Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

ESCOVA E PAZINHA PARA BANCA

Esta escovinha de crina (crina de cavalo) é empregada na limpeza, seja para recolher o pó de ouro ou prata na pazinha, limpar as ferramentas utilizadas na confecção de uma joia e também para escovar as mãos do ourives, removendo o pó de ouro que adere à pele. O resíduo metálico é varrido para uma pazinha, que pode ser adquirida pronta ou confeccionada a partir de uma lata de sardinha (reciclagem, irmão, as minhas são da Gomes da Costa). Adicionalmente, há a opção da escova tradicional para ourives, embora você possa utilizar qualquer outra disponível ou até mesmo um pincel comum.




Além da escovinha de crina e da escova tradicional para ourives, existem outras opções que são igualmente adequadas para esse propósito. Dentre elas, destacam-se:



As pazinhas, eu mesmo as confecciono:

Ao invés de adquiri-las prontas, eu mesmo fabrico as pazinhas utilizadas no processo. Reciclo latas de sardinha para criar essas ferramentas essenciais. Um toque de sustentabilidade, pois as latas de sardinha, após vazias, ganham uma nova vida como pazinhas de ourives. Essa prática é uma expressão do meu comprometimento com a reciclagem.


Risco o meio com uma caneta de cd
Corto com a tesoura de ourives



Acerta-se o alinhamento 


Se for usar a pá para queimar pó de ouro, será necessário realizar a queima da mesma para remover resíduos de óleo e também queimar a tinta.
Certifique-se de realizar esse processo de queima em um ambiente adequado e seguro, garantindo uma ventilação adequada para dispersar quaisquer vapores ou fumaças resultantes.


Lembrete Importante:

Reserve uma pá exclusivamente para queimar a limalha de ferro, conforme mostrado na foto acima. Após passar o ímã para retirar a limalha de ferro do pó de ouro, utilize uma pá limpa, como a apresentada na foto abaixo, para evitar a contaminação do ouro com a ferrugem proveniente da queima da lata. Muitas pessoas desconhecem o fato de que, mesmo após queimar o ouro e remover a limalha, este pode acabar rachando, sendo essa uma das causas. Se a pá for utilizada apenas para recolher o pó, é recomendável deixá-la de molho em água e detergente, posteriormente lavá-la e permitir que ela seque.



Outras opções, como a pá encontrada em fornituras, são viáveis, conforme exemplificado abaixo:
Outras opções abaixo como essas pazinhas para biscoito



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.