Obrigado pela visita!

sábado, 29 de maio de 2021

MÁQUINA PARA AUMENTAR E DIMINUIR ALIANÇA





















O popular 'aumentador' ou 'alargador' é uma engenhoca bem útil quando se trata de esticar uma aliança para aumentar seu tamanho ou então reduzir o tamanho da mesma.

Essa máquina acima é da marca Valcar e tem um preço mediano. Existe outra importada com um preço mais módico (indiano ou chinês) que pela origem já deixa uma suspeita sobre a qualidade do mesmo.

O aparelho é uns dos itens essenciais na oficina, mas se não for usado com cautela pode acabar deformando a aliança, pois uma aliança com solda vai afinar ou então quebrar no local dessa solda. As alianças sem solda feitas em torno resistem mais essa ação mecânica. 

Muitos pensam que é só comprar a máquina e sair por aí aumentando como fazem muitos lojistas que para não entregar o serviço ao ourives no intuito de economizar a mão de obra, compram dessas máquinas e esticam as alianças  sem cuidado algum. 
Para aumentar é preciso recozer a aliança e depois alargar um pouco, recoze-se de novo e depois alarga mais um pouco, sempre virando as alianças dos dois lados e mais nunca aumentar mais de três números a não ser que tenha experiência, pois vai acabar deformando a joia.

Anéis com pedras jamais devem ser aumentadas nesse aparelho  principalmente se for cravação inglesa, pois a pedra vai cair com toda certeza.

Fora esses cuidados precisam-se também de maçarico para recozer, ácido para limpar (branquear), politriz com escovas e ceras para polir, pinça e fogão para ferver a mesma para tirar a cera do polimento e o mais importante, saber como fazer esse processo todo.

Pode parecer exagero da minha parte, mas aqui onde trabalho tem um monte de relojoarias e lojas de bijuterias estragando alianças.

Os aumentadores podem ter seu cone liso ou numerado, questão de gosto de quem vai comprar.

A máquina abaixo é um lançamento da FV (fornitura Virtual) uma máquina fabricada por eles e que teve sua estrutura modificada para corrigir a fragilidade que a mesma possui em sua base, essa máquina Black FV é extremamente robusta, mas nem por isso é mais cara e sim mais barata que a concorrente.


Eu tenho um desse acima e o tal é muito robusto.

Há alguns anos surgiu uma nova máquina direcionada para aumentar e diminuir alianças feitas de moeda, a máquina é feita de um aço mais apropriado para o bronze das moedas, esse mais duro que o ouro e a prata. Esse também tem um preço mais elevado que a máquina de cor verde.




39 comentários:

  1. Obg. por essas dicas bastante importante para iniciantes

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano,tem muitas dicas e caso tenha dúvidas e só perguntar,abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu comprei um par de anéis/ alianças de um site da China. O anel masculino é simples só de prata sem nada, e o feminino tem uma pedra que não é cravada, é mais como um anel de noivado, com aquelas pedras que são soldadas junto ao corpo do anel. Gostaria de saber se tem como apertar, para diminuir o tamanho, pois os dois anéis estão grandes e largos demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara,é provável que sim,mas esse da pedra deve ser a cravação inglesa e a pedra pode quebrar na hora de diminuir ou até se quebrar na hora de soldar,já que a maioria das pedras não resiste ao fogo,abraço!

      Excluir
  4. Há algum modo de aquecer somente a parte do anel onde a pedra não está? Ou seja, o corpo do anel, e fazer a diminuição desse jeito? Pois gostei muito dos anéis. E tenho certeza que a pedra não é uma joia genuína (pois veio da China) e não queria perder o anel. Estou pesquisando bastante antes de levar para apertar. Tenho medo de perder os anéis.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não dá!se puder mande uma foto no meu email ars.angelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá gostaria de saber se tem como dividir uma aliança (aliança masculina de ouro) no meio e com uma das parte diminuir?

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de saber se tem como dividir uma aliança (aliança masculina de ouro) no meio e com uma das parte diminuir?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Evellin,tem como mandar uma foto no meu email (ars.angelo@hotmauil.com) abç!

    ResponderExcluir
  9. Olá, comprei uma aliança de compromisso para minha namorada e à princípio ela ficou boa, mas depois ficou um pouco apertada, ela é tamanho 17 e é feita de aço inox, teria como aumentar um pouco? somente um pouquinho ficaria bom.

    ResponderExcluir
  10. Olá Will,alguns ourives aumentam mas a maioria não gosta de mexer,eu mesmo não mexo com aço.Se ela foi comprada a pouco tempo e estiver nova e sem gravação talvez a loja troque.

    ResponderExcluir
  11. E possivel aumentar aliança de casamento de ouro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,no caso da máquina até três números,mas não pode ter pedra,e se for mais de 3 números tem que ser colocando um pedaço de ouro.

      Excluir
  12. prezado... bom dia.
    Consigo aumentar um anel solitario do tamanho 15 para o 18?
    Muito obrigado pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  13. Na máquina de jeito nenhum!não faça isso!ele vai estourar na base das garras,essa máquina é para alianças ou anéis sem pedras cravadas,e mesmo assim com muito critério.Se for um anel com um aro grosso vc pode ir rebatendo a parte debaixo e assim aumenta,mas depois tem que dar acabamento com lixa e polimento,mas cai um pouco o peso,ou do jeito mais certo,colocando um pedaço de ouro,espero ter ajudado,grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, comprei uma aliança pra minha namorada número 17,5 mas o número dela é 15,5, é possível diminuir ? E danifica em alguma coisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! depende,a aliança tem pedras,é fosca,tem frisos,de qual material seria?

      Excluir
  15. Angelo, boa tarde. Tendo cuidado em recozer o metal eu não poderia aumentar uma aliança acima de 3 pontos? Mesmo recozendo o metal mais de uma vez? Eu estou começando agora e suas postagens estão me ajudando muito. muito mesmo. Obrigada por compartilhar essas informações com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deviane,sim dá pra ser feito,principalmente se não tiver solda,mesmo alianças soldadas,se tiver calma e sempre recozer ela pode ser aumentada,mas cada peça tem sua particularidade e o seu critério como profissional e também a experiencia na bancada,vão te dar o conhecimento para realizar essa analise na aliança e assim definir o que dá pra ser feito.Eu tenho que generalizar na postagem e botar um limite de segurança,pois se disser que é possível aumentar mais,vai ter um monte de gente destruindo alianças por aí kkkk,um forte abraço!!!!!!!

      Excluir
  16. Da para alargar aliança diamantada de prata?

    ResponderExcluir
  17. Olá! Comprei minha aliança no México e ela veio apertada. queria aumentar apenas 1 numero. Porém ela tem frisos. é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, sem ver a foto fica difícil mas se não tiver pedras é mais fácil.

      Excluir
  18. Olá tem como diminuir uma aliança diamantada de prata? A minha é número 17 mas emagreci e agora ficou frouxa queria apertar para o 16.
    Tem que fazer cortes para diminuir?

    ResponderExcluir
  19. Se não tiver pedra, desenhos ou fosqueado pode ser diminuida na máquina sem cortar.

    ResponderExcluir
  20. Posso aumentar apenas um número de uma aliança? Ela sendo uma semi joia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semi jóia jamais!A não ser que dê banho de ouro depois, só prata e ouro!

      Excluir
  21. Ola tudo bem ...gostaria de saber se teria como diminuir um número de uma aliança côncavo de ouro , não têm pedras e não é fosca , de número 17 para número 16 ?

    ResponderExcluir
  22. Tem como aumentar aliança masculina em prata com detalhe diamantado?

    Não desprenderia esse diamantado da peca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo fato de aumentar não, mas pela necessidade de recozer a peça para aumentá-la de doias números pra mais vai estragar o brilho do diamantado com certeza.

      Excluir
  23. Tem como diminuir aliança de moeda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver pedras cravadas é possível sim, basta ir até um ourives.

      Excluir
  24. Comprei uma aliança em prata 950 diamantada de outra cidade, porém ficou muito grande, gostaria de diminuí-la, acha que daria certo ou ficaria feia??

    ResponderExcluir
  25. a minha aliança é grossa e tem um friso fino quase na ponta. Eu gostaria de aumentar 1 ou 2 centímentros.

    ResponderExcluir
  26. Olá, eu queria saber se diminuir uma aliança diamantada fica igual ou fica com marcas de solda ou algo do tipo

    ResponderExcluir
  27. Eu comprei uma aliança de aço cirúrgico banhado à ouro 18k à numeração e 16 queria diminuir pra 13 é possível?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.