Antes que caiam no esquecimento ou se deteriorem com a ferrugem, trago mais algumas ferramentas antigas, obtidas de sites de venda ao redor do mundo. Destaco um morceto manual, uma peça que pode ser utilizada com tranquilidade nos dias atuais.
Morça antiguissima
Pinças de mini torno de relojoeiro
Um calibrador ???? Um especimetro????
Esse parece ser um marcador ou uma ferramenta para relojoaria.
A lupa do Leonardo.
Abaixo ferramentas para furar
A ancestral e atual bigorna/morsa
Cortador de anéis que ficam presos no dedos e não saem por bem.
Martelo pena muito antigo
Alicate de corte
Balancinhas antigas,que ainda são usadas por alguns.
Uma mini morça, lindíssima!
Explorando um pouco além da joalheria, apresento abaixo mini tornos que eram utilizados em relojoarias. Essas ferramentas revelam a habilidade e a precisão necessárias para trabalhar em detalhes finos, características essenciais no universo da relojoaria.
Nossa so tem velharia rsrsrss nas de furar eu lembro de uma que era uma haste com rosca e vc movimentava outra parte em x pra cima e pra baixo fazendo a broca girar,vc chegou a conhecer alguma ??
ResponderExcluirNão são velharias, são RELÍQUIAS.
ExcluirGraças a Deus não KKKKKKKKKK.Sou saudosista mas gosto da tecnologia chamada motor de chicote.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog e pelas postagens, coleciono um pouco de tranqueiras Rsss, tenho tb algumas ferramentas manuais de ourives e relojoeiro, tento resgatar um pouco da história que com o tempo vai td para lixo!!!
ResponderExcluirFlávio,obrigado pela visita,gostei muito do seu blog também,e vou colocar o link para que as pessoas conheçam!abraço!
Excluirhttp://oficinahobby.blogspot.com.br/
Eu adoro uma ferramenta antiga, elas são cheias de história.
ResponderExcluirEu também amigo.
ResponderExcluirRoger Lima, este furador que mencionou chama-se "Trépano", quando comecei a trabalhar como Ourives nos anos 80 usei por muito tempo um destes que era do meu Pai, tinha que ter muito cuidado para não quebrar uma broca 0,7 mm. Tenho ele guardado até hoje. Mas prefiro um Foredom.
ResponderExcluirExcelente informação Pena,eu não imaginava o nome disso e acho que o amigo Roger também não.
ResponderExcluirBoa noite amigos. Estou procurando um torno pequeno antigo, como aqueles que os relojoeiros usavam. Será que alguém aqui conhece algum à venda? Obrigado
ResponderExcluirUma vez vi no mercado livre.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog! A preservação da memória depende de atitude das pessoas. Não se pode esperar pelos governos para que isso ocorra. Caso tenha um tempinho, ficarei muito feliz se visitares meu museu: www.museudosilvio.wordpress.com.
ResponderExcluirOlá Silvio, tudo bem? Que iniciativa legal! Sim eu vivo fuçando por aí e procurando salvar fotos dessas raridades, obrigado por comentar e seja bem vindo, vou visitar o seu site sim e depois comento por aqui.
ResponderExcluir