Quem está começando um pequeno negócio sabe o quanto é difícil conseguir um empréstimo, ainda mais se não tiver carteira assinada e um bom fiador com um salário excelente. Uma ótima opção para o pequeno empreendedor, como é o caso da maioria dos ourives que estão iniciando a montagem do ateliê próprio (meu caso), é fazer um empréstimo com o Banco do Povo. Os juros são baixos (menos de 0,5% ao mês) e a burocracia é quase nula.
Como funciona: Vá até o banco munido dos seus documentos (CPF e RG), comprovante de residência e o número da sua inscrição municipal. Você precisa estar inscrito no ISS da sua prefeitura, ou seja, ter alvará ou ser participante do MEI (Microempreendedor Individual). Eles verificam as suas notas para estipular seu ganho mensal, enfim... Quem participa do MEI tem o valor do empréstimo maior por possuir CNPJ. É claro que milagre não existe, então você precisa ter um fiador, mas o legal é que pode ser seu pai, sua mãe, sua tia, amigo(a), basta ter holerite ou poder comprovar renda.
Depois de um questionário e de alguma burocracia necessária (que é coisa rápida), eles pedem o orçamento da loja onde você vai comprar as ferramentas ou maquinário, e aí é importante seguir os itens que eles pedem que constem no orçamento, são eles:
- Papel timbrado com o nome da empresa fornecedora
- Prazo de entrega do bem
- Prazo de garantia do bem
- Prazo de validade do orçamento (tem que ser 30 dias ou mais)
- Preço à vista
- Assinatura do responsável pelo orçamento
- Descrição (material, tamanho, potência, quantidade, modelo, etc.)
Então não esqueça de pedir o orçamento com desconto para quem paga à vista e não esqueça de pedir para incluírem no orçamento o valor do envio, seja Correio ou transportadora. Preste atenção nos itens como a assinatura do vendedor e no prazo de validade do orçamento. Já fiz cinco empréstimos e tive que brigar com os caras que fizeram o orçamento para colocarem esses itens da forma correta. Fiquem atentos com a descrição dos materiais, pois comigo aconteceu de descreverem uma marca e mandarem outra inferior.
Depois, o Banco do Povo envia para a aprovação de empréstimo junto ao Banco do Brasil, aí é só torcer para que esteja tudo legal. Tudo aprovado, a grana é depositada na sua conta e as sonhadas ferramentas vêm para a sua casa.
Depois do primeiro empréstimo quitado, o valor aumenta para o próximo empréstimo e a burocracia diminui. O pagamento é feito numa conta corrente que abrem para você no Banco do Brasil, você escolhe o dia para efetuar o pagamento das parcelas, mas aconselho a pagar um dia antes e, se atrasar, eles ligam para seu fiador, então cuidado.
Consegui o empréstimo por cinco vezes e desisti de correr atrás dos bancos convencionais e suas exigências extraterrenas, por isso recomendo!