Algumas das máquinas que vou mostrar hoje são estrangeiras e nunca as vi pessoalmente, mas gostei da robustez e do acabamento.
EU NÃO VENDO ESSAS MÁQUINAS! A postagem é apenas para conhecermos as muitas máquinas usadas mundo afora. (Digo que não vendo, pois sempre tem uma meia dúzia que fica me perguntando quanto custa).
Este abaixo é o mais tradicional encontrado no Brasil. A parte de cima, no caso essa peça cônica, é a parte que aumenta (dilata) a aliança ou anel, mas requer o critério do ourives para executar esse processo, pois pode estragar a joia ou causar a queda de pedras.
A parte de baixo da máquina possui essa peça redonda com círculos côncavos e a própria peça que é a extensão da parte do cone de cima, serve como punção ou batedor para diminuir (comprimir) a aliança, e apenas alianças, pois se colocar um anel vai destruí-lo.
Geralmente, as alianças podem ser aumentadas/diminuídas em até três números com segurança, pois dependendo da peça pode deformá-la.
Veja o processo abaixo:
Este abaixo tem a alavanca na parte de trás, ao contrário da máquina mais comum que tem a alavanca na lateral.
Este abaixo possui uma calandra na lateral, usada para virar e formar o anel/aliança.
Este abaixo também possui a calandra, apenas mudou a marca. Embora a alavanca seja diferente, parece ser a mesma máquina com marcas diferentes.
Este abaixo tem um formato na horizontal, talvez por uma questão de patente.
Este abaixo é usado para aumentar braceletes e há uma versão nacional que pode ser comprada nas fornituras.
Este abaixo possui dois cones para aumentar, um mais fino e outro mais grosso.
Este abaixo é um aumentador portátil, mas não sei dizer se funciona bem, pois um passo importante para aumentar uma peça é o recozimento da mesma para "amolecer" o metal, e para isso é necessário um maçarico, tijolo refratário, ácido, polimento, etc.
Esta máquina abaixo, também estrangeira, usa o mesmo processo de dilatar/comprimir das outras acima.
Apenas para informação, essas máquinas acima usam o sistema de dilatar e comprimir, mas existem outras máquinas menos comuns nas oficinas atuais. Elas usam o sistema de achatamento ou laminação do aro quando é anel ou no caso de alianças a laminação pode ser completa, desde que esta não possua pedras gravadas. Os únicos que achei (importados) são esses abaixo que vêm com várias anilhas para aumentar anéis e alianças. A desvantagem é que só aumenta e não diminui. Esta é encontrada no mercado atualmente, eu tenho uma dessas.
Este abaixo, no formato vertical, mas usa o mesmo processo.
Eu tenho esta máquina nacional, muito antiga e fora de linha, sendo encontrada apenas em mãos de colecionadores e ourivesarias muito antigas que passaram por gerações de familiares ourives.
Já tem uma postagem sobre ela aqui, mas vamos lá:
Acima, ao fundo, a máquina atual e mais comum e à frente a máquina antiga e suas peças. Os roletinhos ou cilindros possuem canais em várias medidas, mas só no formato meia-cana. São 4 no total e servem para aumentar. Abaixo, a máquina montada para aumentar.
Abaixo a maquina montada pra aumentar
Os cilindros menores são cônicos em 4 tamanhos e servem pra diminuir.
Abaixo a maquina montada pra diminuir:
Enquanto o cilindro mais comprido possui dois côncavos, um em cada extremidade em tamanhos diferentes:
É isso ai...
Nenhum comentário:
Postar um comentário