Google+ Followers

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Museu dos laminadores

Olha só que interessante,a invenção do laminador é atribuída a Leonardo Da Vinci,e as primeiras patentes estão datadas em 1700,não sei dizer quando o laminador específico para ourives surgiu,mas tudo leva a crer que assim que começou a era moderna,o mesmo nasceu junto com outras máquinas. 
Vou postar aqui fotos de laminadores antigos,pois percebi que é difícil achar fotos dessas raridades na internet,quem tiver tiver uma raridade em sua oficina tire uma foto e mande para ars.angelo@hotmail.com ,que postarei aqui.
Vou começar por esse pequeno auri,que foi presente do meu grande amigo Ari,que encerrando suas atividades  de relojoeiro,me presenteou com várias ferramentas as quais uso com muito carinho,esse laminador manual  foi bastante útil,apesar dos canais um pouco gastos e desalinhados.Hoje ele está emprestado a um casal de amigos que são ourives.


















Não tenho informação sobre a marca e idade desse monstro (no sentido de grande) abaixo,mas acredito que sejam Eletrauri,deveriam ser restaurados para preservar um pouco da história dessas maquinas fabulosas.Corrigindo, esse laminador era fabricado por uma pequena fábrica em Gondomar -Portugal,a capital da ourivesaria portuguesa,agradeço ao amigo Hugo Costelha pela valiosa informação.


 
 

Acredito que muitas maquinas dessas viraram sucata,quando podiam ser restauradas e estar até os dias de hoje funcionando perfeitamente.
Postar um comentário