo? Tenho o segundo que você postou também, tadinho, mas só uso para experiências pois o pobrezinho "carece de exatidão"!

    ResponderExcluir
  2. Rita,nossas fornituras então sendo invadidas por chineses e indianos,e a qualidade foi lá pra baixo,mas me lembro sim da comunidade e também do episódio da alfandega kkk,.

    ResponderExcluir
  3. queria compra um cortador desse onde eu acho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc deu sorte,convenci uma empresa de primeira a lançar esses cortador no mercado,apesar de ser simples,tinha que ser extremamente bem feito e com aço apropriado,em breve será lançado pois já está em produção final,aguarde que vai ser postado aqui no blog com exclusividade.

      Excluir
    2. que bom mesmo assim mando para meu email zoioinf@gmail.com ou whatsapp 12991625116 vivo quando lança tem que ser de aço temperado

      Excluir
    3. A sim, não só temperado mas um aço com a numeração correta,mas isso pode ficar sossegado pois esses caras que estão fabricando são o melhores do mercado na questão de tempera e qualidade,mais de 40 anos de mercado.

      Excluir
  4. Vc vai comprar direto do fabricante,sem atravessadores...

    ResponderExcluir
  5. Olá Tiago,o cortador é vendido no Whatsapp que está no final da postagem.abç!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.