Essa técnica é muito interessante e também muito antiga. É bastante difícil de ser executada. Consiste em colocar uma chapa fina de metal (prata ou alpaca) sobre uma cera especial, que pode ser o breu ou outros materiais. Com um pequeno martelo e punções (cinzéis) de vários formatos, procede-se martelando a chapa de metal sobre um rascunho previamente desenhado sobre a chapa ou sobre um molde pré-fabricado, como exemplificado abaixo:
A peça matriz esculpida em madeira
Abaixo o recipiente com Breu que é usado no processo
Os cinzéis que podem ser comprados prontos ou feitos
manualmente pelo artista
A artista desenhando a peça sobre o Breu
Abaixo os formatos do cinzel sobre a chapa
Deixei esta postagem engavetada, aguardando o material e a permissão do artista gaúcho Sorro Edevar B. Machado, que realiza o cinzelado de forma única. O amigo Sorro emprega essa técnica para ornamentar facas, cuias para chimarrão, entre outras peças.
Aqui estão algumas das belas criações produzidas por esse talentoso artista. O contato que possuo do artista é este: Facebook
Quando eu era criança e ainda morava no Rio Grande eu lembro de ver facas ,bombas e cuias com adornos de prata, mas nem me passava pela cabeça como eram feitos,parabens pela postagem e me parece que agora o blog parte pra uma linha mais artesanal com postagens mais ligadas a joalheria arte,saindo um pouco da rotina das oficinas, bem legal,parabens novamente !!!
ResponderExcluirPois é Roger,desisti de fechar o blog pois conversei com outros blogueiros e me animaram a continuar,não me chateio mais com a falta de interesse das pessoas em postar um comentário.Sendo que não disponibilizo downloads e nem entro em assuntos polêmicos,o que com certeza geraria muitos comentários.Quanto a postagem eu também entendo pouco dessa técnica,mas é bonita demais,queria uma faca dessas kkkkk
ResponderExcluirMuito bom o rapaz do sul
ResponderExcluirQue técnica interessante,tenho uma bandeja gigante de prata,não sabia que era esse o processo,beijão querido.
ResponderExcluirbarbaridade ta grandão esse sorro parabens meu amigo tu és merecedor ta sózinho na alpaca no RS...um forte abraço...
ResponderExcluirAdoro o repuxo e cinzelagem. Ando me aventurando pela técnica e já estou conseguindo alguns resultados "sofríveis". Preciso do ferramental certo - cinzéis - andei fazendo alguns mas ainda tenho um longo caminho a percorrer.Preciso de treino e persistência mas chego lá!
ResponderExcluirE a postagem acima e as peças estão maravilhosas. Vou pesquisar o trabalho dele. É lindo!
Abração,
Rita Bittencourt
O Sorro é muito talentoso,gostei muito do trabalho dele,mas esse gaúcho tá devendo a presença no blog Tche KKKKKKKK!
ExcluirRapaz,tu faz uma puta propaganda do gaucho,e ele nem se inscreveu no teu blog ????????
ResponderExcluirTenho me interessado por esse tipo de arte e vi na net muitos vídeos sobre esse tipo de trabalho, porém os vídeos são a maioria em inglês.Não conheço nenhum lugar ou pessoa que faça essa arte. Você pode me responder algumas perguntas e dicas, se não for abuso? Primeiro, essa base(resina?) que é usada para moldar os metais, o que é? Como e/ou onde posso adquirir os materiais básicos para começar? As placas de metais para esse tipo de trabalho? Você pode me dar indicações? Grata pela atenção!
ResponderExcluirOi Eda,eu não faço essa técnica de cinzelado,mas posso te ajudar um pouco,a cera usada é breu e os punções são chamados cinzéis,as chapas talvez na Casa da bóia,os cinzéis geralmente o artista importa ou faz de forma artesanal.dê uma olhada aqui http://heartjoia.com/5236-breu-pez-repuxo-repuxado-cinzelagem-fazer-passo-passo
ResponderExcluir,o único que eu conheço que faz isso no Brasil é o Sorro Edebar citado acima,ele tem facebook,mas não sei dizer se ele pode te ajudar,mas ele é muito bom no que faz,mas não o conheço,só virtualmente,mas peça pra ele te adicionar https://www.facebook.com/sorro.bmachado?fref=ts
e também achei isso https://www.facebook.com/media/set/?set=a.491136600923993.97196.214672155237107&type=3,
Boa sorte e fique a vontade pra fazer outras perguntas,abç!
Angelo, obrigada pelo retorno.
ResponderExcluirJá adicionei o Sorro e lhe enviei uma mensagem, agora só aguardar. Eu pensei que esse breu poderia ser vendido pronto, rs. Vou dar uma olhada. Agradeço.
Eda,o breu vende pronto sim,dá uma olhada no mercado livre tem vários preços,abç!
Excluirpreciso da medida do cordão 3x1 se puderem me passar agradeço
ResponderExcluirNão entendi sua pergunta Antonio Carlos?
ResponderExcluirO artista canadense Douglas Ptyor pratica essa técnica, eu estou aprendendo por conta, observando vídeos dele, já desenvolvi algujs trabalhos, mas realmente é muito difícil se não tem as ferramentas necessárias.
ResponderExcluirO artista canadense Douglas Pryor também trabalha com essa técnica. Me inspirei nele e estou aprendendo pouco a pouco. Realmente é difícil, porém gratificante.
ResponderExcluirO Douglas Pryor é um artista incrível, sugiro Tb uma pesquisada na na artista Miriam Hanid que trabalha mais com arte utilitária e consegue dar aos metais uns movimentos de beleza singular.
ExcluirEu Tb pratico um pouco e pesquiso sobre o tema, caso queira podemos conversar mais sobre as nossas dificuldades e desafios nessa arte.
Prometo aos amigos um aprofundamento maior no assunto,tratei de forma superficial o assunto,mas vejo que há interesse de muitas pessoas sobre o assunto e também noto que é raro essa arte ser divulgada em sites e blogs.Agradeço aos amigos Élbio e Marcos a indicação desses artistas ,vou estudar e postar mais sobre o assunto.
ExcluirQue massa Elbio,é uma arte muito bonita com certeza.
ResponderExcluirOlá pessoal, eu sou do RJ e há alguns anos eu estudo e pratico repuxado e cinzelado (chasing and repousse). É uma técnica maravilhosa e viciante... Infelizmente muito pouco difundida aqui no Brasil. Precisei ir algumas vezes ao exterior para aprender um pouco mais com um dos artistas mais importantes desse segmento Valentin Yotkov (que pode ser facilmente encontrado na internet. Além dele e do Douglas Pryor já mencionado acima cito tb o artista florentino Francesco Acquafresca e a Nancy Megan Corwin, essa última com a melhor publicação sobre o tema, em ingles, que eu conheço. Estou à disposição para discutir o tema.
ResponderExcluirSim com certeza pouco difundida,mais tradicional no sul do Brasil com o pessoal da Alpaca.
ResponderExcluirNunca trabalhei com alpaca só com cobre e prata fina.
ExcluirSabe me dizer algumas formas variadas para fazer o PEZ pois não encontro os materias necessários na minha cidade?
ResponderExcluirO meu amigo mora fora e está de férias, mas já se comprometeu a passar uma receita ok, em breve!
ExcluirVou pesquisar com um amigo que trabalha com essa técnica e depois te respondo ok.
ResponderExcluirBom dia amigo
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho
Gostaria muito de fazer contato com vc
Me chama no watz
Sou do rio grande do sul
51 997513232
Gostaria se saber mais sobre essa técnica