Obrigado pela visita!

sábado, 8 de dezembro de 2012

MESA COORDENADA

Fiz esta mesa para usá-la em um torno caseiro, o qual eu pretendia utilizar para frisar alianças. No entanto, enfrentei dificuldades ao tentar fazer as pinças onde as alianças seriam fixadas. O custo para fabricar essas pinças ficaria bastante alto e inviável, pois o torneiro que consultei cobrou um preço considerável, e outros profissionais que consultei demonstraram falta de habilidade e deixaram a desejar no acabamento.

Diante dessa situação, optei por utilizar a mesa em uma furadeira de bancada, e o resultado ficou excelente. Utilizei uma barra de alumínio e muita paciência no processo de fabricação.




As duas bases já foram serradas e estão bem alinhadas. Não me perguntem sobre as medidas, pois fui ajustando conforme a necessidade durante o processo.
                                                  
A parte interna da mesa foi serrada com muita precisão, pois qualquer folga comprometeria a qualidade da mesa.



Os encaixes foram ajustados com muita precisão para que, posteriormente, pudessem ser lubrificados, evitando qualquer folga ao longo do processo.


  

A base do rolamento 




                                                     A base que prende a porca




A porca em ambos os lados da caixa central


A barra roscada que contém o rolamento foi fixada por uma porca e uma contraporca.



Sobrepostas uma sobre a outra

  

Preparando a barra roscada da caixa superior



A mesa pronta,faltando apenas a aba para fixação

A aba para fixação e a mesa pronta



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

REPOUSSÉ OU CINZELADO

Essa técnica é muito interessante e também muito antiga. É bastante difícil de ser executada. Consiste em colocar uma chapa fina de metal (prata ou alpaca) sobre uma cera especial, que pode ser o breu ou outros materiais. Com um pequeno martelo e punções (cinzéis) de vários formatos, procede-se martelando a chapa de metal sobre um rascunho previamente desenhado sobre a chapa ou sobre um molde pré-fabricado, como exemplificado abaixo:
A peça matriz esculpida em madeira


Abaixo o recipiente com Breu que é usado no processo



Os cinzéis que podem ser comprados prontos ou feitos 
manualmente pelo artista

   

A artista desenhando a peça sobre o Breu




Abaixo os formatos do cinzel sobre a chapa


Deixei esta postagem engavetada, aguardando o material e a permissão do artista gaúcho Sorro Edevar B. Machado, que realiza o cinzelado de forma única. O amigo Sorro emprega essa técnica para ornamentar facas, cuias para chimarrão, entre outras peças.

Aqui estão algumas das belas criações produzidas por esse talentoso artista. O contato que possuo do artista é este: Facebook


















Mais visitadas.