Obrigado pela visita!

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Conserto de Joias 5- Protegendo as pedras da temperatura na hora de soldar.

Dica preciosa para o iniciante! Essa dica eu utilizo ha muito tempo e tem funcionado muito bem. Essa técnica é um recurso comum e existe muitas receitas parecidas, porém esse método eu desenvolvi com o tempo e foi o melhor até hoje.
Vejam o que é usado para proteger as pedras:
 Corretor ortográfico liquido: protege e também pode ser usado em soldas, ou seja, se não quiser que a solda escorra para determinada área basta passar esse produto e o mesmo irá "barrar" a solda.

Ácido Bórico combinado com álcool liquido, álcool gel, água etc:

Gesso Comum:


Ácido bórico:

Argila:
Obviamente existe uma pasta protetora específica para esse trabalho, mas eu nunca achei pra comprar. Também existem outras técnicas ou materiais que são usados, mas o intuito da postagem é mostrar o meu procedimento. 
Eu fiz um vídeo para melhor compreensão e você poderá assistir logo abaixo.
Nos meus consertos eu uso a seguinte sequência: Passo o fluxo de solda Prataflux sobre as pedras e/ou trabalhos de buril ou fosqueados. O Prataflux facilita o processo de aplicação por ser uma pasta e também possui componentes que vão ajudar a joia a manter seu polimento e não oxidar.
Após isso eu mergulho a joia no ácido bórico; esse sal também ajuda a proteger a peça da oxidação e da temperatura. E por último uso o gesso, um excelente isolante térmico e também serve de base para a peça ficar na posição de solda.
Não arrisque soldar joias com pedras naturais (com exceção do diamante e do rubi). Pedras como Esmeralda, Âmbar, Coral, Pérola jamais devem ser expostas à média ou alta temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas.