Pular para o conteúdo principal

BALDE PARA LAVAR AS MÃOS


Quando estamos trabalhando, é comum que o pó de ouro ou prata adira às nossas mãos e antebraços. As partículas extremamente finas de metal liberadas durante o lixamento da peça permanecem suspensas no ar por um tempo e, eventualmente, assentam na bancada, nas roupas e no chão da oficina. Daí a importância de utilizar uma máscara durante o trabalho.

Quanto ao pó que se dispersa no ambiente, uma limpeza cuidadosa e o uso de um aspirador de pó potente em toda a área podem ajudar a recuperar essas partículas metálicas. Vale ressaltar que o filtro do aspirador usado para limpar a oficina deve ser exclusivamente destinado a esse propósito, sendo descartado posteriormente juntamente com os resíduos da oficina para uma subsequente purificação, visando recuperar o ouro.

Dica adicional: Ao concluir a criação de uma joia na bancada, é recomendável usar um pequeno balde com tampa. Coloque-o sob a torneira para lavar suas mãos e braços. Após o procedimento, tampe o balde e reserve. Quando o nível de água estiver significativo, faça a decantação com cuidado para não perder o ouro que se depositou no fundo. Alguns profissionais optam por usar álcool em vez de água, mas a água é a minha escolha pessoal.

Para descontaminar a água acumulada no fundo do balde, adicione água sanitária. Essas precauções ajudam a gerenciar de maneira mais eficaz os resíduos metálicos e garantem a segurança no manuseio desses materiais. 

Vejam o barro que contém ouro e prata.


A escolha de não lavar diretamente na pia e usar um balde específico tem sua razão. Muitas pias possuem sistemas de decantação que, na prática, separam a parte mais fina do ouro, fazendo com que essa fração seja direcionada para o esgoto, enquanto apenas a parte mais pesada, contendo partículas maiores, se deposita no fundo do balde.

Portanto, é aconselhável utilizar o balde exclusivamente para lavar as mãos ao trabalhar com ouro amarelo. Esse ouro depositado no fundo do balde será submetido ao processo de decantação. Posteriormente, com o auxílio de álcool, é possível lavar o metal, remover o excesso de álcool e deixar secar naturalmente ao sol.

Uma vez seco, o ouro pode ser retirado do fundo do balde. Para purificar o material, recomenda-se queimar o ouro com o auxílio de uma lata de sardinhas (passando a chama por baixo da lata, não diretamente sobre o pó de ouro) até que o ouro adquira uma coloração avermelhada. Em seguida, esfrie e utilize um ímã para remover qualquer limalha de ferro presente. Finalmente, funda o ouro acrescentando bórax, e estará pronto para uso, livre de impurezas. Essa prática proporciona uma maneira eficiente de recuperar o ouro residual.


Comentários

  1. Excelente dica, muito obrigado. Sou aprendiz e o seu blog está me esclarecendo muitas dúvidas!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo,
    Uma dica legal para a decantacao e colocar a entrada da agua abaixo da saida, de forma que sempre que usar a pia, o ouro tende a cair no fundo e dificilmente vai subir ate a saida de água. Outra dica que uso em meu atelie e instalar uma pequena caixa de gurdura no inicio da decantacao, para coletar alguma pedra que venha a cair, e instalar dois galoes de decantaçao, aumentou consideravelmente o lixo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amigo,
    Uma dica legal para a decantacao e colocar a entrada da agua abaixo da saida, de forma que sempre que usar a pia, o ouro tende a cair no fundo e dificilmente vai subir ate a saida de água. Outra dica que uso em meu atelie e instalar uma pequena caixa de gurdura no inicio da decantacao, para coletar alguma pedra que venha a cair, e instalar dois galoes de decantaçao, aumentou consideravelmente o lixo.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo,excelente dica!sim hoje eu uso dois baldes,mas vou providenciar o resto,na época o local onde ficava a pia não permitia por causa do espaço,amigo faça o seguinte,se puder fotografar seus baldes e o sistema de encanamento que fez eu coloco na postagem,pois geralmente os outros amigos não leem os comentários,pode ser? seria de grande ajuda,abç! (meu email ars.angelo@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Botijão de gás P2 pequeno está proibido!

Os órgãos competentes (bombeiros, Inmetro) resolveram proibir a comercialização desses botijões menores (P2). O motivo é muito simples: são extremamente perigosos! Depois de um amigo do grupo de ourives mencionar que os mesmos não possuem válvula de segurança (essa válvula está presente nos botijões maiores como o P5 e o mais comum, o P13), fui buscar mais informações e realmente fiquei assustado com esse assunto, já que uso esses pequenos há três décadas. Há relatos de mortes e acidentes terríveis devido ao mau uso desses pequenos. Mas aí você pode alegar que, usando com cuidado, não haverá problemas. Você realmente quer arriscar? Além de não possuírem a tal válvula de segurança, outro dado me assustou: testes detectaram que esses botijões têm a parede muito mais fina que os outros botijões maiores e mesmo assim, quando são recarregados, recebem três vezes mais pressão do que o botijão grande. Ou seja, temos uma bomba ao nosso lado! Quanto aos que são comercializados, existe outro...

BANCADAS PARA OURIVES

A bancada do ourives pode ser tão simples e básica quanto a da foto acima, custando aproximadamente R$ 1.000,00. No entanto, muitos optam por fabricar sua própria bancada ou encomendá-la a um marceneiro, personalizando-a de acordo com suas preferências. No meu caso, escolhi restaurar uma antiga bancada, substituindo o tampo, e em seguida, encomendei gavetas e um painel de ferramentas. Acredito que seja mais prático ter as ferramentas sempre à mão. Vale ressaltar que minha bancada é ampla, como mostra a foto abaixo, com medidas de 1,30 m x 0,60 m. Isso permite acomodar a maioria das ferramentas utilizadas durante o trabalho na própria bancada. Em comparação, as bancadas compradas prontas geralmente possuem dimensões de 1,00 m x 50 cm. Vou compartilhar fotos de diversas e belíssimas bancadas que consegui encontrar ao navegar pela internet. *Imagem retirada do site Rio Grande Tools *Imagem retirada do site  Rio Grande Tools *Imagem retirada do site  Rio Grande Tool...

Cálculo pra reproduzir uma peça feita em metais não nobres ou cera para ouro e prata.

Quando quiser saber quanto pesaria um peça em prata, latão ou cobre para fazê-la em ouro ou mesmo uma peça de latão ou cobre para fazê-la em prata, use os cálculos abaixo: Calcular prata para ouro    Calcular latão para ouro Calcular cobre para ouro Calcular latão para prata Calcular cobre para prata Calcular peso da cera para prata, ouro, cobre e latão. Para você que é leigo no assunto, entenda que quando me refiro à cera, quero dizer um protótipo de cera que passará pelo processo de fundição de cera perdida e se transformará em uma joia ou uma peça de metal não nobre para posteriormente passar pelo processo de folheação em ouro ou outros tipos de banhos galvânicos.