Obrigado pela visita!

domingo, 27 de junho de 2010

LIMAS PARA OURIVES


As limas são fundamentais no ateliê, possuem diversos formatos e tamanhos e são divididas em dois tipos primários:
Lima Bastarda: Esse tipo de lima é para desgaste grosso.
Lima Murça: Esse tipo de lima tem o corte mais suave e serve para semi acabamento, existe outras nomenclaturas como bastardinha, corte simples ou duplo enfim...
Os formatos das limas para ourives são esses:
Redonda, meia cana, triangulo, quadrada, chata, oval, barrete, faca etc.
Procure comprar limas da marca Vallorbe ou Midget; são as melhores do mercado, mas existem outras que também servem e custam menos do que os 300/400 reais que custará um jogo Vallorbe original. Até mesmo um jogo da Vonder serve para o ourives trabalhar e custa na faixa de 40,00 reais, mas não tem a mesma qualidade e acabamento e dura muito menos obviamente.
Outro fato importante: Existem produtos da Vallorbe, Antílope entre outras marcas que são amplamente falsificados por nossos irmãos chineses, então tome cuidado na hora da compra. 
Lima agulha Vallorbe: Limas de origem suíça e com um preço  meio salgado, porém duram anos se forem bem cuidadas e usadas só com prata e ouro. Como já foi dito a pouco, existe uma Vallorbe de 2 linha sendo muito provável que seja chinesa e a sacanagem é quando o lojista vende como se fosse a original, por isso eu indico a Virtual sempre. Essa de segunda linha custa a metade do preço da original.
Existem inúmeros modelos de limas dessa marca, mas nas fornituras nacionais serão encontradas essas nas fotos abaixo. Geralmente vendida em jogo de 6 modelos diferentes, assim como vendidas separadamente.
Abaixo o jogo de seis limas nos formatos chata/meia cana/triângulo/quadrada/redonda/barrete, mas existe um outro jogo que vem com as limas oval/faca e outras, mas é difícil de encontrar. São encontradas no tamanho de 16 mm. Essas são encontradas no grão 2, dificilmente vai encontrá-las em outras medidas.

As limas Habilis são limas para um desbaste mais pesado, tem um tamanho maior que as limas tipo agulha, enquanto a agulha tem 16 mm e grão 2, as Habilis são vendidas individualmente apenas nos formatos meia cana e chata, tem outros formatos como redondo, retangular e quadrado, mas somente quando compradas em kits de 5 limas; ela possui 21,5 mm de comprimento sendo também mais larga. São encontradas nos grãos 00, 0, 1 e 2, sendo a 00 tem a gramatura mais grossa, a lima vai diminuindo a gramatura até a de grão 2, a Habilis de gramatura mais fina.





Abaixo um outro jogo de limas Habilis de gramatura 4, só que esse é para desgastar cera de modelagem e não serve para metal. Essas limas abaixo possuem o corte mais grosso que a lima para metal como podem observar no detalhe abaixo na segunda foto.

Abaixo um jogo de lima Habilis para cera de gramatura 3, sendo mais grossa que a lima acima.
Abaixo lima meia cana dupla.




Limas agulha Midget: Limas também de origem suíça e também tem uma boa qualidade; o preço é bem mais atrativo que a famosa Vallorbe.



Jogo de Lima Agulha Vonder-12 peças

Há muito tempo eu tinha a curiosidade de experimentar esse jogo de lima da marca Vonder, ver como se comporta no uso com ouro e prata. A primeira impressão foi ótima, o cabo emborrachado é bastante macio e a princípio parece ser firme também.
As limas tem os modelos clássicos que usamos no dia a dia, e ainda não dá pra saber a durabilidade, mas tem que se levar em conta que você não vai ter um jogo de lima com a qualidade de uma Vallorbe que custa dez vezes mais.

O jogo tem 2 limas no modelo chata paralela, sendo uma bastarda (corte mais grosso para desgaste) e uma murça (corte mais fino para acabamento).Também a chata bastarda afilada e chata murça afilada, faca murça afilada, meia cana murça afilada, triangulo murça afilada, redonda murça afilada, oval murça afilada, quadrada murça afilada, amêndoa murça afilada, barrete murça afilada. Afilada significa fino/pontiagudo/afinado.
As limas tem 15mm de comprimento total.



 A comparação com o tamanho da lima Vallorbe.


Outra lima excelente é da marca Rocast, tem mesma qualidade das limas acima e com um preço muito acessível.

Abaixo a lima KF para enxada- Essa lima é excelente pra desgastes pesados, muito útil na bancada.



Existe as limas da marca Diloy, inclusive as do tipo Habilis, são boas também, porém não espere a mesma qualidade de uma Vallorbe.

4 comentários:

  1. Olá. Eu estou nos primeiros passos da ourivesaria e gostaria de ter algumas peças para treinar em casa. Vc recomendaria a Vonder? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá. trabalho com artesanato em madeira, essas limas para desgastar cera serviriam para dar forma em pequenas peças? Grato.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.