Pular para o conteúdo principal

COMO RETIRAR A ALIANÇA PRESA NO DEDO INCHADO.


É importante saber algumas técnicas para remover uma aliança ou anel que está preso no dedo devido a inchaço ou outros motivos. Existem várias abordagens para resolver esse problema, e vou descrever três métodos que conheço:

Cortador próprio: Existe um cortador específico para remover anéis que ficaram presos no dedo. Esse dispositivo é vendido em fornituras. Ele é projetado para cortar o anel de forma segura, evitando danos ao dedo.
Tesoura de ourives ou alicate de corte: Em alguns casos, uma tesoura de ourives ou um alicate de corte podem ser utilizados para cortar o anel. É importante ter cuidado ao utilizar essas ferramentas para não machucar o dedo.




Quando a tesoura não dá conta eu uso esse sistema abaixo:
Método com serra e alicate: Este método envolve o uso de uma serra específica para joalheria e um alicate adaptado. Aqui está o passo a passo: 



 Essa adaptação segura o aro dessa forma como está na foto abaixo, útil pra diversas ocasiões.
 Primeiro, inverta a serra, colocando o corte para dentro.



 A serra vai ficar invertida


Em seguida, corte um pequeno triângulo de lixa para proteger a mão do cliente.

 Com cuidado, encaixe a serra no alicate adaptado.
 Prenda a serra na borboleta do cabo e note que a serra vai ficar solta.
 Com cuidado use a borboleta de cima para esticar a serra.
Peça ao cliente para apoiar a mão sobre o balcão ou mesa.
Lembrando que a aliança está sendo serrada de dentro para fora.
Use o alicate para segurar o aro da aliança e comece a serrar devagar.
Procure serrar no mesmo lugar para evitar danos excessivos ao anel e à serra.
Após a serra atravessar o aro, é necessário abrir a aliança antes de removê-la do dedo do cliente, para evitar rasgar o dedo, pois o corte foi feito na transversal e está afiado.
É importante praticar essas técnicas com cuidado para evitar danos ao anel e, principalmente, para garantir a segurança do cliente durante o procedimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Botijão de gás P2 pequeno está proibido!

Os órgãos competentes (bombeiros, Inmetro) resolveram proibir a comercialização desses botijões menores (P2). O motivo é muito simples: são extremamente perigosos! Depois de um amigo do grupo de ourives mencionar que os mesmos não possuem válvula de segurança (essa válvula está presente nos botijões maiores como o P5 e o mais comum, o P13), fui buscar mais informações e realmente fiquei assustado com esse assunto, já que uso esses pequenos há três décadas. Há relatos de mortes e acidentes terríveis devido ao mau uso desses pequenos. Mas aí você pode alegar que, usando com cuidado, não haverá problemas. Você realmente quer arriscar? Além de não possuírem a tal válvula de segurança, outro dado me assustou: testes detectaram que esses botijões têm a parede muito mais fina que os outros botijões maiores e mesmo assim, quando são recarregados, recebem três vezes mais pressão do que o botijão grande. Ou seja, temos uma bomba ao nosso lado! Quanto aos que são comercializados, existe outro...

BANCADAS PARA OURIVES

A bancada do ourives pode ser tão simples e básica quanto a da foto acima, custando aproximadamente R$ 1.000,00. No entanto, muitos optam por fabricar sua própria bancada ou encomendá-la a um marceneiro, personalizando-a de acordo com suas preferências. No meu caso, escolhi restaurar uma antiga bancada, substituindo o tampo, e em seguida, encomendei gavetas e um painel de ferramentas. Acredito que seja mais prático ter as ferramentas sempre à mão. Vale ressaltar que minha bancada é ampla, como mostra a foto abaixo, com medidas de 1,30 m x 0,60 m. Isso permite acomodar a maioria das ferramentas utilizadas durante o trabalho na própria bancada. Em comparação, as bancadas compradas prontas geralmente possuem dimensões de 1,00 m x 50 cm. Vou compartilhar fotos de diversas e belíssimas bancadas que consegui encontrar ao navegar pela internet. *Imagem retirada do site Rio Grande Tools *Imagem retirada do site  Rio Grande Tools *Imagem retirada do site  Rio Grande Tool...

Cálculo pra reproduzir uma peça feita em metais não nobres ou cera para ouro e prata.

Quando quiser saber quanto pesaria um peça em prata, latão ou cobre para fazê-la em ouro ou mesmo uma peça de latão ou cobre para fazê-la em prata, use os cálculos abaixo: Calcular prata para ouro    Calcular latão para ouro Calcular cobre para ouro Calcular latão para prata Calcular cobre para prata Calcular peso da cera para prata, ouro, cobre e latão. Para você que é leigo no assunto, entenda que quando me refiro à cera, quero dizer um protótipo de cera que passará pelo processo de fundição de cera perdida e se transformará em uma joia ou uma peça de metal não nobre para posteriormente passar pelo processo de folheação em ouro ou outros tipos de banhos galvânicos.