Mais duas ferramentas saindo do forno, ou melhor, do torno.
Quando o amigo Flávio disse que estaria fabricando o dado ranhura e o dado bola eu sugeri a ele algumas modificações nas duas ferramentas. Sempre atencioso com o cliente, ele prontamente fez as modificações possíveis e o resultado eu mostro nos vídeos abaixo.
Carlos Salem é professor de ourivesaria, designer de joias e escritor. Mestre Carlos é o pioneiro da literatura sobre a Ourivesaria no Brasil e lançou o livro mais expressivo e didático sobre o assunto. Conheci os livros numa época em que a internet e consequentemente as redes sociais ainda engatinhavam ou sequer existiam, o que tornava o aprendizado autodidata muito dificil; o livro 'Joias- Os Segredos da Técnica' foi um porto seguro para meu aprendizado.
Também comprei o livro Joias- Criação e Design e também o DVD- O Caminho das Pedras; todos feitos com muita dedicação por parte do autor.
Vale destacar que o DVD Caminho das Pedras é sem dúvida o melhor e talvez o único DVD-curso feito de forma profissional no Brasil. É um material básico, porém muito bem elaborado; possui um tutorial muito didático e com excelente ampliação e qualidade de imagem.
Deixo abaixo as informações pessoais, videos e também links para quem quiser conhecer melhor ou adquirir o excelente material didático do professor Carlos.
Carlos Salem é professor e consultor no ramo joalheiro há mais de 40 anos tendo orientado cerca de 2.000 alunos e prestado assessoria na implantação de dezenas de negócios neste segmento. Entre eles Camila Guebur, Ana Tineli e Julia Blini.
Participou de exposições em diversas galerias de arte e museus como Louvre e Pinacoteca do Estado de São Paulo, Feninjer e atelier próprio.
É autor dos primeiros livros didáticos sobre joalheria em língua portuguesa com mais de 8.000 cópias vendidas em todo o território nacional:
Chegamos as 500 mil visitas em quase nove anos de blog e para um blog é um número expressivo. E vamos em frente...
Atenção!
Li
num grupo uma colega respondendo a pergunta de outra colega que não tinha
perigo de quebrar as pedras na hora de cravar, mas se a pedra não for o brilhante que é resistente, as outras pedras têm riscos sim, não caiam em
papo furado. A ferramenta é muito fácil de usar, mas um pouco de conhecimento e
cuidado tem que se ter com toda certeza
Vogue é a revista de moda mais famosa e conceituada do mundo e nesse mês lança uma edição super especial com a cantora Rihanna na capa. Essa edição é especial pois precede as edições mundiais da Fashion Week e sendo a revista mais importante nesse quesito, vem com um apanhado das tendências que irão nortear a moda até a próxima estação. Outro fato importante é a mudança recente do editor depois de 25 anos.
Aí você me pergunta o que um ourives caipira do interior de São Paulo entende de moda? Eu respondo, nada! O que sei é que o amigo Fabricio André, um autêntico representante da ourivesaria brasileira foi citado nessa importante revista. E isso tem que ser comemorado por todos os milhares de amigos de profissão; desde aquele que está num cantinho improvisado fazendo sua arte até aquele que teve a oportunidade de estudar numa escola de belas artes e assim tem conhecimento mais apurado para poder reconhecer o mérito e a qualidade de um artista talentoso.
Também foram citados outros artistas como Yael Giveon de Israel, Lydia Saurel de Paris, Agnes Lenoble do Uruguay entre outros.
Abaixo o trecho que fala especificamente do mestre DoCarmo!
Traduzindo (a grosso modo):
DoCarmo tem um estilo de joalheria que combina a paixão e a criatividade brasileira com a elegância e precisão tradicionais da Áustria. O mestre joalheiro Fabricio do Carmo nasceu no Brasil e hoje mora em Viena, onde segue seu sonho de criar peças únicas para seus clientes.
Abaixo uma pequena amostra do trabalho desse mestre:
Fabricio André é de Campinas e por uma década viajou no melhor estilo hippie raiz, esticando seu pano e desfilando sua arte pelo Brasil e outros países da América do Sul. Essas andanças acabaram levando-o a Europa onde já se vão mais de doze anos no velho mundo.
Morando em Viena (Áustria), o artista está aperfeiçoando sua ourivesaria pois tem a oportunidade de estar em contato com as mais diversas técnicas empregadas nessa arte; as quais vai dominando com maestria. Se não bastasse ser um artista talentoso e um cara gente finíssima, mestre Fabricio é extremamente humilde e prestativo com todos os que estão a sua volta, sempre ajudando e incentivando.