Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

DADO BOLA, DADO RANHURA E PUNÇÃO BOLA




Dado bola é uma ferramenta de conformação usada para criar uma meia esfera. Em outras palavras, corta-se um círculo de metal, como uma moeda, coloca-se esse círculo dentro do buraco côncavo do dado que for mais apropriado e obviamente couber essa elipse de metal. Com a ajuda dos embutidores, que são esses punções com uma bola na ponta, bate-se sobre o metal até formar uma meia bola, conformando-a em ordem decrescente.

No entanto, a utilidade dessa ferramenta não se limita apenas a isso; ela pode ser usada de muitas formas e maneiras.


O dado bola FV na foto abaixo:


Esse dado acima teve a minha assessoria em sua produção e ganhou outros nove buracos para aumentar sua performance.

O jogo de embutidores FV é vendido separadamente do dado de bola e pode ser encontrado em quantidades diferentes, como 18, 24 e 36 peças.




Abaixo um jogo de embutidores jumbo. Marca FV

Dado Ranhura FV abaixo é outra ferramenta que ajuda bastante, usado para fabricar chapas e perfis nos formatos meia-cana, quadrado, etc. Uma grande falha dos fabricantes é não fazer punções ou batedores nesses formatos que o dado possui, com as canaletas em formato V e as canaletas em formato quadrado, pois nas canaletas em formato meia cana pode usar o próprio cabo do punção bola como batedor. Mas esse é sem dúvida uma ótima ferramentausado conforme a necessidade e a criatividade do ourives. Esse dado também teve algumas modificações sugeridas por mim, o dado ganhou novas opções de perfil meia cana, retangular, etc.

  Existe esse dadinho que já vem com um jogo de embutidores, uma opção econômica para quem não quer ou não pode gastar. 
Esse abaixo é um kit importado, também disponível por aqui.

Abaixo o dado formador meia cana da marca FV
Quando o interessado está começando na profissão e dependendo da condição financeira, não há necessidade de comprar essas ferramentas com urgência. Pode-se deixá-las para o final e priorizar outras ferramentas mais necessárias. No entanto, ao longo do tempo, elas se tornarão quase obrigatórias.

Eu sempre indico a Fornitura Virtual pelo preço honesto e ótimo atendimento.

2 comentários:

  1. Qual seria a aplicabilidade dos produtos feitos com o dado e punções, achei muito interessante, mas não consegui visualizar algo que utilizaria os produtos gerados pelo kit. desculpe-me a ignorância total sobre o assunto, mas ficaria muito grato pela atenção em me transmitir o conhecimento.
    Grato, Magno.

    ResponderExcluir
  2. Magno, tudo bem contigo? O dado bola vc fabrica meia bola, essas são utilizadas pra fabricar uma bola quando unimos as duas meia bolas, porém ele é usado numa infinidade de outros trabalhos como fabricação de cupilhas para pedras e também para abauloar anéis do tipo Bombê. O dado ranhura forma-se canaletas no formato meia cana , retangular e triângulo; esses usados como caixas para pedras, fechos, etc.Também na pré preparação do metal para formar tubos. São ferramentas de segunda compra (podem ser compradas depois) , mas absolutamente necessárias.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.