Obrigado pela visita!

domingo, 27 de junho de 2010

CANETAS E MARTELETES PARA MOTOR CHICOTE




















A caneta faz parte do conjunto do motor de chicote, sendo passível de troca conforme a necessidade do ourives ou cravador. Elas são utilizadas em conjunto com brocas, fresas, abrasivos, lixas e desempenham funções como gravar, furar, desgastar, lixar e polir.

A caneta básica, mostrada na primeira foto, é utilizada em aproximadamente 90 por cento dos motores de chicote, independente da marca.


A caneta deste modelo acima é excelente, pois o seu mandril fecha completamente, ou como costumamos dizer, ela "zera o mandril". Isso possibilita o uso de brocas muito finas, de até 0,20 mm, mas é importante prestar atenção a esse detalhe.

A caneta do motor Foredom fecha completamente o mandril, assim como outros modelos mais acessíveis, como o Microtek.

Existem motores de chicote específicos para prótese dentária, e é importante notar que esses modelos podem ter uma caneta que não fecha completamente o mandril. É recomendável evitá-los, pois a capacidade de fechamento total do mandril é crucial para o uso de brocas finas e para garantir maior precisão em trabalhos delicados, como os realizados na ourivesaria.

Outra caneta bastante utilizada pelos colegas ourives é a caneta pinça, notável por ser mais fina em comparação com outras opções. Geralmente, ela se encaixa muito bem no motor Microtek. Vendida separadamente, essa caneta não zera o mandril. No entanto, ela não é empregada em serviços gerais, sendo reservada principalmente para tarefas de gravação. Esta caneta também não utiliza a chave de mandril, mas sim um pino travador e uma chave de boca.


Essa caneta de engate rápido abaixo também aceita apenas hastes de 2,35 mm. Ela se ajusta bem ao motor de chicote Foredom.



O martelete: 

O martelete é uma ferramenta utilizada para fosquear e criar texturas no metal. Como o nome sugere, ele realiza golpes de martelo nas joias, sendo também empregado como auxiliar de cravação. No mercado nacional, destacam-se os marteletes Microtek e MF, além do Beltec.

Possuo o modelo MF, que é praticamente idêntico ao outro; esses marteletes são mais robustos e frequentemente empregados para o processo de fosqueamento.



Outro martelete bastante eficiente, especialmente para fosqueamento e cravação, é o Foredom, um modelo importado e de custo mais elevado. Vale ressaltar que existem réplicas chinesas no mercado, e alguns vendedores desonestos as comercializam como se fossem o modelo americano. Além disso, há a variante Foredom Made in Ásia, da qual é possível obter mais detalhes.nessa postagem.
Obviamente esse só se encaixa no motor da mesma marca.

5 comentários:

  1. Muito obrigada pelo post informativo e pelo blog. Sou iniciante e pretendo trabalhar com peças bem delicadas e artesanais. Você acha que eu vou me arrepender de comprar o motor com a caneta pinça e talvez só mais um martelete para fosqueamento? Vc acha que dá p fazer um fosqueamento bem artesanal colocando o anel no tribulet e usar alguma peça diamantada para martelar a peça com um martelo (manual)? Dá p polir com a caneta pinça? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá! A mesma textura que vc consegue com o martetele pode fazer com uma fresa, com pouca diferença. Eu recomendo vc comprar a caneta comum, pois essa vai durar mais e é mais fácil pra prender as fresas e brocas. A caneta pinça só é mais fina e é bem chata pra colocars as fresas. Independente se o trabalho é delicado a caneta comum não vai te atrapalhar. Vc pode conseguir uma série de texturas usando martelo, lixas, abrasivos etc.

    ResponderExcluir
  3. Onde acho uma caneta dessas usada para comprar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Mas uma nova não custa tão caro. Veja na fornitura virtual la tem as novas (17) 98224-6900 (17) 3304-6900

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.