Amigos, estou iniciando um estudo sobre fundição de cera perdida. Apesar de pesquisar muito, não encontrei informações sobre as ceras em relação às cores e se essas cores são apenas decorativas ou representam a dureza da mesma. Apesar do ramo ser um pouco egoísta, ainda existem grandes mestres que não se negam a ajudar quem precisa. Depois de perguntar bastante por aí, tive a ajuda do mestre Walter (obrigado, mestre), que deu uma ajuda grandiosa e me ajudou imensamente. Esse amigo, mesmo não trabalhando com as ceras, já que terceiriza suas peças, prontamente se comunicou com o fundidor e esse passou os detalhes sobre a cera. Vou fazer um resumo que acabei encontrando em um material que estou utilizando para iniciar os estudos e, como já é tradicional no blog, vou postando meus erros e acertos dessa nova empreitada.
As ceras - suas cores e seus formatos:
As cores das ceras têm muita variação de tonalidade, mas basicamente seriam 3 as cores primárias e que devem servir de base para outras variações. Vamos a elas:
- Cera Verde:
- À base de cera de Carnaúba, muito dura
- À base de cera de Candelilla, dura
- O ponto de fusão desta cera é de 110°C.
- Cera Vermelha:
- Resulta das misturas de várias ceras, utilizando como base a cera de abelha, de dureza média
- O ponto de fusão desta cera é de 107°C.
- Cera Azul:
- Resulta da mistura sintética com microcutália, parafina e cera mineral derivada de carvão marrom e poliéster. É maleável.
- O ponto de fusão desta cera é de 104°C.
As ceras são comercializadas em vários formatos e também, como já foi dito acima, ela é usada para esculpir e para injetar (o processo eu irei explicando passo a passo enquanto vou eu mesmo fazendo os processos aqui, no futuro).
Vou usar como exemplo a marca Ferris, uma marca famosa mundialmente, enquanto aguardo as minhas Ferris que não chegaram, pois ainda faltam fechar alguns detalhes com a fornecedora Virtual. Então, essas fotos são da internet.
Vamos às ceras de escultura e alguns formatos:
Tubos em cera verde, azul e roxo.
Roxo - Média, tem um pouco de flexibilidade para esculpimento de uso geral.
Azul - Macia, dobrará 90 graus em uma espessura de 1/8" em partes de paredes finas.
Verde - Dura, não pode ser dobrada para entalhes altamente intrincados.
Placas de cera azul , verde e roxa
Fios em várias espessuras
Vou postar algumas fotos reais das ceras que vou receber do amigo Flávio.
Essa abaixo é para esculpir bracelete.
O material básico de escultura seria este abaixo, as espátulas e as limas para cera, mas usam-se todos os tipos de materiais e ferramentas para esse fim.
E por último, as ceras que vão dentro da injetora de cera e enchem os moldes feitos em silicone, mas isso fica para outra postagem. Deixem-me treinar e aprender para não falar bobagem para vocês.
boa tarde, vc faz copia de peças em latão
ResponderExcluirpelo método de cera perdida por encomenda?
Boa tarde Leandro! Não faço esse tipo de trabalho.
Excluir