Obrigado pela visita!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alianças e os póros

Desafios Comuns na Soldagem de Alianças e Dicas Úteis

Introdução:

As alianças representam a maior fonte de receita para pequenas oficinas, incluindo a minha. Muitos ourives já se depararam com a frustração de encontrar aquele pequeno ponto preto desagradável exatamente onde a solda foi aplicada. A sensação é de querer derreter a peça só de raiva, não é mesmo?

Dicas Úteis:

  1. Elimine Vãos na União:
    Ao unir as extremidades da aliança para soldagem, certifique-se de que não há nenhum vão. Alinhe as pontas minuciosamente, utilizando uma serra para remover possíveis irregularidades. Somente depois desse alinhamento, com o auxílio de prataflux ou soldaron, inicie a soldagem sem complicações.

  2. Cuidado com o Branqueamento:
    Evite branquear a peça antes de soldá-la, especialmente se estiver usando ácido sulfúrico ou muriático. Embora a afirmação de que o ácido dificultaria a soldagem careça de fundamento científico, alguns ourives experientes sugerem precaução. Verifique a necessidade de uma nova solda antes de aplicar o sal branqueador, pois sua utilização pode prejudicar o processo de soldagem.

  3. Lide com Poros com Calma:
    Se um poro surgir, mantenha a calma, pois xingar não ajudará (embora seja tentador). Utilize uma serra para remover a área afetada, geralmente na região da solda. Certifique-se de eliminar completamente o poro. Após essa etapa, proceda com a soldagem novamente. Tenha cautela ao lixar, pois a peça geralmente está pronta quando o poro é descoberto, e lixar excessivamente pode afinar e deformar a aliança.

Conclusão:

Lidar com poros durante o processo de soldagem pode ser desafiador, mas seguindo essas dicas, é possível enfrentar esses obstáculos com mais confiança. A busca por técnicas aprimoradas e a atenção aos detalhes são fundamentais para garantir a qualidade e integridade das joias produzidas."

Espero que essas sugestões aprimorem a clareza e o impacto das suas dicas.

O primeiro passo é serrar com uma serra fina (3/0) bem em cima do poro,vá serrando até não enxergá-lo mais.

Depois passe plataflux ou soldarom, como na foto abaixo.
Solde com cuidado para não fundir a solda anterior, pois assim terá que lixar novamente a aliança por inteiro o que acabaria deformando a peça.
Eu recomendaria baixar um pouco a fusão dessa solda (acrescenta-se solda de prata fraca, apenas uma pequena fração, a receita de solda de prata está numa postagem aqui no blog)
Lime com muito cuidado, limando apenas a saliência da solda.
Lixe com muito cuidado.
Pronto! É só polir e terá uma aliança sem furinhos e  clientes satisfeitos.

8 comentários:

  1. Ficarei muito grata se vc por as fotos do processo! ^^

    ResponderExcluir
  2. Larissones,ai está querida,se gostar comente,seu comentário aumenta a saúde do blog,se não gostar pode comentar também,no problem.

    ResponderExcluir
  3. Oi, amigo
    Obrigada pela visita ao meu blog e pelos seus comentários sempre gentís. Você é um dos poucos que comenta. Vejo no meu contador de visitas que a "espiação" só aumenta mas, comentários, nada... Lá postei uma crônica dedicada a você ( Querida vovó). Dê uma espiadinha...
    Adorei a dica de como tapar o furinho da aliança. Valeu!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. ei colega quanto ao acido é so usar uma soluçao de agua com bicarbonato

    ResponderExcluir
  5. O que a gente faz quando a prata fica com manchas depois do polimento? Mesmo lavando com sabão de coco a danada da mancha fica.
    Ah, adorei a dica, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Essa mancha chama-se fastasma,e acontece quando se aquece demais a prata,talvez lixar e polir de novo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.