Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

CADINHO PARA OURO E PRATA

Esse companheiro aí é o cadinho, utilizado para fundir metais não ferrosos como ouro, prata, latão e cobre. Ele é feito de cerâmica refratária e também de grafite; no entanto, vou abordar o cadinho mais comum, que é o de cerâmica.

O cadinho apresenta vários formatos, como quadrado, redondo, copo, entre outros.

Cadinho quadrado:
O cadinho quadrado está disponível em vários tamanhos, utilizando as medidas 1, 2, 3, 4, 5, sendo o número 1 o menor e o número 5 o maior.



Quando o cadinho é novo, há a necessidade de "vitrificá-lo" com Bórax. Coloca-se um pouco de Bórax em seu interior, derretendo-o em seguida com a ajuda do maçarico, formando uma camada que se assemelha a um caramelo de açúcar em todo seu interior. Dessa forma, quando fundirmos um metal, o mesmo não irá grudar na cerâmica do cadinho. Abaixo, o cadinho pronto para uso.

















As marcas mais conhecidas são Daufenbach e Tupy, mas é importante dizer que às vezes alguns cadinhos apresentam problemas, como a criação de bolhas de ar enquanto se funde o metal, fazendo com que o metal acabe espirrando para fora do cadinho. Isso não tem nada a ver com a marca, mas sim com a queima que a empresa fez no cadinho durante sua fabricação, ou então pode estar relacionado ao material com algum problema utilizado no lote em questão. Não culpe a fornecedora, que apenas revende o produto e nada pode fazer. O melhor é cruzar os dedos e torcer para pegar um lote bom.
Um complemento importante ao cadinho é o suporte de cadinho ou porta cadinho. Existem diferentes modelos, como o porta cadinho médio de 25 cm e o porta cadinho grande com 40 cm.

 Existe um porta cadinho médio de 25 cm:

Também um porta cadinho grande com 40 cm
















Cadinho Redondo.

O cadinho redondo, de parede mais fina, é bastante eficaz na hora de fundir os metais, pois não precisa de muito tempo para atingir a temperatura de derretimento da prata ou ouro. No entanto, é mais frágil que o tradicional cadinho quadrado, então é necessário cuidado ao manuseá-lo. Deve ser acomodado no suporte correto, específico para cadinho redondo, evitando quebras. Abaixo estão alguns suportes adequados para cadinho redondo.


Abaixo outro modelo de suporte pra cadinho grande.

Além disso, apresento uma sequência dos tamanhos e a capacidade aproximada de cada cadinho, fornecendo uma orientação para iniciantes.






Também é importante mencionar a existência do cadinho chinês, mais acessível, de tonalidade mais branca, e o cadinho italiano, de qualidade superior, com tonalidade mais amarelada e custo mais elevado.

2 comentários:

  1. Estou começando a fundir prata. vou fazer uma cadinho para prata usando gesso refratário em pedra, que material é esse que você comenta"borax" aonde o consigo, em testes percebi que o metal gruda um pouco msm na superficie do cadinho.

    ResponderExcluir
  2. Jack,desculpe não ter respondido antes,pois fim de ano é correria,mas se ainda não encontrou o borax então vamos lá,o borax é um sal usado como fundente(auxiliar de fundição)e vc pode comprar nas fornituras é vendido por kilo e não é caro,ou em casas que vendem produto pra funileiro,Abç.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.