Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

ARCO DE SERRA PARA OURIVES


O arco de serra é uma ferramenta essencial utilizada em grande parte dos processos de fabricação e conserto de joias. Todo arco de serra possui duas borboletas para prender as serras, apresentando variações no formato e tamanho, como veremos abaixo. O arco mais comum é o de 80mm, equipado com três borboletas.
Arco de serra 80mm fixo - Esse arco não possui a regulagem superior, no entanto, esse detalhe não altera em nada sua qualidade como ferramenta. Eu mesmo aprecio bastante esse tipo de arco.


Arco de serra 80mm com esticador - Este arco possui uma quarta borboleta para ajuste fino da serra.


O arco de serra mais comum para ourives é o de 80mm, mas é possível que alguns profissionais optem por arcos maiores, como o de 150mm e até mesmo o de 200mm.


Existem diversas marcas de arcos de serra, e o arco nacional pode ser uma excelente escolha para quem está começando e montando uma oficina. Marcas alemãs como Hercules e Golden Eye (meus preferidos) são excelentes; Vallorbe também oferece uma linha de arcos muito interessante. Até mesmo opções mais avançadas, como o levíssimo e tecnológico Knew, podem ser uma boa escolha para quem tem recursos disponíveis para investir e pode importar esse super arco.
As serras : Utilizadas no arco são adquiridas em dúzias e possuem uma numeração que define a quantidade de dentes da serra. A tabela funciona mais ou menos assim:

Serra fina 8/0-7/0-6/0-5/0-4/0-3/0-2/0-0-1-2-3-4-6-7-8 Serra Grossa

Existe uma lógica que sugere que se deve escolher o número de serra calculando que a quantidade de dentes que caberia na espessura do metal a ser serrado deveria ser de três dentes, nem menos nem mais. Gosto de usar as serras 2/0, 3/0 e 4/0 da marca Antílope e Vallorbe. No entanto, há outras marcas disponíveis, como Gold Shark, Gut, entre outras.

As serras são geralmente compradas por dúzia, adquirindo-se a grosa com 12 dúzias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.