Obrigado pela visita!

domingo, 27 de junho de 2010

PLACA REFRATÁRIA PARA OURIVES

A placa refratária é um componente essencial na bancada, posicionada na parte superior, onde são realizadas soldas e fundições de ouro e prata. Durante o processo, o metal é derretido no cadinho, e a placa serve como uma camada protetora contra o calor intenso, evitando que o tampo da bancada sofra queimaduras.

Embora diversos materiais, como madeira, tijolo e telhas, sejam utilizados para esse fim, é aconselhável empregar uma placa apropriada. Essa escolha facilita a soldagem de peças sobre ela, pois a placa possui a espessura correta. Se for muito grossa, como um tijolo, pode roubar calor, tornando a soldagem mais difícil e demorada. Uma placa fina é ideal, mas é importante colocar outra camada protetora abaixo para preservar a bancada.

Antigamente, a placa de amianto era comumente utilizada (conforme a primeira foto), mas foi proibida devido a preocupações com a saúde e removida do comércio. A malha de aço sobre a placa desempenha um papel importante, evitando a perda de calor. Atualmente, as placas encontradas nas fornecedoras são semelhantes, mas são fabricadas com materiais diferentes, em conformidade com regulamentações de segurança.

.

Esse kit abaixo está disponível em todas as fornituras, faça o seu orçamento.

Eu uso essas placas de Carborundum para proteger a bancada das chamas; no entanto, não sei indicar exatamente onde vocês poderiam encontrá-las. Talvez em empresas especializadas em materiais refratários, especialmente aquelas que fornecem para fornos Mufla.


Mas atenção! Eu não realizo soldas diretamente sobre essa placa de Carborundum; em vez disso, utilizo a placa Honeycomb, também conhecida como colmeia. Essa placa pode ser encontrada em fornecedoras e, na minha opinião, é a melhor opção. No entanto, é importante destacar que ela é mais frágil. Mais adiante, eu ensinarei como criar um suporte para protegê-la de maneira mais eficiente.




Essa estrutura foi fabricada em cobre e soldada com solda de prata. Seu processo de fabricação não tem segredo algum: basta pegar um fio de cobre maciço, como os de eletricidade, retirar a capa plástica com um estilete, achatar um pouco cortando-o para deixá-lo plano e, em seguida, moldá-lo e cortá-lo utilizando a própria placa Honeycomb como guia.







Eu recomendo a  FornituraVirtual,  uma empresa nova com um compromisso de atendimento cordial, preços excelentes, orçamentos e envios rápidos. Vale destacar que o site pode não conter todos os produtos disponíveis na loja, então, caso não encontre o que procura no site, sinta-se à vontade para fazer perguntas pelo WhatsApp.

2 comentários:

  1. Olá Ars!
    Oi, Ars!
    Tudo bem, amigo?
    Acabo de visitar o teu blog (e já estou seguindo!rsrs!) e estou amando!
    Obrigada por compartilhar teu conhecimento com tanta generosidade!
    Ars, estou montando minha bancada (sou iniciante na "Arte da Ourivesaria"), gostaria de saber se há um outro material que substitua a placa de amianto, pois, fiquei sabendo que o contato constante pode trazer sérios problemas de saúde.
    Obrigada desde já!
    Abraço Fraterno!
    :)

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Podes usar um tijolo comum(tijolo caipira)ou um tijolo reflatário daqueles fininhos que são usados em churrasqueiras ou a placa honey comb,que vc vê aqui no blog,abçs.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.