Obrigado pela visita!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MUSEU DOS LAMINADORES


É realmente fascinante descobrir que a invenção do laminador é atribuída a Leonardo Da Vinci, e as primeiras patentes datam de 1700. Embora a data exata da criação do laminador específico para ourives não seja clara, é plausível que tenha surgido junto com outras máquinas na era moderna.

A seguir, compartilharei fotos de laminadores antigos, pois percebi que encontrar imagens dessas raridades na internet pode ser desafiador. Aproveito para convidar aqueles que possuem essas raridades em suas oficinas a tirar fotos e enviá-las para ars.angelo@hotmail.com, e eu ficarei feliz em compartilhá-las aqui.


É incrível começar com este pequeno Eletrauri, um presente generoso do meu grande amigo Ari. Ao encerrar suas atividades como relojoeiro, ele me presenteou com diversas ferramentas, incluindo este laminador manual. Apesar dos canais um pouco desgastados e desalinhados, ele foi incrivelmente útil e desempenhou um papel importante no meu trabalho. Atualmente, este laminador está emprestado a um casal de amigos que são ourives, continuando a contribuir para a arte da ourivesaria. Essa história destaca a importância e o valor das ferramentas que compartilhamos na comunidade.















Esses abaixo eram laminadores duplos fabricados em Gondomar-Portugal.



 











Compartilho da sua crença de que muitas dessas máquinas podem ter sido descartadas como sucata, quando, na realidade, poderiam ser restauradas e continuar em pleno funcionamento até os dias de hoje. A restauração de equipamentos antigos não apenas preserva a história e a tradição, mas também demonstra o valor duradouro e a qualidade do artesanato que foi incorporado à sua fabricação. Restaurar essas máquinas antigas não apenas as mantém ativas, mas também as transforma em testemunhas tangíveis da evolução e da perícia na ourivesaria ao longo do tempo.

11 comentários:

  1. Fala Angelo,tudo na paz,meu professor ratinho tinha um eletroauri desse,era imenso mas muito silencioso,não sei que fim deu pois ele parou a tempos de trabalhar...

    ResponderExcluir
  2. Legal,essas fotos me remetem à infancia em porto alegre quando meu avo e meu tiu faziam suas joias usando uma engenhoca manual.Vou mandar uma fotos que eu achar pois aqui em portugaltemos muitas dessas máquinas.Saudades do brasil,abração.

    ResponderExcluir
  3. Ars, amigo!!
    Meu sonho de consumo é comprar uma laminadora basiquinha para eu não ficar tão dependente dos amigos, rsrs!
    Adoro tuas postagens, estou um pouco distante da ourivesaria, mas é momentâneo, assim espero! Obrigada pela tua colaboração e pelo Amor com que vc fala e apresenta este ofício maravilhoso!
    1000 beijos amigo!
    :)

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Lu ,um laminador manual com redução seria o ideal pra vc e nos dias de hoje está bem mais barato do que antigamente,tenho um da g3(com perfis anatômicos)que é ótimo,boa sorte pra vc (e não se afaste tanto da ourivesaria ok)

    ResponderExcluir
  5. Que beleza,alguns desses são da minha época kkkkk.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia hoje encontrei este blog que achei interessante, estava a ver o Museu dos laminadores e qual não é meu espanto ao ver um cilindro igual au meu em você diz não saber o a marca desse monstro, pois eu gostaria de informar que esse monstro é português era fabricado por uma pequena empresa sediada em Gondomar, Porto, Portugal. Gondomar é a capital da ourivesaria Portuguesa até à bem pouco tempo tinha 2 terços da ourivesaria Nacional. Se poder ajudar em qualquer duvida ou seja lá o que for estarei disponível. Facboock/hugocostelha ou geral@hugocostelha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo,a palavra 'monstro' aqui no Brasil é referencia a algo grande ou grandioso,do tipo "o cara é um monstro tocando guitarra" ou "esse transatlântico é monstro" ,não quis dizer de forma perjorativa,se vc entendeu mal peço desculpas e agradeço as informações,vou acrescenta-las na postagem,um grande abraço aos irmãos portugueses e participe sempre que quiser!

      Excluir
  7. Boa noite! Minha amiga tem uma oficina montada que foi do pai, e agora ela precisa se desfazer das maquinas pois não tem onde guarda. Poderia ajudar??

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Minha amiga tem uma oficina montada que foi do pai, e agora ela precisa se desfazer das maquinas pois não tem onde guarda. Poderia ajudar??

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Minha amiga tem uma oficina que foi do pai, e ela não sabe o que fazer com as maquinas gigantes, ela precisa desocupar pois vai vender a casa e não tem como guardar. att

    ResponderExcluir
  10. Viviane Prado tudo bem! pede pra sua amiga tirar umas fotos bem nítidas e mostrando detalhes das máquinas pra poder ver o estado de conservação e aí posso fazer uma postagem aqui no blog com as fotos e o contato dela,além de oferecer para os colegas que possam se interessar,pede pra ela me contatar email ars.angelo@hotmail.com https://www.facebook.com/ars.angelo ,posso ajuda-la sim,abç!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.