Obrigado pela visita!

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Iniciantes atenção!

Quer ser um bom profissional? Leia abaixo!

Quando iniciei esse blog eu não sabia muito bem como faria ou como criaria conteúdo para os leitores. A motivação de fazer um blog não foi por "modinha" ou necessidade de ser notado e sim a antipatia e egoismo que existia na profissão.
A rede social era o Orkut e alguns profissionais tratavam a profissão como se fosse um segredo templário. Mesmo no Orkut onde existiam pessoas gentis e dispostas a dividir o conhecimento também existia sub grupos onde o ourives iniciante jamais faria parte. Outro fato é que os mestres quando resolviam ensinar, não tinham muita paciência com pormenores como perguntas ingênias e explicações muito detalhadas.
 O blog se iniciou assim, na raça! E muitas vezes foi tema de piadas desses "mestres". Certa vez eu acabei caindo de paraquedas num bate papo fechado no Orkut onde três mestres falavam mal do blog; eu me limitei a dar um boa noite e deixar os caras meio sem rumo e totalmente constrangidos. Mas com o passar dos anos eu consegui melhorar um pouco minha ortografia ( mas ainda erro muito); e também ajudar centenas de pessoas. 

Tá! E como ser um bom ourives?

A dica mais preciosa seria entrar num curso presencial (caso na sua cidade ou numa cidade próxima tenha alguma escola de joalheria). Não perca tempo tentando aprender sozinho caso tenha essa possibilidade. Se não puder fazer um curso numa escola a segunda opção seria essa abaixo:
Hoje temos internet acessível à todos sendo que no Youtube temos canais com mestres como Gelson Silva, Nilson (pedra na joia), Arteiro Brito e também os gringos como o mestre Pablo Cimadevila entre outros. Temos o Facebook com inúmeros grupos. Destaco meu grupo e o Ourivesaria Técnica do mega mestre Do Carmo (Fabricio André) e agregados.
Esses caras tem uma didática muito boa e o segredo deles além do carisma de alguns é que os caras estudam muito todo material relacionado à profissão; se dedicam e repassam suas conquistas e descobertas (pulo do gato). Eu noto que a maioria tem preguiça de ler, de se aprofundar; o próprio Gelson já manifestou essa opinião em diversos vídeos: Tem muita coisa que pode ser pesquisada no Google e assim a gente se concentra nos assuntos mais específicos da profissão. Quando entrar num grupo de ourives ou acessar o Youtube, veja todo o material que está exposto ali, assim você não irá perguntar pela 300ª vez qual é a receita da solda de prata (por exemplo).
Leia e tenha bom senso pra filtrar as informações.
Estude o material que está exposto aqui no blog e em outros canais de informação.

Alinhamento, perspectiva, organização e acabamento.

Bons professores geram bons alunos e desses bons alunos surgem profissionais excelentes e alguns geniais. Agora se você resolver se guiar por um ourives mal organizado, trabalhando de modo precário e com ferramentas improvizadas. Que passa informações equivocadas e muitas vezes não consegue dizer nem o nome das ferramentas que está usando, aí você está numa roubada. 
E infelizmente as redes sociais possibilitam o surgimento desse tipo de situação. Eu já vi absurdos como um cara metendo a mão dentro do cianeto quente enquanto banhava uma peça ao ar livre sem a mínima segurança ou uso de Epis, mas quando foi questionado ele disse que o rapaz que o indagou precisava estudar, pois até maçã tinha cianeto (detalhe que o rapaz que o questionou era ou pelo menos dizia ser um quimico ou professor de química). Esse é o chamado culto à ignorância, pois bastava ver que centenas de pessoas que  passaram a ofender esse professor que só tentava abrir os olhos do colega irresponsável que colocava a vida das pessoas em risco com seu vídeo. Já vi um cara fundindo ouro e acrescentando soda cáustica à colheradas; outro fazendo purificação de ouro com ácidos que são muito perigosos como se preparasse uma jarra de suco, isso tudo no meio do quintal, sem proteção e cercado de crianças curiosas. Todo mundo é livre pra gostar ou não seja lá o que for, mas o culto à ignorância é um retrocesso terrível e perigoso. 
Não entendam essa postagem como despeito ou rancor de minha parte, não é! Eu já dedico dez anos da minha vida ajudando quem está começando e apenas desejo que sejam ótimos profissionais e preservem sua integridade física. As opções estão aí, faça a sua escolha! Leiam, aprendam e executem da forma correta, usem o bom senso.
Abraço!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pelo blog, acompanho a pouco tempo, estou acabando um curso e aqui com certeza contem muita informação.

    ResponderExcluir

Mais visitadas.