Google+ Followers

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Museu dos laminadores

Olha só que interessante,a invenção do laminador é atribuída a Leonardo Da Vinci,e as primeiras patentes estão datadas em 1700,não sei dizer quando o laminador específico para ourives surgiu,mas tudo leva a crer que assim que começou a era moderna,o mesmo nasceu junto com outras máquinas. 
Vou postar aqui fotos de laminadores antigos,pois percebi que é difícil achar fotos dessas raridades na internet,quem tiver tiver uma raridade em sua oficina tire uma foto e mande para ars.angelo@hotmail.com ,que postarei aqui.
Vou começar por esse pequeno auri,que foi presente do meu grande amigo Ari,que encerrando suas atividades  de relojoeiro,me presenteou com várias ferramentas as quais uso com muito carinho,esse laminador manual  foi bastante útil,apesar dos canais um pouco gastos e desalinhados.Hoje ele está emprestado a um casal de amigos que são ourives.


















Não tenho informação sobre a marca e idade desse monstro (no sentido de grande) abaixo,mas acredito que sejam Eletrauri,deveriam ser restaurados para preservar um pouco da história dessas maquinas fabulosas.Corrigindo, esse laminador era fabricado por uma pequena fábrica em Gondomar -Portugal,a capital da ourivesaria portuguesa,agradeço ao amigo Hugo Costelha pela valiosa informação.


 
 

Acredito que muitas maquinas dessas viraram sucata,quando podiam ser restauradas e estar até os dias de hoje funcionando perfeitamente.

7 comentários:

  1. Fala Angelo,tudo na paz,meu professor ratinho tinha um eletroauri desse,era imenso mas muito silencioso,não sei que fim deu pois ele parou a tempos de trabalhar...

    ResponderExcluir
  2. Legal,essas fotos me remetem à infancia em porto alegre quando meu avo e meu tiu faziam suas joias usando uma engenhoca manual.Vou mandar uma fotos que eu achar pois aqui em portugaltemos muitas dessas máquinas.Saudades do brasil,abração.

    ResponderExcluir
  3. Ars, amigo!!
    Meu sonho de consumo é comprar uma laminadora basiquinha para eu não ficar tão dependente dos amigos, rsrs!
    Adoro tuas postagens, estou um pouco distante da ourivesaria, mas é momentâneo, assim espero! Obrigada pela tua colaboração e pelo Amor com que vc fala e apresenta este ofício maravilhoso!
    1000 beijos amigo!
    :)

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Lu ,um laminador manual com redução seria o ideal pra vc e nos dias de hoje está bem mais barato do que antigamente,tenho um da g3(com perfis anatômicos)que é ótimo,boa sorte pra vc (e não se afaste tanto da ourivesaria ok)

    ResponderExcluir
  5. Que beleza,alguns desses são da minha época kkkkk.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia hoje encontrei este blog que achei interessante, estava a ver o Museu dos laminadores e qual não é meu espanto ao ver um cilindro igual au meu em você diz não saber o a marca desse monstro, pois eu gostaria de informar que esse monstro é português era fabricado por uma pequena empresa sediada em Gondomar, Porto, Portugal. Gondomar é a capital da ourivesaria Portuguesa até à bem pouco tempo tinha 2 terços da ourivesaria Nacional. Se poder ajudar em qualquer duvida ou seja lá o que for estarei disponível. Facboock/hugocostelha ou geral@hugocostelha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo,a palavra 'monstro' aqui no Brasil é referencia a algo grande ou grandioso,do tipo "o cara é um monstro tocando guitarra" ou "esse transatlântico é monstro" ,não quis dizer de forma perjorativa,se vc entendeu mal peço desculpas e agradeço as informações,vou acrescenta-las na postagem,um grande abraço aos irmãos portugueses e participe sempre que quiser!

      Excluir