Obrigado pela visita!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MOTOR DE CHICOTE PARA OURIVES.

O motor de chicote é uma ferramenta indispensável em um ateliê de joias, sendo utilizada para diversas funções, como furar, desbastar, polir, entre outras. Portanto, se você está montando sua oficina, essa é uma compra crucial. Se possível, escolha uma marca de qualidade, pois isso garantirá benefícios em termos de precisão, durabilidade e, acima de tudo, qualidade.

A marca Foredom é considerada uma das melhores do mercado mundial, oferecendo uma ampla variedade de modelos. Optar por ela pode proporcionar confiança na eficiência e desempenho da ferramenta. Contudo, caso haja restrições financeiras, é possível considerar marcas intermediárias que mantenham um padrão de qualidade satisfatório. Lembre-se de que investir em uma boa ferramenta inicialmente pode resultar em economia a longo prazo, devido à durabilidade e eficiência.




























   

Existem arcas intermediárias com excelente rendimento como esse
Motor Beltec.
                                                                                                     
































Motor Triton na mesma linha do Beltec.




 

Finalmente, existem opções mais acessíveis, que não necessariamente são inferiores em qualidade. Eu mesmo já trabalhei com as marcas Riocar Elgin (embora acredito que não existam mais) e Microtek, e não tenho do que reclamar. Abaixo, apresento o já renomado Riocar Elgin.

Agora, o motor da Microtek, bastante popular, assim como seu concorrente Riocar Elgin. Este é o motor que tenho em casa. É importante ressaltar que, mesmo ao optar por opções mais econômicas, é possível encontrar produtos que atendam às necessidades, oferecendo um desempenho satisfatório.

.




Não consigo afirmar se esses motores aguentariam por muito tempo em um ateliê com um uso intenso, especialmente em produção em série. No entanto, essa consideração é mais relevante para quem está envolvido em atividades de alta produção.

Caso esteja pensando em adquirir um motor de chicote, espero ter fornecido informações úteis. Pessoalmente, o Foredom sempre foi meu sonho de consumo. Embora não seja uma máquina indispensável, já que motores Microtek também são eficientes (como o meu, que já tem 10 anos e ainda está em excelente estado), aproveitei a oportunidade de um empréstimo do Banco do Povo Paulista e a conclusão da compra de outras ferramentas e máquinas para realizar esse desejo.

Meu Foredom é destinado ao treinamento em cravação de pedras, usando o martelete Foredom, que considero pelo menos 500 vezes melhor do que meu martelete nacional. O motor é robusto, o cabo do chicote é extremamente flexível e a caneta fecha o mandril até zerar, permitindo o uso de brocas de tamanhos pequenos, como 0,20 mm, sem problemas. Isso difere das outras marcas nacionais, que muitas vezes exigem calços para utilizar brocas menores.


Esse kit parece ser bastante abrangente, contendo 43 itens essenciais. Entre eles, destacam-se escovas de crina, de feltro e de couro, fresas, abrasivos, escovas de latão, lixas, e até mesmo um tubinho de graxa. Curiosamente, por muito tempo, eu pensava que esse tubinho continha cola.

A presença de uma variedade de ferramentas e acessórios sugere que o kit foi cuidadosamente montado para atender a diversas necessidades no trabalho com joias. Ter escovas de diferentes materiais, fresas para diferentes tipos de trabalho, abrasivos e lixas indica uma abordagem completa para diversas etapas do processo.

Esse conjunto provavelmente oferecerá uma gama versátil de opções para aprimorar suas técnicas e realizar diferentes tarefas no seu ateliê. Certifique-se de explorar e tirar o máximo proveito de cada item para potencializar a eficiência e a qualidade do seu trabalho.


O motor vem equipado com um pedal eletrônico grande que oferece excelente aderência no piso e não escorrega. Além disso, a capacidade de rotação para ambos os lados, ou seja, a função de rotação reversa, é uma característica valiosa. Essa funcionalidade permite maior flexibilidade e controle durante o trabalho, possibilitando ajustar a direção da rotação conforme necessário.

A rotação reversa pode ser especialmente útil em diversas situações, como desfazer determinados tipos de entalhes, polir em diferentes direções ou realizar tarefas específicas que requerem a mudança de sentido. Ter essa opção no motor certamente contribui para a versatilidade e eficácia nas atividades realizadas no ateliê.






Outro item que adquiri foi um martelete, o qual pretendo utilizar para a cravação de pedras, como mencionado anteriormente. Este martelete revela-se extremamente flexível e preciso.








Um comparativo entre o Foredom e o meu velhinho Microtek. Dá pra ver a robustez do Foredom.




Lembrando que este motor é acompanhado pela caneta e pelo kit, no entanto, existe a opção do mesmo motor sem o kit, a qual é um pouco mais acessível. O martelete, por sua vez, é adquirido separadamente e possui um uso bastante específico.

35 comentários:

  1. Este blog não é bom.... É ÓTIMO, e vou fazer grande aproveitamento das dicas e idéias que aqui encontrei.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sarita,seja bem vinda ao blog,qualquer dúvida estou a sua disposição.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Estou pesquisando um motor de chicote para gravação manual de placas. Mas são muitas as opções, qual seria a sua indicação? e que tipo de frezas usarei e onde comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge Luis,bem vindo!qualquer um desses é bom,eu por exemplo uso o microtec,que é o mais barato,os Beltec são bons pra gravar,us-se fresa diamantada formato bola,encontra-se várias
      medidas,e procure motor com uma caneta mais fina,ou como no meu caso eu comprei só a caneta para gravação e uso no microtec,abraços e pergunte a vontade!

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas. Não poderia deixar de dar meus parabéns pelo seu belo trabalho.

      Excluir
  4. Ola, qual a caneta que vc usa para gravação, pq eu tenho um motor beutek, mas com mandril um pouco grosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está Oswaldo,tudo na paz! eu não gravo pois tenho um amigo que é fantastico pra gravação,mas tenho essa caneta caneta de gravação,dá uma expiada nesse link,é a terceira das três,ou digite na caixa de pesquisa ,motor de chicote e canetas,comprei no de lucia,é muito boa! http://ourivesrock.blogspot.com.br/2010/06/motor-de-chicote-e-canetas.html

      Excluir
  5. Olá. Por favor me ajude!! Comprei uma caneta martelete para colocar no meu beltec e não consigo colocar. Como se coloca a caneta martelete? Me ajuda...

    ResponderExcluir
  6. Luart tudo bem! qual a marca do martelete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marca eu não vi. Ela é toda prateada. Comprei no Bulka e, segundo ele, ela adapta em vários modelos de motor.

      Excluir
  7. Deve ser o MF, tenho esse tbem http://ourivesrock.blogspot.com.br/2013/09/martelete.html
    Ele tem que encaixar no terminal do chicote,mas se não me engano o Beltec tem a bitola do encaixe um pouco maior,mas também tem o caso do martelete não parar encaixado e se soltar do cabo,se for isso é fácil,é só encaixa-lo e depois enfaixa-lo com um esparadrapo,ou seja,prende-lo no cabo chicote,enfaixando parte do martelete e parte do cabo,entendeu? agora se ele nem encaixa fica difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vou tentar fazer isso. Obrigada pela ajuda. Acho que ainda vou te agradecer outras vezes porque tenho miiitaaassss dúvidas. Abs.

      Excluir
  8. Fique à vontade,sempre que precisar pergunte,abç!

    ResponderExcluir
  9. Luart,dê uma expiada no post "martelete" eu coloquei a foto lá de como prender o martelete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Angelo. Muito boa mesmo a explicação. Deu pra entender legal.
      E as ponteiras pra cravar, onde acho? Brigadão.

      Excluir
    2. Só o martelete da Foredom tem ponteiras avulsas e em outros formatos.

      Excluir
  10. Oi Angelo, tenho uma dúvida bem dificil heheh porque ja perguntei pra várias pessoas e ninguém sabe, estou fazendo "joias" de madeira! E o motor é uma maravilha pra trabalhar com peças pequenas, mas será que é melhor comprar uma dremel que realmente serve pra marcenaria ou o motor de suspensão? Será que ele fura, corta, trabalha bem com madeira também?

    ResponderExcluir
  11. Já fiz muita coisa com meu motor microtek,mas a dremel é mais potente sem dúvida,ferramenta nunca é demais.Pega a Dremel.

    ResponderExcluir
  12. ótima explicação comprei um microtec 250w 25000rpm espero ter acertado pois principiante sofre.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ângelo, amo seu blog, obrigada pela disponibilidade em ajudar. Estou entre o MICRO TEK e BELTEC. Você disse lá em cima que o BELTEC é intermediário e o MICRO TEK mais popular, porém, com relação a valores, estou achando todos bem parecidos. Entre os dois, qual você recomendaria? A Beltec diz ter assistencia técnica mais acessível. Obrigada! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela! É a concorrência kkkkk,na época que a postagem foi feita a Microtek era mais em conta e a Beltek por ser uma marca voltada para protéticos e dentistas era mais cara,acredito que no presente momento eles adequaram o preço desses modelos que eu pesquisei na época por serem os mais populares para concorrer um com o outro pois deviam estar perdendo mercado para o Microtek. Eu tenho o Microtek a 20 anos e nunca usei o Beltek,tem gente que gosta do Beltek e não gosta da caneta que vem nele, pois apesar de ser mais fina ela é voltada para o protético que só usa fresa, então quando vc for usar uma broca fina essa caneta não não vai "pegar" ,pois o mandril dessa caneta não fecha totalmente igual o Microtek. Quanto a qualidade e assistência ambos são excelentes até onde sei.

      Excluir
    2. Converse com a Bruna ou Flávio da fornitura Virtual,são ótimos ! Whatsapp (17) 98224-6900

      Excluir
    3. Peça um orçamento com a Bruna ou Flávio da fornitura Virtual,são excelentes! Whatsapp (17) 98224-6900

      Excluir
    4. Qualquer dúvida pode também pode me chamar (meu Whats 14-997092697)

      Excluir
  14. Ola amigos....Minha esposa é Podóloga recente e usa muito o motor Beltec. O que tem acontecido muito é a quebra da mola interna do chicote. Tenho falado tambem com Dentstas que dizem que essa quebra é CONSTANTE. É isso mesmo ? Esses motores mais profissionais (Foredom,etc) são mais robustos ????

    ResponderExcluir
  15. Entao amigos..Minha esposa é Podologa e tem usado muito o motor Beltec. Acontece que tem sido frequente a quebra da mola interna do chicote. Tenho falado tambem com Dentistas que alegam ser comum essa..."quebra" da mola. É isso mesmo ? Esses motores mais profissionais (Foredom,etc) são mais robustos ????

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não é comum não! Pelo menos na ourivesaria; e diga-se de passagem que devemos forçar bastante. O Foredon é excelente, porém fica dificil comprar o americano original já que a pópria Foredon assumiu que tem uma parceria com a Asia. Eu uso o microtek que é barato e também o Foredon que custa caro, se fosse te sugerir uma compra, eu diria pra comprar um desses dois, são os que conheço. Eu posso sugerir que vc pesquise outro tipo de motor que pode ser muito interessante e também da marca Beltec, no caso esse aqui (https://www.fornituravirtual.com.br/maquinas-ferramentas-e-insumos/motores-de-chicote-e-insumos/motores-de-suspensao-e-mesa/motor-de-mesa-beltec-lb100), porém seria interessante se vc pudesse ir até alguma fornitura com a esposa pra ela "sentir" o peso, já que esse o motor fica na própria caneta e pode pesar um pouco. Observe também a potencia dos modelos.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um microtek deste branco, estou com problemas de encontrar o cabo de aço dele, alguém poderia me dar umas dicas aonde comprar, infelizmente aqui na minha cidade não tem fornituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou mande um zap para a fornitura virtual (17) 98224-6900

      Excluir
  18. Olá Ângelo! Comprei uma Caneta Martelete Para Motor De Suspensão Microtek, porém não sei como trocar a ponta. Tem algum tutorial que ensina a usar o equipamento. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adiciona no whatsapp e me envia uma foto do martelete pra eu ver se é igual ao que tenho aqui +55 14 997092697

      Excluir
  19. Ola, Angelo. Bom dia! Estou começando agora a montar minha bancada e trabalhar com produçao de joias. Gostaria de saber sua opniao quanto a melhor opcao de motor e sua potencia para quem esta iniciando e usa com uma frequencia menor. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bem? Eu aconselho sempre o microtek pela facilidade de achar itens de reposição como cabo, capa, caneta. Hoje também temos o YM que tem um funcionamento bem melhor que o microtek, mas ainda é novo. Embora eu tenha gostado da performance dele. Pega um microtek 100 watts que tá legal pra começo!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.