Esse mecanismo acima é um moto redutor; nada mais é do que um motor e uma caixa de engrenagens de redução. Este também é o recurso mais usado para motorizar laminadores manuais.
Infelizmente, muita gente cai nessa cilada, gasta uma grana para adaptar e, depois de algum tempo (às vezes poucos meses), tem uma grande decepção.
Não cometa a besteira de adaptar, não dá certo!
Entenda o seguinte: o laminador manual consiste em uma combinação de materiais projetados para trabalhar de forma manual. Quando digo isso, refiro-me ao aço usado nos rolos, nos mancais e no chassi. Eles não foram projetados para suportar uma tração motorizada, mas sim o trabalho executado manualmente. O laminador elétrico é projetado com um material diferente do laminador manual, utilizando um aço especial tanto nos rolos quanto nas engrenagens e no chassi. Ele é projetado para suportar o esforço absurdo que terá que aguentar, por isso custa mais caro. Não é simplesmente por possuir um motor, mas sim por apresentar aço e bronze superiores em sua fabricação.
Se você não entendeu nada do que eu disse, é fácil explicar: é possível uma moto rebocar um caminhão? Na subida? Essa é a diferença entre o laminador manual e o elétrico. A diferença não está apenas no motor, mas em todo o material.
Como eu sei disso?
- -Relato de arrependidos.
- -Meu interesse e estudo sobre ferramentas e máquinas de quase 15 anos.
- -Trabalhei dois anos dentro da melhor e mais tradicional fabricante de laminadores do Brasil, onde pude ver laminadores manuais chegarem completamente deformados porque algum "gênio" resolveu adaptar com motor e laminar tarugos imensos, e não aguentou dois meses...
Um laminador adaptado vai se desgastar dez vezes mais rápido se for motorizado. Lembro-me de um fabricante que lançou um pequeno laminador motorizado nos anos 2000. Ele simplesmente pegou um laminador manual e adaptou, vendeu centenas desses laminadores. Depois de um ano, o mesmo sofria um grande desgaste nos mancais e engrenagens, tornando-o inutilizável.
Fica a dica!
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